Acabou o período de testes cardíacos dos torcedores. Encerrada a segunda fase da Libertadores, conhecemos os 16 times mais competentes do continente que se enfrentarão nas oitavas-de-final da competição e colocarão à prova os corações sul-americanos.
Ao meu ver, a grande decepção da fase de grupos foi o Flamengo. A Universidad Católica, pela tradição, também fez feio num grupo relativamente tranquilo. Outro que decepcionou foi o vice-campeão Peñarol, último no seu grupo com somente 4 pontos conquistados.
Mas chega de desgraça, hora de falar de coisa boa! É um novo campeonato que se desenha. Esqueçam prognósticos, lógicas, etc., Afinal, isso é Libertadores!
(dividi o post ao meio para delimitar as chaves e deixar claro quem se enfrentam nas quartas e nas semi-finais.)
FLUMINENSE x INTERNACIONAL - Os cariocas fizeram a melhor campanha da primeira fase. Os colorados só se classificaram graças à fraqueza do grupo e a uma ajudinha do Santos. O Fluminense apresenta um futebol muito bom e possui um ataque fora de série. A defesa não é ruim, mas o sistema defensivo como um todo deixa a desejar. Entendo que falta pegada no meio-campo e há lapsos defensivos preocupantes. O Inter ainda respira as conquistas de 06 e 2010 e aposta na 'copeirice' para seguir. Sente saudades absurdas de Oscar na criação. O time é instável. Dominou o primeiro tempo da partida contra o Santos, no Beira-Rio, mas foi dominado no segundo. Não viu a cor da bola contra o Juan Aurich. Ou seja, problemas graves no time gaúcho.
Palpite: Fluminense.
BOCA JUNIORS x UNIÓN ESPAÑOLA - O tradicional Boca foi o segundo colocado no grupo do Fluminense. No confronto com os brasileiros, uma vitória para cada lado na cada do adversário. O Boca só não parece o mesmo de outrora pelo conjunto ou por não ter ficado em evidência nas últimas Libertadores. Mas a camisa pesa e a equipe é bem organizada. Tem nomes interessantes como Clemente Rodriguez, Ledesma, Schiavi (sim, aquele), e Cvitanich. Os chilenos do Unión foram os líderes do grupo que despachou os conterrâneos da Católica e não continha equipes efetivamente perigosas. Dificilmente vão surpreender.
Palpite: Boca.
DEPORTIVO QUITO x UNIVERSIDAD DE CHILE - Na onda da LDU, o Deportivo Quito tenta seguir o bom rumo do futebol equatoriano. Limitados, apostam na força física e na velocidade para avançar. Do outro lado, a Universidad de Chile curte a onda de ser o Barcelona da América do Sul com um futebol bastante envolvente, ofensivo e interessante.
Palpite: Universidad de Chile.
CRUZ AZUL x LIBERTAD - Time do presidente da Conmebol, Nicolás Leoz, o Libertad costuma fazer boas participações na Libertadores. Atrevido, marca bem e ataca sem medo. No entanto, embora o Cruz Azul não seja o melhor representante mexicano no momento, já foi finalista da competição em 2001, quando perdeu nos pênaltis para o Boca. É o confronto mais imprevisível das oitavas, na minha opinião.
Palpite: Libertad
_______________________(divisão de chave das oitavas) __________________________
CORINTHIANS x EMELEC - Segunda melhor campanha da Libertadores, o Timão chega maduro para o mata-mata. Nos últimos jogos, o aproveitamento ofensivo melhorou sem prejudicar o domínio do meio-campo e dos jogos como um todo. Amplo favorito. O Emelec foi o responsável pela eliminação do Flamengo após duas viradas sensacionais. A primeira, em casa, contra o próprio Flamengo. Outra, no Paraguai, ao fazer o gol da vitória sobre o Olímpia aos 47 do segundo tempo.
Palpite: Corinthians
VASCO x LANÚS - O Vasco sobreviveu no grupo de Libertad e Nacional (URU) e ficou na segunda colocação do grupo. Vai enfrentar um dos classificados do grupo do Flamengo. A superioridade técnica do Vasco é esmagadora. Talvez, até o conjunto seja bastante superior ao dos argentinos. A tendência é que o Vasco tenha dificuldades, mas avance, pois os argentinos são bastante irregulares. Mesmo aguerridos, são capazes de golear (como fizeram contra o Olímpia, 6 a 0) ou serem derrotados sem resistência (como ocorreu contra o próprio Flamengo, por 3 a 0).
Palpite: Vasco
BOLÍVAR x SANTOS - Um prêmio a Neymar e Cia. A sensação do Brasil vai encarar um dos piores times, senão o pior, dentre os 16 classificados. A única dificuldade será a altitude na partida de ida, local onde os mandantes podem impor alguma residência. Fora isso, o Santos deve passear nesta fase, com novos shows de Neymar, Ganso e Cia.
Palpite: Santos
NACIONAL DE MEDELLÍN x VÉLEZ SARSFIELD - Tal como Libertad x Cruz Azul, este duelo é outro sem um claro favorito. Os colombianos do Nacional mostraram muita força física e disposição ao atacar, em que pese serem estabanados defensivamente. O Vélez, como todo time argentino, cresce nos mata-matas da Libertadores. Organizado e bom no contra-golpe. Porém, conquistou a liderança com somente 12 pontos. Traduzindo, é infinitamente melhor em casa e passa sérios apuros fora dela.
Palpite: Vélez
Pessoal do Boteco, também tenho um blog esportivo e queria que botassem o nome dele em seus parceiro, o nome dele é thalesofutebolnopais.blogspot.com
ResponderExcluirAbraços!
Muito bom. Vamos fazer uma parceria. Estamos com um novo blog.
ResponderExcluirEu escrevo as colunas do FLU e administro o site.
Dá uma olhada no WebbGol
ST
http://webbgol.blogspot.com.br/
Este Boteco aqui é digno de se enrolar na saideira. Muito bom, post e blog. Ah! Encontrei o link pelo Twitter. Valeu, man. Abraço.
ResponderExcluirAh por favor, o blog está ótimo mas na comparação de Internacional x Fluminense vocês tão na cara que são puxa saco do Fluzão né? Por favor cadê o Dátolo? Damião? 'Desesperados pelo Oscar' Ah por favor !
ResponderExcluir