terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Obsessão

A Copa Libertadores é a febre de todos os clubes sul-americanos. No entanto, a cobiça é tanta que muitos clubes depositam nela sua razão de viver. Reconquistá-la remete ao prazer único de ser o dono da América Latina, de ir ao Mundial medir forças com o campeão europeu, à soberba no papo de bar. Um sentimento doce e sublime de uma glória que perdura ao longo dos tempos. Conquistá-la é o objetivo de quem busca conhecer essa sensação. E na obsessão pela glória eterna, perdem a cabeça. O Corinthians se encaixa justamente aqui.

O Timão sofre a sina de ser o único time grande de São Paulo que ainda não conquistou o campeonato mais importante da América. Com isso, a cada participação do clube no torneio, aumentam as expectativas em torno daquilo que pode ser o maior marco em sua história. Feito mais marcante, talvez, que o título paulista de 77, para os saudosistas. E a cada fracasso aumenta o desejo em tê-lo.

Após a eliminação para o Flamengo em 2010, em pleno Pacaembu, e o "Tolimazzo" em 2011, novamente o Corinthians está classificado para a sonhada Copa. Para tentar realizar o sonho do título, manteve a base campeã brasileira e não trouxe nenhum reforço de peso. Estratégia ousada.

Porém, não acredito que 2012 seja o ano da redenção corinthiana no torneio. E baseio minha opinião em três linhas básicas de argumentação: concorrência/elenco, vivência do clube e ansiedade. 

Sabe-se que a Libertadores é um torneio bastante atípico que permite o time mais aguerrido bater a equipe mais técnica, até aí nenhuma novidade. Porém, não vejo o conjunto do Corinthians melhor que os demais postulantes brasileiros ao título. Em comparação com Fluminense, Santos e Inter, vejo o Timão um degrau abaixo, mesmo tendo um time muito bom.

Notem que eu utilizei a expressão "time" e não "elenco". Não considero o elenco do Corinthians essa maravilha como gostam de pintar. Considero apenas o ataque um diferencial. No mais, elenco numeroso que tem lá sua qualidade, mas nada de espetacular. Ou Morais, Moradei e Vitor Júnior são ótimo reservas que seriam titulares em qualquer equipe do país? Nenhum deles substitui Alex, Danilo, Willian ou quem quer que seja à altura. O rendimento do time sempre cai consideravelmente quando perde uns dois titulares, disparidade que não deveria ficar tão evidente. 

A partir do elenco faço o gancho com a ansiedade. Embora conte com jogadores vividos, somente três jogadores do atual grupo sabem o que é conquistar a América: Alex, Danilo e Fabio Santos. Ou seja, por mais experientes que sejam, a ansiedade pode tomar conta de quem não venceu o torneio ou não está habituado a disputá-lo.

E quando digo "vivência do clube" é a forma como a equipe disputa a Libertadores. Da atual edição, Santos e Inter realmente respiram a alma da Copa, da postura em campo até o apoio da torcida. Vasco e Flamengo já a conquistaram e esperam reacender a chama do torneio em seus adeptos. Já Fluminense e Corinthians se desesperam a cada edição seja em campo, seja nas arquibancadas. Sequer é incomum as manifestações impacientes da torcida logo no intervalo. 

Por mais que a Libertadores exija atenção diferenciada, não pode ser tratada como o anel do "Senhor dos Anéis". Pregar aqui a tranquilidade seria dizer o cúmulo do óbvio. Não se trata de calma. É ter em mente que disposição e atenção são as chaves para o sucesso. Nunca que uma Libertadores será tranquila. "Libertar" a América é guerra. Cruzar a América Latina requer nervos de aço contra todo tipo de adversário: estádios precários, torcida rente ao campo, juízes pressionados, pedradas no ônibus...

Para mim, o segredo para suportar tudo isso é simples: manter o foco, a atenção. Reverter o nervosismo da situação em oportunidades de gol e marcar bem o adversário. Em todas as eliminações do Corinthians, principalmente as derrotas no Pacaembu, ou o nervosismo tomou conta ou faltou atenção. Tô mentindo? Resta esperar para saber se o Timão finalmente aprendeu a lição.






4 comentários:

  1. Gabriel,
    bom texto. E muito do que disse concordo com você. Principalmente na parte que diz que não se pode ter a libertadores como único e sagrado objetivo.

    Sobre o timão, vejo que o elenco, se não é o ideal, também é longe de não ser. Falta sim mais jogadores para se montar um elenco mais técnico e por que não mais forte, a diferença entre os titulares e os reservas é bem acentuada. Mas vale ressaltar que nenhum clube do Brasil consegue alinhar esse tipo de problema. O Fluminense montou um bom elenco, resta saber se dentro de campo vai funcionar, até por que é uma competição curta e para nós é no primeiro semestre. Sem contar que em céu de muitas estrelas é comum algumas serem apagadas...
    Também não vejo o Vasco em situação muito diferente a do timão.
    Sobre o Santos faço uma pergunta: Será que é só eu que não vejo o peixe como aquilo tudo que a mídia coloca? Tudo bem, tem Neymar, mas e o resto? Ganso???, Helano???.... o peixe continua com uma zaga fraca, e seus principais jogadores a tempos não vem jogando nada, para ser mais exato logo depois do título da libertadores, será que é só eu que vejo isso??? e olha que não se reforçou em nada...
    Flamengo e Inter vão ser as incógnitas, não me atrevo a dizer que nem que sim e nem que não...
    Libertadores é tiro curto, pressão. Claro que um elenco bom faz diferença, mas em mata-mata isso nem sempre é a solução. Mas entendo que os brazucas são os favoritos, basta saber se dentro de campo realmente vão ser...

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cleber, sobre o Santos: O miolo de zaga eu acho bom. Dracena, Durval e Bruno Rodrigo, para mim, são bons zagueiros. As laterais, de fato, não são lá aquelas coisas. Mas o meio-campo e o ataque são ótimos. Henrique e Ibson (não voltou bem, é verdade) seriam titularíssimos em qualquer time brasileiro. O ataque tem Renteria e Alan Kardec, que também dão um banho em muito atacante titular de time grande por aí.

    De todos, considero o Inter o mais perigoso e o Santos o mais favorito. O Vasco, mesmo mantendo a base e tendo um bom 11 inicial, não deve ter vida longa (mas todo mundo disse isso no Brasileirão, então, vai saber...). Agora, Flamengo é Flamengo, né. É capaz de operar um milagre com a mesma competência de protagonizar vexames. Vamos ver...

    ResponderExcluir
  3. [PARTE 1]
    Primeiramente te parabenizo pelo nome do blog, pela mudança do layout (esse sim combina, pq aqueles livros... tava até parecendo q vc falaria do mundo jurídico...rs) e pelo texto mais uma vez bem escrito.

    Apesar de concordar inteiramente com os dois últimos parágrafos, em outros pontos a divergência prevaleceu.

    Timão: ansiedade e nervosismo sempre atrapalham, mas vejo o time mais calejado, em razão da maioria do elenco ter 25 anos ou mais; muitos jogadores terem participado da libertadores em 2010; em 2011, a maioria esteve na libertadores, na semi (Palmeiras, partida única decidida nos pênaltis, sendo a torcida do principal rival em maior número devido o mando de jogo) e finais (Santos) do Paulista, campeonatos em que saíram derrotados, e na campanha do pentacampeonato brasileiro. Título este, que deixa a torcida mais confiante e paciente com o time e, em especial, com o goleiro J. Cesar e o técnico Tite; vale lembrar q, diferente do ano passado quando o desempenho foi muito aquém de qq expectativa, na eliminação de 2010 a torcida soube reconhecer o esforço e o time saiu de campo aplaudido.
    Importante lembrar tb q, na época do Dualib, o amadorismo reinava e toda semana tinha alguma polêmica envolvendo jogadores, comissão técnica, torcida ou dirigentes (como tem ocorrido no Palmeiras nestes últimos anos), enfim, o extracampo atrapalhava muito, contribuindo generosamente para exaltar mais ainda os ânimos, explodindo a fúria da torcida a cada fracasso na obsessiva busca da taça libertadores
    Quanto ao elenco corinthiano, concordo q não seja nenhuma maravilha, mas, como o time titular inteiro foi mantido assim como os principais reservas, o entrosamento tende a se aperfeiçoar; além disso, se esses jogadores foram capazes de ganhar o campeonato brasileiro (considero seu nível técnico superior ao da libertadores), por que não acreditar q sejam capazes de faturar a tão sonhada taça? Ainda tem os novos contratados (que qualificaram a suplência), dos quais devem ser inscritos o goleiro Cássio, o meia V. Júnior e o centroavante Élton. Claro que esses, juntamente com os demais reservas, não são ótimos nem seriam titulares em qq time do país, porém, com exceção do fraco lateral-esquerdo Ramon (já que Morais e Moradei não fazem mais parte do grupo), não são jogadores que geram desespero na torcida, além de muitos exercerem mais de uma função tática, facilitando o trabalho do treinador. Tem tb o Adriano, que mesmo não se podendo esperar muito dele, acredito que dificilmente ele consiga a proeza de ter um desempenho pior do que o apresentado em 2011.
    Por fim, mesmo não tendo um elenco espetacular, vejo este grupo melhor ou, no mínimo, mais equilibrado do que o de seus concorrentes brasileiros.

    ResponderExcluir
  4. [parte 2]
    Inter: os goleiros têm mostrado instabilidade, não tem nenhum goleador que possa substituir o L. Damião, a não ser que o Gilberto surpreenda; jogadores experientes estão rendendo bem abaixo do que eram capazes em outros tempos (Renan, Índio, Bolívar, Tinga e Guiñazu); o zagueiro titular Juan foi vendido; e há a possibilidade do D'alessandro sair. Dorival Jr. participará de sua primeira libertadores como treinador, além disso, é conhecido por armar ofensivamente seus times, fatores q podem ser complicadores para o Inter no torneio.

    Flamengo: Léo Moura não tem rendido como antigamente; tem ótimo goleiro, mas a zaga não passa nenhuma confiança; tem bons volantes (em 2011 sofreram com suspensões e contusões); Bottinelli tem que mostrar capacidade de substituir o T. Neves e assumir a titularidade; R. Gaúcho tem enganado mais do que jogado; Deivid é o único goleador, mesmo assim é mais lembrado pelos incríveis gols perdidos; os problemas de relacionamento entre técnico, jogadores e dirigentes, e os salários atrasados podem contribuir para um fiasco anunciado, havendo grande chance de V. Love nem participar da Libertadores.

    Vasco: F. Prass é muito bom goleiro; Rodolfo tem q mostrar q pode ser o companheiro de zaga do Dedé; a lateral esquerda foi o grande problema do time em 2011, chegou T. Feltri q é uma incógnita; no meio de campo, tem o E. Costa que ano passado ficou mais no departamento médico, J. Pernambucano e Felipe que, apesar de serem ótimos, têm idade avançada e não jogam muitos jogos, Bernardo só joga bem quando não começa jogando, D. Souza some às vezes, Rômulo é ótimo volante; no ataque, Éder Luis é importante, Alecsandro tem sido muito instável; o meia Abelairas e o atacante C. Tenorio , recém contratados, são incógnitas. A manutenção dos principais jogadores, a boa campanha em 2011 e a experiência na Copa sulamericana são pontos positivos.

    Santos: Rafael é muito bom goleiro; a zaga é boa em jogadas aéreas, porém é muito lenta; Léo é bom ofensivamente, mas deixa muitos espaços nas costas, além disso, a idade pode pesar; na lateral direita, Fucile talvez será o dono da posição; Arouca e Adriano são muito bons volantes; Henrique, Elano, Ibson e PH Ganso, são bons jogadores, mas, estão devendo muito; no ataque, Rentería e Alan Kardec são bons reservas para o goleador Borges e o craque Neymar, que a cada ano (cada vez mais experiente)tem mostrado um futebol bem superior aos demais colegas sulamericanos. M. Ramalho é ótimo treinador, experiente e vencedor. Vejo como uma boa equipe, com carências na reserva e com um meio de campo que tem se mostrado bem inferior ao seu potencial, o que tem sobrecarregado Neymar, que deveria ser o diferencial do time, mas ultimamente tem mostrado como principal e quase única jogada: tocar a bola para ele e ver no que vai dar. Além disso, praticamente não contratou.

    Fluminense: tem bom goleiro; a zaga é o ponto fraco do time; na direita, saiu Mariano e chegou Bruno q se destacou no Figueirense ano passado. Os volantes tiveram a chegada de Jean, q tem qualidade; meias, perderam o voluntarioso Marquinhos mas ganharam, e muito, com as chegadas de Wagner e T. Neves, tem ainda o Deco, bom jogador mas q sofre constantemente com contusões, e as apostas, Lanzini e W. Nem. No ataque, tem muito bons jogadores como Fred, R. Sóbis e R. Moura, e ainda tem Araújo e Martinuccio que ainda estão devendo. O técnico Abel Braga é experiente e já ganhou uma Libertadores, além disso conseguiu arrancar de sua equipe, na reta final do camp. brasileiro de 2011, um espírito aguerrido, de forte marcação e de eficiência no ataque. Time q melhor se reforçou para a competição; no papel, vejo como aquele que tem o melhor elenco e, por isso, terá que administrar as possíveis vaidades dos atletas. Vejo seu elenco como pouco superior ao do Corinthians, mas este leva vantagem no entrosamento.

    Essas são minhas considerações sobre os brasileiros na Liberta 2012, agora vamos ver qdo a bola rolar.

    PS: foi mal, me empolguei...rs

    ResponderExcluir