quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Primeira Liga Portuguesa - 10ª Jornada

Continua tudo como estava antes. Os benfiquistas, depois de vencerem o Olhanense por 2-0, esperavam que o Braga roubasse pontos ao Porto, naquele que foi o jogo grande da jornada. Mas assim não foi. Já o Sporting não venceu. Já é costume.

Primeiro jogou o Benfica. As 'águias' venceram, justamente, o Olhanense por 2-0, com golos de Cardozo e Luisão, e ficaram à espera de uma vitória do Braga frente ao Porto, para assim ficarem isolados na liderança.

Mas não foi assim. O Porto venceu o Braga por 2-0, naquele que já é um dos jogos mais esperados do campeonato. Porém, desengane-se o leitor se pensar que o jogo foi fácil. A partida foi muito equilibrada, e os golos portistas só chegaram para lá dos 90 minutos. A sorte esteve com o Dragão.

O Sporting este ano parece que vai lutar para não descer. Nunca se viu anda assim. Os leões empataram a dois golos frente ao Olhanense. E, o empate já foi bom, visto que o Sporting esteve a perder por 2-0.

Já o Rio Ave continua a ser a sensação deste campeonato. Estão em 4º lugar, e conseguiram mais uma vitória. Desta vez, a turma de Vila de Conde, venceu o Vitória de Setúbal por 3-5 num belo jogo de futebol.




quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Seleção, Mundial e Sul-Americana

Para buscar a retomada da velha rotina e ao hobby de repartir um pouco o que penso sobre futebol, deixo umas pinceladas sobre alguns temas que surgiram esses dias:


CAI MANO, ENTRA FELIPÃO?

É possível que haja essa confirmação nesta quinta-feira. Felipão vem de trabalhos medianos. No Chelsea, foi esmagado. Nos cafundós-do-Judas nem vale a pena relevar, mas no Palmeiras conquistou uma Copa do Brasil com um time bom (ao meu ver) cujo elenco se mostrava bastante frágil. Abandonou o clube em meio a uma crise, deixou clima ruim nos vestiários e desmotivou grande parte do grupo. E ainda por cima vai ganhar a vaga de treinador da Seleção.

Há quem defenda que, às vésperas da Copa, o ideal é mesmo contar com algum treinador experiente e ciente de como as coisas funcionam no futebol brasileiro. Por isso Felipão derrubou todos os demais concorrentes de maneira tão fácil. Ganhará o apoio do também "macaco velho" Parreira, na coordenação técnica. Enfim, Abelão e Tite, em momento infinitamente melhor, deverão aguardar. Ou melhor, manter-se no topo por mais tempo. (Afinal, Muricy já teve dias melhores e pouco se lembrou dele em razão da oscilação de seu Santos).

Eu entendo que futebol, apesar de gerência, bastidores e tudo mais ainda é decidido dentro das quatro linhas. Logo, indispensável a contratação de um treinador de ponta e capaz de fazer a Seleção desempenhar-se bem. Melhor ainda se estiver em bom momento. Tite, Abelão, Guardiola, qualquer um. Mas Felipão, não.


CORINTHIANS X CHELSEA

Evidente que a lógica indica que este será o duelo na final do Mundial. Mesmo em péssima fase e sob nova direção, o Chelsea merece algum esboço de respeito. Idem Rafa Benítez. O treinador vivia bom momento no Liverpool quando perdeu o Mundial para o São Paulo. E estava na corda bamba quando venceu o torneio com a Internazionale em 2010. 

No entanto, o grande momento de Tite e do Corinthians pesam no otimismo. E com razão. Paulinho está jogando muita bola, Guerrero vai se firmando como centroavante e mesmo descompromissado o Timão quase chegou entre os 4 primeiros. 

Não acredito que o Chelsea será essa baba toda. Nem mesmo uma subliminar aversão que os europeus tem em relação a esse tipo de competição, uma vez que a partida terá projeção mundial, creio que os ingleses entrarão dispostos a apagar a imagem negativa que paira sobre a atual campeã da Champions League, virtualmente eliminada na edição desta temporada. Aliás, pode ser a primeira vez que um campeão é eliminado ainda na fase de grupos na temporada seguinte. 

Em suma, menos oba-oba e mais pés-no-chão para o Timão.


SÃO PAULO NA FINAL DA SUL-AMERICANA

A semi-final da Sul-Americana foi tensa para o São Paulo. No jogo de ida, empate por 1 a 1. Ainda há pouco, um novo empate no Morumbi - dessa vez sem gols - decretou a classificação do Tricolor para a final. 

Nos dois jogos a superioridade do São Paulo foi esmagadora. E nas duas partidas o Tricolor abusou das chances perdidas e brincou com a sorte. No Chile, marcou apenas 1 e levou outro em falha generalizada da zaga. No Morumbi, sucessivos erros de finalização e falta de tranquilidade nas conclusões quase comprometeram a classificação do time.

Agora, o Tricolor aguarda Tigre ou Millonarios. E acende uma vela para os argentinos. Pois assim foge dos colombianos, algozes de Palmeiras e Grêmio, e pode realizar a segunda partida da decisão em casa.

Contudo, não obstante a euforia da classificação, o desempenho da equipe contra LDU Loja e Universidad Católica no Morumbi deixou uma pulga atrás da orelha.

 

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Brasileirão 12 - Rodada #37

Penúltima rodada do melhor campeonato nacional do mundo! Ficou para a derradeira rodada a definição do último degolado para a Série B e do vice-campeão, posto que Atlético Mineiro e Grêmio lutam em nome da vaga direta para a fase de grupos da Libertadores-13.

Enquanto curtimos a última semana de Brasileirão, vamos aos destaques:


CERVEJA GELADA

PORTUGUESA - A Lusa sempre surpreendendo. Foi encarar o Inter, no Beira-Rio, e bateu o colorado com Forlán, Damião e D'alessandro. O triunfo por 2 a 0 deixa a Portuguesa a somente um ponto da permanência na elite. Boas chances, pois vai pegar a Ponte Preta no Canindé.

GRÊMIO - Goleou o Figueirense, em Santa Catarina, por 4 a 2 e segue vice-líder. Elano e Zé Roberto só não fizeram chover!

ATLÉTICO GOIANIENSE - O final de Brasileirão está bem engraçadinho para o Dragão. No Pacaembu, o duelo dos já rebaixados Palmeiras e Atlético teve vitória dos visitantes por 2 a 1. Tarde infeliz do goleiro estreante Raphael Alemão, que falhou nos dois gols dos goianos.



CERVEJA QUENTE

PONTE PRETA 0 X 0 SÃO PAULO - Um jogo difícil de acompanhar. A Macaca ainda foi melhor e carimbou a trave tricolor. Casemiro perdeu uma chance claríssima para o São Paulo. Ganso novamente discreto, não conseguiu comandar os reservas no duelo contra a Ponte. Enfim, uma partida horrível para os amantes do esporte.

INTERNACIONAL - Quarta derrota consecutiva. A derrota em casa para a desesperada Lusa deixa o torcedor cada vez mais apreensivo para que o ano acabe logo.

BOTAFOGO - Em casa, perdeu de virada para o Atlético Mineiro, que contava com um jogador a menos em campo. 

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Brasileirão 12 - Rodada #36

90% do Brasileirão definido! Agora, resta conhecermos somente quem será o 4º e último degolado para a Série B-2013. Nem por isso o campeonato perdeu emoção. Vejamos os destaques da antepenúltima rodada:


CERVEJA GELADA

SÃO PAULO - No Morumbi, mais de 62 mil torcedores para garantir ao São Paulo o maior público do Brasileirão, mais uma vitória e a tão esperada vaga na Libertadores. Luis Fabiano e Rogério Ceni, de pênalti, viraram para cima do Náutico e deram ao Tricolor os 3 pontos necessários para levar o clube do Morumbi à Libertadores-13. Além disse, a festa tinha motivo especial: Paulo Henrique Ganso estreou! Discreto, entrou no segundo tempo e mostrou ser, pelo menos, pé quente.

CORINTHIANS - Depois de golear o Coritiba, o Timão visitou o Inter e fez mais uma vítima de seu treino de luxo para o Mundial. 2 a 0, gols de Guerrero e Edenilson. Subiu para a 5ª posição e se não fosse a Libertadores, certamente estaria brigando pelo título. Mas valeu a pena, né?

SPORT - O Sport ainda é o 17º colocado. Porém, as circunstâncias colocam o Leão vivo na briga pela permanência na Série A. A vitória sobre o Botafogo por 2 a 0 fez os pernambucanos somarem 40 pontos, somente um pontinho atrás da Lusa e 3 de distância para o Bahia. 


CERVEJA QUENTE

PORTUGUESA - Vencia o Grêmio por 2 a 0 até os 28 do segundo tempo. Aí em 5 minutos permitiram a reação dos gaúchos, com gol de Zé Roberto, ex-Lusa. Resultado amargo pois deixa a Portuguesa em condição complicada para as duas rodadas que se aproximam. Ainda depende das próprias forças, mas serão suficientes?

CORITIBA - Goleado pelo Corinthians por 5 a 1 na rodada passada. Agora, em casa, derrota para o Vasco, 2 a 1. Matematicamente ainda está ameaçado, porém sua queda é improvável. Só que o futebol envolvente que valeram duas decisões de Copa do Brasil nos últimos dois anos foi para o espaço...

PALMEIRAS - Tudo errado para o Verdão no ano em que conquistou a Copa do Brasil. Uma queda com requintes de crueldade. Nunca o Palmeiras levou tantos gols de bate-rebate. Contra o desinteressado Flamengo, Vinícius abriu o placar para os paulistas. Mas Vágner Love. Sim, ele mesmo, aos 44 do segundo tempo bateu cruzado, a bola desvia em Román, engana Bruno e entra. O Flamengo estava com um a menos em campo, inclusive. Essa é a segunda queda do Verdão justamente no ano em que o primeiro rebaixamento completou 10 anos. Coincidentemente, em 2002 também era uma equipe rubro-negra a responsável pela degola palestrina. Naquele ano, o Vitória bateu o Verdão por 4 a 3 e o resto, todos já sabem. 

Palmeiras, Figueirense, Atlético Goianiense e ...? Quem será o último degolado? Façam suas apostas!



domingo, 11 de novembro de 2012

Brasileirão 12 - Rodada #35

Na ponta de cima, praticamente tudo resolvido. O Fluminense confirmou a regularidade que manteve durante todo o Brasileirão e conquistou seu 4º título nacional. As vagas na Libertadores estão praticamente reservadas a Grêmio, Atlético Mineiro e São Paulo. Mas na zona da degola...ah, essas últimas 3 rodadas prometem...

Enfim, vamos ao que interessa:


CERVEJA GELADA

FLUMINENSE - Campeão com sobras. Regular durante toda a competição, segurou a pressão e soube administrar a vantagem que conquistou ao longo do torneio. Independente das polêmicas envolvendo a arbitragem, o Fluminense foi o melhor mesmo. Cavalieri foi um paredão, Fred, artilheiríssimo e decisivo, Thiago Neves e Deco organizando o ataque com versatilidade...enfim, um baita time! Nessa rodada, foi encarar o desesperado Palmeiras em Prudente. Abriu 2 a 0, levou o empate, mas, aos 42 do segundo tempo, Fred decidiu. Participante ativo dos 3 gols cariocas, deixou sua marca duas vezes e colocou 3 tentos de vantagem na artilharia. Parabéns, Fluminense!

CORINTHIANS - Em ritmo de treino para o Mundial, o Timão massacrou o Coritiba, no Pacaembu, por 5 a 1. Chicão, Guerrero, Fabio Santos e Paulinho, duas vezes, encheram os olhos da Fiel que aguarda ansiosa o campeonato em solo japonês. 

