segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Se o duelo Rogério Ceni x Emerson Leão existe, o vencedor pode ser o SPFC.

O post de 23.01.12 do Blog do Perrone aborda algo que já foi ventilado internet adentro: uma rixa subliminar envolvendo o treinador Emerson Leão e o goleiro Rogério Ceni. Aliás, há quem diga que ela vem desde 2004-2005.

De cara, vou descartar a possibilidade de que tenha sido uma matéria sensacionalista, tumultuadora. Como em qualquer ambiente de trabalho, divergências acontecem. A mídia toma uma situação, dá a devida roupagem e faz dela seu ganha-pão. Por isso, não há motivo para fazer tempestade em copo d'água toda vez que jogador, treinador ou dirigente baterem de frente em suas declarações.

Contudo, creio ser importante observar mais atentamente alguns pontos dos envolvidos:

Leão estava na geladeira há um bom tempo. Carrega a fama de ultrapassado, técnico que faz seu trabalho a curto prazo pautado na motivação, sem variações táticas complexas, impondo seu rigor militar aos atletas. No final de 2011, o São Paulo lhe estendeu a mão. Precisava do seu estilo pulso-firme para combater a acomodação do elenco Tricolor. Apostou no técnico que criou a mentalidade vencedora do esquadrão campeão da América e do Mundo em 2005.

2012 começa com reforços bem ao seu estilo: os tais "cascudos". Jogadores sem muita grife, que se destacam por fazer do feijão-com-arroz a fórmula para seu sucesso. Negociados os "acomodados", Leão agora tem que traduzir em títulos a confiança depositada. Experiente, sabe como lidar nos bastidores do futebol e, em se tratando de São Paulo Futebol Clube, isso significa "ter o apoio de Rogério Ceni".

Dotado de personalidade tão forte quanto a do comandante, Rogério Ceni é o São Paulo. O estilo workaholic e perfeccionista engrandece ainda mais o ídolo máximo do clube. Contudo, como jogador, por mais experiente que seja - e mereça ser ouvido mais de perto - ainda deve um mínimo de subordinação sem fazer disso uma picuinha pessoal.

Os exemplos dados pelo Blog do Perrone permeiam a partida entre Vasco x São Paulo pelo Brasileirão-11. Leão teria vetado o retorno de Ceni por considerar precipitado. Ok. Cadê o problema? Denis fez uma partida espetacular, diga-se. Logo em seguida, Ceni retorna e pronto. Leão não é burro, por mais cretino que o trocadilho soe, e sabe que o posto é de Rogério e de mais ninguém. 

Entretanto, por mais ídolo que seja, Rogério sempre será menor que o São Paulo. Neste aspecto, Leão não faz nada mais que sua obrigação: preservar os interesses do time e da instituição. A essa altura da vida o técnico vai se meter a criar polêmica justamente com o maior nome do clube? Coincidentemente no que pode ser sua última oportunidade em uma grande equipe? Nem a pau, Juvenal! (trocadilho cretino II, o retorno)

Agora, a polêmica que gira em torno da eventual cirurgia no ombro do capitão, que insiste em querer resolver a contusão pela fisioterapia. Bom, sejamos francos, o REFFIS do Tricolor que deu margem para Rogério querer a todo custo evitar a cirurgia. Isso deve ter sua origem com os seguidos equívocos no tratamento de Luís Fabiano ano passado.

E novamente pergunto: Cadê o problema? Rogério não é médico e sabe que se voltar correndo riscos, vai atrapalhar mais que ajudar. Ao mesmo tempo, ciente da sua importância, quer estar a postos o quanto antes. Se a alternativa de cura pode estar a curto prazo, por que não tentar? Se o tratamento não funcionar, opera. Simples. Onde está a polêmica, meu caros?!

A matéria ainda indica que a assessoria de imprensa de Rogério "diz que o goleiro gosta do treinador por causa de seu estilo franco, de falar diretamente o que pensa para os atletas". Pronto. Pega a fofoca, faz o carnaval e passa um pano para amenizar, buscar o contato politicamente correto das partes envolvidas.

Se há tensão entre ambos, não importa. Ao meu ver, o que realmente interessa ficou demonstrado. Por mais que não estejam 100% concordes, se respeitam e se toleram. E é essa a postura disciplinar que pode fazer o São Paulo retomar o caminho dos títulos. 

Para acabar, Rogério diz que só renovaria o contrato (finda em dezembro/2012) e repensaria a aposentadoria se o São Paulo tivesse um time competitivo e brigasse por títulos. Bom, nessas circunstâncias, será que Rogério preferiria a tranquilidade de Ricardo Gomes, a inexperiência de Sérgio Baresi, as implicâncias de Carpegiani, ou o "incrível" Adilson Batista? Hein...? 


3 comentários:

  1. Gabriel,
    primeiramente vou dizer o que penso de Leão.
    Para eu leão é a cara da diretoria do tricolor, ou seja, prepotente e arrogânte. O tricolor só perdeu em credibilidade na gestão de JJ que se perdeu em sua própria arrogância e recolocou o tricolor ao patamar de time normal. Leão é a personificação desta diretoria, com seu estilo arrogânte de que tudo ele sabe ou é melhor e tudo acontece por que ele é quem fez. Sei que tem lá os seus méritos e que conhece muito bem futebol, mas sua prepotência lhe impede de progredir e já faz tempo....

    Sobre essa confusão com RC, assim como você, também não acho nada de mais, a imprensa é que gosta de apimentar as coisas. RC também não lá muito santo, sabe da sua importância na história do clube e faz uso dela. Dificilmente um jogador fala o que quer e fica por cima. Mas entendo que nessa caso Leão não tem e não fez nada de mais, que alias, para esse escriba, RC deveria ter parado já no ano passado, até entende seus motivos e sua importância para o elenco, mas a verdade é que dentro de campo ele esta muito longe da forma que o consagrou.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cara, o primeiro mandato do JJ foi sensacional (como diretor de futebol em 05 o time ganhou Paulista, Libertadores e Mundial; como presidente, tricampeão brasileiro), o segundo e "terceiro" que estão meio capengas. É a primeira temporada que Juvenal realmente resolveu investir um pouco mais alto por reforços. Trouxe o velho pacotão derivado dos contratos que se encerravam, mas abriu a mão por Cortês, por exemplo, e pode fazer o mesmo por Nilmar.

    Sinceramente, ruim com o JJ, pior sem ele. Considero-o um bom dirigente, apesar dos pesares, e não há substituto pronto para assumir a bucha.

    O Rogério realmente não teve um 11 muito bom, mesmo com o 100º gol. Só que o SPFC ainda não tem um reserva à altura para passar o bastão, o que força o capitão a "ir seguindo" até onde é possível.

    E sobre Leão, eu não acho ele lá essas coisas, mas não tem melhor no mercado mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Então parceiros, colocamos o blog de vocês na lista de nossos parceiros.

    Se puder, coloque o nosso blog também:

    http://camisaa10.blogspot.com/

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir