quarta-feira, 4 de junho de 2014

GRUPO D - Uruguai, Costa Rica, Inglaterra e Itália

Grupo D. O autêntico Grupo da Morte. Aqui é onde o filho chora e o Mundo inteiro vê. A composição desse grupo leva três seleções que já foram campeãs da Copa. A parte mais interessante vem agora: Daqui possivelmente sairá o adversário do Brasil nas quartas-de-final.

Há o choque entre seleções tradicionais, duras na queda e detentoras de 7 títulos ao todo. Serão partidas muito interessantes e todos tem o dever cívico de acompanhar esse grupo de perto.

A primeira regra para definir quem vai às oitavas passa pela moribunda Costa Rica. Quem realmente quiser seguir vivo na Copa tem a obrigação de vencer seu duelo com essa seleção. A explicação é simples: a Costa Rica perto dessas outras tem nível parecido de um time participante da Copa Kaiser (tradicional torneio de futebol amador).

É um tanto óbvio que quem conseguir a proeza de não vencer a Costa Rica, vai acabar eliminado. Mas há outro detalhe: o saldo de gols. Não basta ganhar da Costa Rica. Tem que enfiar uma tonelada de gols. 5, 6, 8, infinitos gols. Afinal, dada a dificuldade que Itália, Inglaterra e Uruguai terão nos confrontos entre si, o saldo de gols pode ser determinante para classificar às oitavas.

O Uruguai, protagonista do tal Maracanazzo em 1950 que lhe valeu seu segundo título, tem um time extremamente encardido. O espírito aguerrido não se confunde com seguidos chutões e botinadas. Basta lembrar que a Celeste terminou em 4º lugar na Copa em 2010 e conquistou a Copa América em 2011.

Falemos da qualidade dessa equipe. Sobra experiência já que o Uruguai manteve parte considerável do elenco participante das campanhas mencionadas acima. Qualidade também não falta. Óscar Tabárez montou uma equipe bem equilibrada que se defende com decência e trata a pelota com respeito na frente.

A defesa conta com Godín, ótimo zagueiro e parceiro do Miranda no Atlético de Madrid, além de Lugano. Há também jogadores versáteis que podem auxiliar a volância como Maxi Pereira e Álvaro Pereira. Entretanto, os principais destaques dessa equipe não vivem grande momento. O trio formado por Forlán, Suárez e Cavani preocupa. Forlán, veterano, não está no seus melhores dias. Suárez fez uma temporada espetacular com o Liverpool mas ainda se recupera de lesão. Já Cavani foi bem na França embora tenha vivido à sombra de Ibrahimovic no Paris Saint-Germain. 

Bom, se todos estiverem 100%, o Uruguai tem boas chances de fazer um belo fuzuê nesse grupo.

Enquanto isso, a Itália chega para essa Copa em uma eterna reformulação e ainda em busca de reencontrar sua identidade perdida em 2006, ano do seu tetracampeonato. Em 2010, conseguiu ser eliminada ainda na fase de grupos. Detalhe: não era um grupo com dificuldade semelhante a este. Sucumbiu diante de Paraguai, Nova Zelândia e Eslovênia. Simplesmente ridículo.

Mas chegou 2014. Ano novo, Copa nova e alguns velhos conhecidos. Um repertório de veteranos e demais jogadores na casa dos 30 vem ao Brasil tentar recolocar a Itália nos eixos neste Mundial. No gol, Buffon segue titular absoluto. A defesa conta com uma trinca de zagueiros da Juventus: Barzagli, Bonucci e Chiellini. A meia-cancha terá os marcadores De Rossi e Thiago Motta (brasileiro naturalizado italiano) e Pirlo para organizar o rodízio de pancadas e distribuir a redonda pelo campo, além de ser peça fundamental na bola parada. No ataque, a esperança se resume a Balotelli. 

Resumindo, a Itália sempre leva pra Copa um time experiente que joga um futebol mais pegado, de marcação mais firme. Só que esse ano a Azzurra está refém de seus volantes. Não há um meia como era Totti, que fazia o elo com o ataque decentemente. Sequer há um segundo atacante mais espertinho que quebre um galho e ajude na armação. Fato é que o setor ofensivo italiano vive uma entressafra. Não há nessa geração atletas que podem gerar alguma euforia na torcida e preocupação nos adversários.

Portanto, a Itália chega com camisa, tradição, marcação, Balotelli e pronta para um deus-nos-acuda miserável para não repetir o vexame da Copa passada.

Para apimentar o caldeirão do bloco D, temos a Inglaterra.

O futebol inglês rivaliza com o espanhol qual é o mais bacana de ser ver no momento. A Terra da Rainha proporciona uma rivalidade e uma concentração financeira que deixa a Premier League mais interessante. Em La Liga, tudo acaba se resumindo a Barcelona e Real Madrid, salvo uma ou duas vezes na década quando surge um Atlético de Madrid da vida a mudar esse cenário previsível.

Mas vamos ao que interessa. A Inglaterra tem um time muito bom e muito equilibrado. Há alguma deficiência nos flancos e alguma incerteza com relação à zaga. No entanto, do meio pra frente é um time a se observar com carinho.

Os veteranos e excelentes meias Gerrard e Lampard terão a ajuda de uma meninada bem disposta na organização do meio-campo, como Wilshere e Milner. O ataque fica sob responsabilidade de Rooney, claro. Felizmente, dessa vez o dublê de Shrek terá Sterling e Sturridge, dupla de avantes do Liverpool, para auxiliá-lo com a devida competência.

O English Team certamente será um páreo duro como sempre foi. Um time bem consciente na ocupação dos espaços com saída rápida para o ataque. 

Levo em conta uma série de pequenos fatores para dar meu palpite. Não creio que o Uruguai vá repetir a excelente forma que apresentou 4 anos atrás. Além disso, a condição física duvidosa de Forlán e Suárez e a qualidade questionável de seus suplentes não me fazem crer que a Celeste tumultuará as bancas de apostas. Também duvido que a Itália repetirá o desempenho medonho da última Copa. Um fracasso retumbante é perdoável, já o segundo em sequência me soa demasiado surreal. Por fim, a Inglaterra tem um time mais arredondado, um ataque explosivo e costuma ser figurinha carimbada nos mata-matas.


PALPITE
1º - Inglaterra
2º - Itália

Clique para ver os outros grupos:

Não esqueça de seguir o blog do Twitter: @botecoesportivo
E de curtir a página no Facebook: facebook.com/obotecoesportivo

5 comentários:

  1. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=692533600812659&set=a.469528476446507.1073741825.100001680772386&type=1&theater

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=692533600812659&set=a.469528476446507.1073741825.100001680772386&type=1&theater

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=692533600812659&set=a.469528476446507.1073741825.100001680772386&type=1&theater

    ResponderExcluir
  4. Perdeu a oportunidade de ficar calado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dia 20.06 você chega a essa conclusão? Acho que quem perdeu a oportunidade de ficar quieto foi você.

      Excluir