GRÊMIO - O Grêmio recebeu o São Paulo e saiu atrás no placar. Rogério Ceni, de pênalti, inaugurou o marcador para os paulistas. Contudo, o Tricolor gaúcho mostrou quem manda no Olímpico e virou sobre os visitantes. André Lima e Marcelo Moreno deram a vitória ao Grêmio que valeu a vice-liderança, graças ao empate do Atlético Mineiro frente o Vasco. 



CERVEJA QUENTE 

PALMEIRAS - As circunstâncias colocam o Verdão mais uma vez em nosso indesejado prêmio. Perdia por 2 a 0. Recuperou-se e empatou o duelo contra o Fluminense. Pecou em algumas finalizações e ainda por cima viu os visitantes anotarem o gol do título no finalzinho do jogo e fazerem a festa fora de casa. Agora, restando 3 rodadas, a conta mais simples exige que o Palmeiras vença todas e torça por tropeços de rivais diretos. Será possível um milagre?

FIGUEIRENSE - Recebeu o Sport sonhando na arrancada épica que precisava para permanecer na Série A. Porém, ficou no 1 a 1 e está matematicamente rebaixado. Não fez a lição de casa e acompanhará o Atlético Goianiense na Série B em 2013. Já o Sport ainda crê no milagre da salvação.

NÁUTICO - Não que merecesse uma cerveja quente, mas perder para o Flamengo no estado em que os cariocas se encontram é triste para quem fazia uma campanha tão espetacular nos Aflitos.




domingo, 4 de novembro de 2012

Brasileirão 12 - Rodada #33 e #34

Resumão das rodadas 33 e 34 do Brasileirão, já na reta final! Provavelmente essa foi a dupla de jornadas em que mais houve merecedores de cervejas quentes, em todo caso, os méritos merecem ser divididos...


CERVEJA GELADA

SANTOS - Ah, o que um Neymar não faz... Após um empate sem graça com o Náutico, o Peixe massacrou o Cruzeiro em pleno Independência. 4 a 0 com direito a atuação de gala de Neymar, que anotou um hat-trick e deu passe para Felipe Anderson fechar a conta. Vai ficar na zona intermediária, com vaga na Sul-Americana e que venha 2013!

FLUMINENSE - Falar do líder e virtual campeão é chover no molhado. Porém, quando faltam somente 4 rodadas para o término do campeonato ter uma vantagem de 9 pontos é digna de muita comemoração. 

BAHIA - O Tricolor de Aço mostrou ter nervos de aço! A vitória sobre a Portuguesa deixa o Bahia na salvadora 16ª posição, com 4 pontos de vantagem sobre o Sport, primeiro na zona da degola. Pode não ser  a vantagem dos sonhos ou a ideal, mas traz tranquilidade para encarar a reta final pois coloca pressão na própria Lusa, que também tem os mesmos 40 pontos dos baianos. 

NÁUTICO - Para variar, nos Aflitos não tem para ninguém! A surra de 3 a 0 sobre o Inter deixa o Timbu muito perto da permanência na Série A do Brasileirão.


CERVEJA QUENTE

CRUZEIRO - Começou bem o campeonato, mas novamente deixou seu torcedor com o coração na boca. Acumula três derrotas seguidas: Palmeiras, Ponte Preta e, a pior delas, para o Santos. O Independência aplaudiu em pé o show de Neymar, participante ativo da goleada por 4 a 0. Nada mais, nada menos que 3 gols e uma assistência. Final de temporada bem melancólico para a Raposa.

VASCO - Sexta derrota consecutiva do Vasco, que esteve no G-4 durante grande parte da competição. A vaga no G-4 virou utopia, a crise interna instaurou-se no clube de forma preocupante e até o treinador Marcelo Oliveira foi sondado pelo Cruzeiro. Outra equipe que também já foca atenções em 2013.

ATLÉTICO GOIANIENSE - Restando 4 rodadas para o final, foi o primeiro matematicamente rebaixado para a Série B 2013. Fez um Brasileirão sofrível, manteve a regularidade pífia, viveu de uma grande partida aqui outra acolá mas não conseguiu surpreender tal como nas últimas temporadas.