segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Revanche no ar: New England Patriots x New York Giants decidem o Super Bowl XLVI!

A julgar pelas finais de Conferência que rolaram neste domingo, o Super Bowl XLVI promete doses cavalares de emoção. Dia 05/02, em Indianapolis, New England Patriots e New York Giants farão a grande final. Antes do palpite, um breve resumo dos jogos:

FINAL AFC - BALTIMORE RAVENS 20 x 23 NEW ENGLAND PATRIOTS.

Emocionante, eletrizante, mas ofensivamente deixou a desejar. Ao mesmo tempo que as defesas trabalharam muito bem, os ataques deixaram muito a desejar. Ou seja, fiquei com uma dúvida razoável sobre o que foi mais determinante para o jogo ter ganhado tamanha proporção.

Tom Brady, quarterback dos Patriots, esteve irreconhecível. Errou passes que não costuma errar, foi interceptado duas vezes, não foi sombra do QB que costuma ser, principalmente jogando em casa. Do outro lado, Joe Flacco provou ser um QB mediano. Conseguiu levar os Ravens até os playoffs mas deixou muito a desejar na pós-temporada.

Bom, até aí você deve estar se perguntando por que cargas d'água o jogo foi emocionante. Tudo começa no 3º quarto quando o placar apontava Ravens 10 x 16 Patriots. Faltando uns 3 minutos e meio para o fim do quarto, Baltimore anota um TD. 17 x 16. Ao retonar, os Patriots sofrem um fumble e a bola é recuperada pelos Ravens. Após esse turnover, os visitantes não conseguem um novo TD, mas anotam um field goal deixando o placar 20 x 16.

Óbvio que a diferença de quatro pontos com um quarto a ser jogado não significava nada. Tanto que, logo de cara, praticamente na risca da ending zone, Brady recebe o snap e, com um belo salto, se joga por cima da linha de scrimmage virando o placar: 20 x 23. Para quem pensa que o jogo acabou aí, ledo engano. No meio do 4º quarto, Brady é interceptado e desperdiça uma boa campanha de ataque. Na altura do "2 minute warning", ambas equipes são obrigadas a devolver a bola. No final, melhor para Baltimore, que faria sua campanha próximo ao zerar do cronômetro.

Então, quando faltava menos de 20 segundos, os Ravens resolveram chutar, em vez de buscar mais uma jarda que daria um novo 1st down e, quem sabe, o TD do título. Na pior das hipóteses, chutaria o field goal mais de perto. Enfim, foi quando o improvável aconteceu. O kicker Billy Cundiff tinha que bater um field goal de meras 32 jardas para igualar o jogo e forçar a morte súbita. E o que aconteceu?! ELE ERROU! CARA, ELE ERROU!

Sem mais, Patriots classificados.

FINAL NFC - NEW YORK GIANTS 20 x 17 SAN FRANCISCO 49ERS

Em São Francisco, a outra final. Ao contrário do confronto acima, Giants e 49ers fizeram uma partida equilibrada mais em razão da competência defensiva que incompetência ofensiva. Nem por isso o jogo deixou a desejar no quesito emoção. O 1º tempo ter terminado somente Giants 10 x 7 49ers era uma pequena prévia do que estava por vir. Manning conectou bons passes para os Giants e Alex Smith dava suas corridinhas à la Tebow e apostava nos passes curtos.

O segundo tempo ganhou dramaticidade natural de uma final, mas o equilíbrio foi mantido. As defesas realmente estavam impecáveis. Não havia como culpar eventual fragilidade dos ataques. O marasmo do jogo foi quebrado com um belo TD de San Francisco: 10 x 14. Diante disso, o futuro dos Giants dependia de uma atuação inspirada de Eli no último quarto. 

De repente, uma jogada inusitada que marcou a partida: Após o punt dos Giants, a bola bate no joelho do jogador dos 49ers, quica e para no chão. Thomas recupera para New York e dispara para a ending zone. Não fosse o apito do juiz e seria TD para os Giants. Mesmo prejudicados, Eli lidera a campanha ofensiva de New York que conquista o TD na marra e vira a partida: 17 x 14.

Com aproximadamente 6 minutos para o término, San Francisco iguala com um field goal: 17 a 17. O relógio passou a ser um forte aliado e um grande vilão para ambas equipes. Contudo, não teve jeito. A igualdade no placar persistiu e forçou a morte súbita.

Aí a estrela dos Giants brilhou. E a de Williams apagou de vez. Novamente o jogador dos 49ers protagonizou o lance chave do jogo. Ao retornar o punt, cedeu um fumble recuperado pelo mesmo Thomas. A campanha pragmática resultou no field goal anotado por Tynes, que carimba a classificação dos Giants para o Super Bowl XLVI.

Assim, caros amigos, New England Patriots x New York Giants decidirão o Super Bowl.

Para finalizar, conhecidos os finalistas, deixo meu pitaco: O ataque dos Patriots é realmente fora de série, bem como seu QB. Dificilmente Tom Brady vai fazer dois jogos medíocres consecutivos. Só por esses dois argumentos isolados eu já deposito minhas fichas na equipe de New England. Há de se considerar ainda que se trata de uma revanche do Super Bowl XLII, então vencido pelos Giants.

Mas vou além. Arrisco dizer que a "sorte" de New York esteja com os dias contados, apesar de terem jogado os playoffs com regularidade e segurança impressionantes: Bateram o Atlanta Falcons por 24 - 2; os favoritos Packers, em Green Bay, por 37 - 20; e agora o estressante e exaustivo duelo defensivo contra os 49ers. Sem contar a frieza de Eli Manning no comando do time mesmo nos dias menos inspirados, como foi o caso desta final.

Bom, pessoal, o post foi extenso mas bastante prazeroso de escrever. Certamente, teremos uma grande partida em Indianapolis. E aí, qual seu palpite para o Super Bowl XLVI? Patriots ou Giants? 

Um comentário:

  1. Bom meu palpite para o super Bowl é NY, pois Eli Mannig ta mostrando que a pode ser como o irmão.
    Sobre os jogos me recuso a comentar sobre o chute do Billy Cundiff e sobre William os dois vão ficar sem dormir direito ate a proxima temporada...

    Ass: Gabriel Spina.

    ResponderExcluir