sexta-feira, 15 de junho de 2012

São Paulo com um pé na final. Palmeiras virtualmente classificado.

A grande fase do futebol paulista não se reflete somente na Libertadores com Corinthians x Santos disputando uma vaga na final. A Copa do Brasil também pode ter um clássico paulistano em sua final. Palmeiras e São Paulo venceram as partidas de ida e jogam por empates para avançarem à decisão.

Na quarta, o Verdão fez bonito. Foi até o Sul encarar o Grêmio de Luxemburgo e Kleber. Quando a partida encaminhava para um truncado empate sem gols, a estrela palestrina brilhou. Mazinho aos 41 e Barcos aos 45 minutos do segundo tempo decretaram o triunfo por 2 a 0 e praticamente garantiram sua vaga na finalíssima.

Nesta noite, o São Paulo recebeu o perigoso Coritiba e passou apuros. Mais ainda quando Paulo Miranda novamente comprometeu o rendimento da equipe ao ser expulso por uma voadora estúpida aos 13 da segunda etapa. O Coxa era mais organizado e chegava com perigo. Conseguiu até carimbar o travessão de Denis. Mas, Lucas, em linda jogada individual, marcou um golaço aos 44 minutos do segundo tempo e salvou o Tricolor de um tropeço em casa.

Sejamos francos e deixemos um pouco de lado a nem tão batida assim tese de que o "futebol é uma caixinha de surpresas": O Palmeiras praticamente garantiu sua vaga. O São Paulo vai sofrer mais 90 minutos e tende a avançar, dada a vantagem conquistada.

Já vivemos demais sobre o muro em muitos aspectos. Minha proposta aqui é cutucar, arriscar, manifestar minha opinião, meu pensamentos, meus achismos sem ter tanto compromisso com o discurso polido e politicamente correto de quem ama colocar um "e se" em qualquer hipótese.

Óbvio que há situações em que a cautela merece ser levada em conta, como é o caso do Tricolor, que venceu por somente 1 a 0. Leva a vantagem do empate e de não ter sofrido gol em casa. Tratando-se de um clube com a grandeza e qualidade do São Paulo, sem dúvida é uma missão ingrata. Mas o Coritiba, ao meu ver, mesmo mais fraco em relação à campanha que culminou no vice da própria Copa do Brasil em 2011, pelo que apresentou esta noite pode surpreender.

Tivesse um pouco mais de qualidade no ataque, mais capricho na organização ou nas conclusões e o Coxa poderia ter feito, pelo menos, dois gols. Incontáveis vezes finalizou em posição frontal ao gol e falhou. No Couto Pereira, se repetir a atuação de hoje e acertar pequenos detalhes ofensivos, pode vencer, levar o jogo aos penais, ficar com vaga, até.

Bem diferente é a situação do Palmeiras. Derrotou o copeiro Grêmio em pleno Olímpico por uma significativa diferença de 2 gols. E sem levar nenhum. Ou seja, os gaúchos terão que vir arrancar a vaga do colo do Verdão. Pior ainda é ver que no banco está Felipão, que sabe como poucos fazer seu time jogar bem trancadinho e dificultando cada movimento do adversário.

Pela consistência com a qual o Palmeiras atua na Copa do Brasil, ainda que sua defesa não seja aquele paredão intransponível, a vaga está assegurada. No entanto, já não se pode dizer o mesmo do instável São Paulo, que insiste em dar sopa para o azar e brincar com a própria sorte. O magro placar feito em casa reserva emoção aos tricolores.

Por fim, só para não dizer que fiquei no muro quanto a um palpite para a final, cravo o clássico Choque-Rei na decisão!

Um comentário:

  1. Gabriel,

    concordo com você sobre o palmeiras, mas fico ressabiado quanto ao São Paulo, mas a vitória sem sofrer gols em casa sempre é um bom resultado.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir