quarta-feira, 4 de abril de 2012

Análise de Elenco - Grêmio

Agora no Boteco iremos checar o lado azul do Rio Grande do Sul. O Grêmio não fez uma boa Taça Piratini (1º turno do Campeonato Gaúcho) e caiu nas semi-finais para o Caxias. Enquanto encaminha sua classificação para as finais da Taça Farroupilha, também move forças para voltar à Libertadores via Copa do Brasil. O próximo adversário na competição é o Ipatinga.

Mal começou o ano e o Tricolor Imortal já trocou de treinador (relembre aqui). Luxemburgo assume o posto deixado por Caio Junior e procura, além de colocar o Grêmio nos eixos, reencontrar os títulos que o consagraram como um dos melhores técnicos do Brasil.

Antes de analisar a equipe gremista, dedicamos o post de hoje ao ex-zagueiro Airton Pavilhão, um dos maiores ídolos do clube, que faleceu na tarde desta terça-feira. 


GOLEIROS - Busatto, Victor, Marcelo Grohe, Matheus - Victor, titular, já colecionou algumas convocações para a Seleção, porém, perdeu espaço no grupo canarinho. É bom goleiro, passa bastante segurança. Contudo, recentemente tem falhado com alguma frequência. Fase ruim à parte, cumpre bem seu papel. Tem potencial para projetar-se novamente como um dos principais goleiros do país. Grohe, reserva imediato, segue a tônica da maioria dos suplentes de qualquer time brasileiro. Não tem a mesma qualidade do camisa 1, mas não deixa a desejar. Busatto e Matheus, jovens, tem talento e podem despontar em breve.

LATERAIS - Edilson, Gabriel, Pará, Mario Fernandes, Julio Cesar - Bons nomes. A começar por Mário Fernandes, grande talento da lateral-direta, também pode atuar como zagueiro-central. É ótimo jogador! Marca bem, tem bom posicionamento e, mesmo não sendo seu forte, comparece relativamente bem no apoio. Gabriel não é mau jogador, porém tem sofrido com a falta de ritmo e sucessivas lesões. Peca na marcação mas apoia bem. Pela esquerda, Julio Cesar reina na posição. Rápido e habilidoso, rende melhor como ala, pois também tem alguma deficiência na marcação. Pará pode atuar em ambas laterais e até improvisado no meio-campo como volante. É limitado e esforçado. No Grêmio, sua disposição pode cativar alguns adeptos.

ZAGUEIROS - Grolli, Vilson, Saimon, Naldo, Pablo, Werley - Já foi melhor. Há poucos anos a zaga gremista tinha Réver, Léo, Rafael Marques. Hoje, é um setor mais fragilizado e irregular. Por vezes, Gilberto Silva é deslocado da cabeça-da-área para dar mais qualidade à posição. Muitos testes tem sido feitos para encontrar o miolo ideal. Naldo, ex-Cruzeiro, ao meu ver, é o melhor disparado. E olha que chovem críticas sobre ele! Vilson e Saimon são úteis, entretanto, como todo o setor, alternam bons jogos com alguns vacilos. Werley tem sido testado e não tem empolgado. Complicado apontar se é uma falha individual dos beques ou do sistema defensivo como um todo. Preocupa bastante.

VOLANTES - Fernando, Gilberto Silva, Leo Gago, Souza, Felipe Guedes - Carente. Dos principais nomes, Fernando, jovem promessa, é um leão na marcação. Realmente o menino joga muita bola. Desarmes e disposição ímpares. O veterano Gilberto Silva não é mais o mesmo, mas ainda dá um banho em quem está no grupo. Inclusive vai quebrar um galho na zaga. Líder, faz da experiência e da regularidade as plataformas para manter-se no time. Leo Gago veio do Coritiba e considero bom jogador. Voluntarioso e dono de um potente chute, pode surpreender nos tiros de fora de área e nas bolas paradas. Marca bem e distribui bem o jogo. Faz o feijão-com-arroz sem mais nem menos. 

MEIAS - Marco Antonio, Marquinhos, Bertoglio, Felipe Nunes - Faltam opções melhores. Marco Antonio, cria do São Paulo, fez uma boa temporada 2011 pela "Barcelusa". Chegou no Grêmio para melhorar a criação e a distribuição do jogo no meio-campo Imortal. Ainda não justificou sua contratação, apesar de ter um bom passe e também pegar bem na bola. O experiente Marquinhos nunca foi "aquele" protagonista por onde passou. Ainda assim é uma das peças mais lúcidas e interessantes da meia-cancha. Considero-o tão irregular quanto Marco Antonio, embora tenha mais "estrela" que o recém-chegado e consiga decidir um jogo aqui outro ali. Bertoglio, por fim, mal desembarcou no Olímpico e já conquistou os torcedores. Seu estilo rápido e aguerrido aliado às boas atuações logo conquistaram a torcida.

