sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Quem irá ao Super Bowl?

É comum a cara de espanto, aquela sobrancelha cerrada das pessoas ao ouvirem a expressão "acompanho/gosto/acho divertido futebol americano" que logo replicam com dois comentários padrão: 1º - "Ai, é muito violento, só tem pancadaria". E aquele que explica o anterior: "Eu não entendo nada daquilo. Não sei o que acontece para que seja tão empolgante ver tanta pancada".

Pronto. Na cabeça de quem curte o futebol americano (NFL) a discussão está encerrada. Não entende, logo, não sabe qual é a graça. Não, não vou fazer apologia ao esporte tampouco me arriscar a esclarecer suas intrincadas regras*, até porque comecei a acompanhar há pouco tempo (aproximadamente uns 2 anos). Vou me limitar a dizer que o campeonato atingiu o seu ápice e, realmente, o momento de querer entender do assunto é agora.

Em suma, os times são divididos em duas Conferências (AFC e NFC), jogam uma temporada regular e os melhores se classificam para o mata-mata final (playoffs). Os campeões de cada Conferência se enfrentam naquele evento mundialmente famoso chamado SUPER BOWL.

Neste fim de semana (domingo, para ser mais exato) ocorrem as finais de cada Conferência. Pela AFC, o campeão sairá do confronto entre Baltimore Ravens x New England Patriots. Jogo rápido: O destaque de Baltimore é sua defesa e atuação aguerrida da equipe como um todo. (Obs: Para quem assistiu ao filme "Um Sonho Possível", o protagonista Michael Oher joga neste time). Do lado dos Patriots, o favoritismo. O time é muito forte, especialmente no ataque, e conta com um quarterback genial, Tom Brady. Sim, é o marido da modelo Gisele Bündchen. Com 4 Super Bowls disputados e 3 títulos, na minha opinião, é disparado o melhor QB em atividade.

Já do lado da NFC, temos o confronto entre San Francisco 49ers x New York Giants. Os 49ers vem de um triunfo épico sobre o New Orleans Saints e, a exemplo dos Ravens, também apostam na forte defesa para avançar. Do outro lado, os Giants tem Eli Manning. O QB irmão de outra lenda da NFL, Peyton Manning (Indianapolis Colts), brilhou nas duas primeiras partidas dos playoffs e cresceu na fase mais importante do torneio. Vale destacar que ele foi um dos grandes responsáveis pela zebra da semana passada ao eliminar, com atuação convincente, os favoritíssimos e atuais campeões Green Bay Packers.

Curiosamente, pode ocorrer uma revanche do Super Bowl XLII (2008), no qual os Giants, liderados por Eli Manning, venceram os Patriots de Tom Brady, que até ali contabilizava 3 taças em 3 Bowls disputados. E, sinceramente, é o meu palpite.

Então, cara "meia-dúzia" que acompanha a bola oval, qual é o seu palpite?


* Seria impossível eu trazer todas as regras do jogo. Há um manual bastante interessante no blog do Everaldo Marques, da ESPN (http://espn.estadao.com.br/everaldomarques/post/162319_ENTENDA+E+REPASSE+AOS+AMIGOS+AS+REGRAS+BASICAS+DA+NFL). Contudo, para instigar quem gostaria de acompanhar e ter preguiça de ler o manual, farei um breve resumo.

Os times tiram cara-ou-coroa para decidirem quem começa (pode-se escolher entre retornar ou chutar a bola). Supondo que a partida inicie com um touchback (quando a bola chega/ultrapassa a ending zone adversária) o ataque iniciará sua jornada a partir da marca de 20 jardas do seu campo de defesa e terá 3 jogadas para percorrer o mínimo de 10 jardas. Se na primeira (1st down) alcança 4 jardas, a segunda (2nd down) será para 6 jardas, e assim por diante até a ending zone adversária. Caso a equipe consiga superar as 10 jardas, terá novas 3 jogadas para mais 10 jardas a contar de onde o ataque chegar/for parado.

Geralmente, quando não se consegue completar as 10 jardas, a 4ª jogada é o chute para devolver a bola ao adversário (punt). Entretanto, há determinadas situações de jogo na qual a equipe opta por tentar novamente alcançar as jardas que necessita para um novo 1st down. Se falhar, o adversário vai sair com a bola no local onde a jogada encerrou.

Os touchdowns (chegar até a ending zone do adversário) conferem 6 pontos ao ataque, que terá direito a um lance extra. Pode ser um chute (+1 ponto) ou uma nova jogada para tentar um "novo TD" que dá mais 2 pontos ao ataque.

Mal explicando, é isso. É o básico do básico. Acompanhem as transmissões do domingo e comecem a se familiarizar com o jogo. Em duas, três partidas, fica mais fácil compreender o que acontece e, garanto, é bem divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário