Continuando com a desmistificação dos clubes que disputarão o Brasileirão, chegou a vez do Esporte Clube Bahia, que flertou perigosamente com a zona do rebaixamento ano passado. Vamos ver se o torcedor pode esperar menos sustos em 2012.
GOLEIROS - Marcelo Lomba, Omar, Bruno e Renan - Lomba, pelo que fez no Flamengo e pela campanha no gol tricolor ano passado, é o melhor disparado. Omar, jovem, está em alta cota com a torcida por ter participado da campanha do acesso em 2010. São duas boas opções. Bruno e Renan, mais garotos, ficarão no elenco à espera de um chamado para o banco de reservas.
ZAGUEIROS - Danny Morais, Diego Jussani, Dudu, Rafael Donato, Titi - Os nomes mais conhecidos e de maior qualidade são Danny Morais e Titi, ambos da base do Internacional. Diego, Dudu e Rafael Donato são outros nomes a compor elenco, contudo, Donato tem figurado no time titular ultimamente sem comprometer. É um setor alto, porém jovem. Até mesmo o capitão Titi, campeão no Inter e no acesso do Vasco em 2010 tem apenas 23 anos.
LATERAIS - Ávine, Madson, Willian Matheus, Coelho, Boiadeiro, Gutiérrez - Tem opções interessantes. Ávine é um lateral-esquerdo bastante rápido e habilidoso. Gutiérrez, boliviano, é meio zagueiro, meio lateral-esquerdo.Sem maiores considerações a tecer. "Boliviano" sintetiza a incógnita que representa o atleta. (antes que me interpretem mal, por favor, me digam craques bolivianos para que eu realmente espere algo dele...). Já o lado direito conta com Coelho, ex-Corinthians, que, ao meu ver, é bom jogador. Bola parada muito boa, diga-se. E Boiadeiro, que fez bom Brasileirão-11 pelo Ceará.
VOLANTES - Fahel, Helder, Lenine, Diones, Fabinho, Filipe - Preocupam. O grande nome do setor é Fabinho, também ex-Corinthians. Experiente, bom marcador e passa bem a bola. Fahel é esforçado, carrapato de ofício, mas não enche os olhos. Helder e Diones são outras opções recorrentes, contudo, limitados.
MEIAS - Fabio Gama, Jéferson, Lulinha, Magno, Morais, Paulinho, Vander, Zé Roberto, Fábio - O Bahia conta com quatro bons e rápidos apoiadores. Podem, inclusive, fazer as vezes de segundo atacante. Lulinha, na minha opinião, não é a tranqueira que gostam de pintar. Embora não seja o craque das categorias de base que foi. Apesar da finalização não ser lá essas coisas e ter um corpo mais franzino, é veloz, habilidoso e participa bem ofensivamente. Vander é um garoto com bastante potencial e pode colaborar bem na organização de jogadas. Já vestiu o manto tricolor e acumulou passagem discreta pelo Flamengo. Zé Roberto chega após fazer sucesso no Vasco e uma passagem apagada no Inter. No Tricolor, certamente renderá mais. E Morais, mais um ex-Timão, no elenco também alia velocidade e habilidade. No entanto, nenhum dos citados são finalizadores natos.
ATACANTES - Ciro, Gabriel, Junior, Jones, Souza, Rafael - Boas peças. Ciro, promessa ex-Sport, passou pelo Fluminense sem sucesso e tenta reencontrar o bom futebol no Bahia. A menos que repita Keirrison, pode retomar o rumo das boas apresentações. Junior e Souza são dois bons centroavantes. Presença de área, protegem bem a bola e finalizam com naturalidade. Jones e Gabriel são as outras peças que figuram com frequência na equipe, sem a qualidade dos três primeiros, ao meu ver.
TÉCNICO - Falcão - Recém-chegado no Tricolor, Falcão assume o lugar de Joel Santana. Teve uma passagem fraca pelo Inter no ano passado mesmo tendo conquistado o Campeonato Gaúcho. Durou apenas 3 meses. Está no início de seu trabalho no Bahia, motivo pelo qual fica complicado ir a fundo em seu trabalho. Entretanto, seu semblante não me agrada. Tranquilo demais, teórico demais. O tempo no jornalismo esportivo contaminou um pouco a experiência prática, como se constata até o momento.
ANÁLISE GERAL - O Bahia não está às mil maravilhas. Mas não merece ser menosprezado. É um time essencialmente rápido. O jogo pelos flancos explora o melhor dos laterais, dos habilidosos meias e favorece o jogo aéreo e o oportunismo de Souza e Junior. Por outro lado, a zaga jovem e a falta de pegada no meio preocupam.
RESULTADO - Apesar dos pesares, creio em um 2012 sem novos sustos. Entretanto, não vejo motivos para otimismo exacerbado. Cravo meu palpite na Zona Intermediária.
Caro Gabriel Casaqui,
ResponderExcluirPara quem não é torcedor do Bahia, sua análise pode ser considerada boa, mas, obviamente, não é perfeita.
Ao meu ver, o seu maior erro foi não conhecer o seu xará, o jovem meia-atacante GABRIEL. O garoto é muito bom e já está se firmando no time titular (não se firmou antes pq René Simões e depois Joel Santana só o utilizavam improvisado na lateral).
Inclusive, a CBF já está sondando o Bahia, pois GABRIEL é um dos nomes da lista de prováveis convocados para a seleção olímipica!!!
No meio, temos jovens promessas que não devem ser desprezadas e deverão virar realidade em breve como Fábio Gama, Paulinho.
No mais, parabéns pelo trabalho!
Também recomendo que analise com mais calma as últimas apresentações de Gabriel, tem evoluido bastante e no campeonato baiano, junto com Souza, tem sido uma das peças mais importantes do time.
ResponderExcluirTiti é um bom zagueiro e, apesar de jovem,tem atuado de forma satisfatória e com regularidade. Além disso temos Philipe da base que é uma grande aposta...Saudações Tricolores (ST)
BBMP
Rosa
Caros,
ResponderExcluirObrigado pelos comentários.
Vou ficar atento ao meu xará.
Boa sorte ao Bahia!
Abraços.
Caro amigo Gabriel,
ResponderExcluirSua analise foi corretissima. o elenco do bahia, apesar de ter mantido a base do ano passado, esta muito mais fortalecido em 2012. a chegada de falcao foi essencial para o crescimento do time que ganhou em ofensividade, personalidade e organizacao tatica.
vale a pena destacar a fase avassaladora do meia gabriel (da base), e do atacante souza ( o atacante do brasil na temporada).
acho que esse time do bahia tem tudo pra ficar entre os dez primeiros no campeonato brasileiro dse 2012.