ATACANTES - André Lima, Kléber, Miralles, Marcelo Moreno, Leandro - Bom setor. Uma fatalidade tirou Kléber dos gramados por cerca de 4 meses. O tornozelo quebrado interrompeu uma série de boa atuações do Gladiador com a camisa Tricolor. Esbanjava seu estilo brigador e anotava seus gols. Perdia outros tantos, é verdade, mas o ataque ficava em evidência. Grande contratação e grande perda. Marcelo Moreno foi outra contratação cirúrgica para o setor. Rápido e oportunista, o boliviano deixou o ataque mais leve e mais perigoso. Com o retiro forçado de Kléber, é o principal nome do ataque. André Lima já viveu melhores dias. Centroavante médio, não chega a ser medíocre, mas está longe de ser um matador espetacular. Reserva razoável. Miralles não está longe de André Lima. Leandro, promessa, é veloz e sabe abrir espaços na zaga adversária. Boa alternativa para contra-ataques. 

TÉCNICO - Vanderlei Luxemburgo - Um dos melhores técnicos que o Brasil já viu não atravessa bom momento. Acumulou alguns fracassos e polêmicas por onde passou. Bem verdade, tem vivido os Estaduais conquistados, especialmente o Mineiro com o Galo em 2010 e o Carioca com o Flamengo em 2011***. Pode-se ver pelo lado positivo e dizer que foi o último tricampeão Paulista, tendo em vista que também levantou o caneco com o Santos em 2006 e 2007, e Palmeiras em 2008. Não fosse uma tendência a querer atacar de 'manager' e Luxemburgo não teria se sabotado tanto. Mesmo assim, ainda o considero um treinador acima da média. No entanto, não vejo liga entre seu estilo e a escola do Grêmio.

ANÁLISE GERAL - O time é mediano. Minto. O elenco é mediano. É possível fazer um time bastante competitivo. A zaga e o sistema defensivo como um todo é fraco, precisa de reforços e reparos urgentes. O meio-campo também precisa de ajustes para acertar a criação. Só o ataque e a lateral equilibrada escapam da chuva de críticas. Luxemburgo não tem muito material humano para fazer o torcedor sonhar tão alto.

RESULTADO - Diante de tantas limitações, ou o Grêmio se reforça - e bem - para o Brasileirão ou vai ficar pela zona intermediária, palpite aqui do blog. 

***corrigido após a intervenção providencial de Douglas Nacif.

Para acompanhar mais Análises de Elenco basta clicar aqui. Lembrando que a seção está sendo elaborada em ordem alfabética.

8 comentários:

  1. Disparado a zaga é o maior problema do tricolor... Bem como disseste, desde a época do Rever estamos com furo no setor... Só faltou mencionar do azar que deu com o Sorondo, lesionado ainda na pre temporada...

    Comentando sobre a relaçao grêmio x luxa, eu diria que 100% da torcida achou que não ia dar pé, que ele não tem a cara do tricolor... mas até que conseguiu fazer o time mostrar um sangue no olho que desde a época do Renato a gente não via... acho q se ele se adaptar buscando o estilo peleador do gremio vai conseguir tirar uns bons resultados desse elenco aí...

    ResponderExcluir
  2. Fala pessoal!
    Comecei um blog esportivo recentemente, e gostaria muito de receber a crítica de quem já tá nessa.
    Se vcs quiserem dar uma olhada, o nome do blog é "Esporte é minha amante": http://esporteeminhaamante.blogspot.com.br/
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Olá, vi que você comentou no blog Grêmio Online (http://www.gremionline.com) divulgando este post.

    Muito boa tua iniciativa, aliás, eu como gremista, quero reafirmar o que foi dito: o grande problema são os zagueiros. TODOS os do elencos são uns pernas-de-pau.

    Outro problema que precisa ser lembrado é a falta de um camisa 10. Desde a saída do Douglas, pro Corinthians, o Grêmio não tem o "maestro". Marco Antonio e Marquinhos já foram testados nesta posição, mas, como vocês podem ter percebido, não deram certo.

    Abraços...

    -> Link do blog: http://www.gremionline.com/
    -> Pra quem quiser seguir no Twitter: http://twitter.com/gremionline
    -> Pra quem quiser curtir no Face: http://facebook.com/gremionline

    ResponderExcluir
  4. http://videosdamaquinatricolor.blogspot.com/ parceria sigaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir
  5. Fala Gabriel!

    Posso estar enganado, mas o Luxemburgo não ganhou o Carioca 2011 com o Flamengo? Lembro, que pelos menos a Taça Guanabara o Flamengo ganhou invicto.

    Digo isto pois você citou que o último título dele, foi um Paulista pelo Palmeiras. Se eu estiver errado, peço-lhe desculpas.

    Forte abraço,

    Douglas Nacif

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há em 2010 ele também foi Campeão estadual com o Atlético-MG.

      De estaduais o homem ta bem servido...rs

      Excluir
  6. Verdade. Desculpem, falha nossa. Por certo não atentei ao "detalhe" quando elaborei o post. Confere. Campeão Mineiro e Carioca, 10-11, respectivamente.

    Mal, pessoal.

    ResponderExcluir