terça-feira, 1 de maio de 2012

Análise de Elenco - Portuguesa

Na sequência da seção 'Análise de Elenco', falemos do time que encantou e decepcionou o Brasil em questão de meses. Campeã da Série-B ano passado, a Portuguesa ganhou o apelido de "Barcelusa" pelo ótimo futebol apresentado na campanha do título. Um futebol ofensivo, repleto de tabelas, gols...

Mas veio 2012 e, inexplicavelmente - nem tanto assim, talvez - o futebol envolvente desapareceu. Com a saída de peças importantes, a Lusa não repôs o elenco com qualidade e surpreendentemente terminou rebaixada no Paulistão-12.

A queda culminou com o afastamento de alguns atletas do elenco sob a estranha alegação de "falta de comprometimento" (que nesta análise serão considerados integrantes, para efeito de eventual reaproveitamento) e na saída de Jorginho (embora este tenha pedido as contas). Em suma, céu nebuloso pelos lados do Canindé. Vamos radiografar o elenco para verificar até onde pode a Lusa se superar neste Brasileirão:


GOLEIROS - Weverton, Tom, Rodrigo Calaça - Problemas. Weverton é muito bom goleiro. Um dos grandes destaques do time campeão ano passado, Weverton chegou a barrar o emprestado Bruno, hoje titular do Palmeiras. Está envolvido em uma polêmica atualmente. Por ter assinado um pré-contrato com o Atlético-PR, foi afastado alguns jogos em razão da negociação. Rodrigo Calaça entrou e foi um fiasco. Falhou constantemente, não passou segurança alguma e Jorginho voltou com Weverton à posição. Não se sabe se conseguirá a anulação do pré-contrato e permanecer na Lusa. A única certeza é que se sair, é necessário contratar com urgência.

ZAGUEIROS - Diego, Rogério, Renato, Leandro Silva, Gustavo - Limitados. Gustavo, afastado, viria como bom reforço para o setor. A experiência de quem foi coadjuvante em Palmeiras, Cruzeiro, Vasco e Botafogo poderia ser de grande valia para a Lusa. Rogério viveu bom momento ao lado de Mateus, negociado com o Cruzeiro. Não é técnico como o antigo parceiro mas, ao meu ver, não deve para outros zagueiros médios de "time grande". Joga sério e com raça. Costuma aparecer bem nas bolas aéreas. Renato, criado nas bases do Corinthians, após alguns empréstimos chega à Lusa para ganhar, finalmente, uma boa sequência de jogos. Muito jovem, mas bem regular, ainda tem muito a evoluir. Diego e Leandro Silva fecham o setor.

LATERAIS - Luis Ricardo, Ivan, Marcelo Cordeiro, Raí, Alê - Luis Ricardo era atacante, fazia lá seus golzinhos, mas se encontrou na lateral. Sem brincadeira, considero-o um dos melhores do Brasil. Não faz feio na marcação, ainda que não seja seu forte, apoia com qualidade e velocidade. Bom jogador! Marcelo Cordeiro é outro que me agrada bastante. Rápido e habilidoso, é arma para contra-ataques e tramas ofensivas. Pelo estilo, também peca na marcação. Ao meu ver é outro bom jogador que sempre ficou à sombra de outros um tanto melhores. Kleber no Inter, Cortez no Botafogo são dois exemplos de laterais-esquerdos acima da média que ofuscavam o rendimento de Cordeiro. Enquanto ele se recupera de lesão, Raí atua no setor e não tem ido mal não. Ivan, jovem da base, é opção para o lugar de Luis Ricardo.

VOLANTES - Guilherme, Léo Silva, Bruninho, Wilson Matias, Boquita - Regulares. A cabeça-de-área tornou-se um problema após a saída de Ferdinando e Ademir Sopa. Léo Silva não repete as boas atuações dos citados. Boquita, ex-Corinthians, é versátil. Pode jogar mais recuado ou mais avançado na meia. Particularmente, não o considero mau jogador. Contudo, apesar do bom chute, erra muitos passes. Wilson Matias chegou do Inter após a queda para no Paulistão. Depois da passagem apagada pelo Colorado, Wilson ainda se adapta à Lusa e não tem feito más partidas. Melhorou a qualidade da marcação e do passe na meia cancha. Guilherme é alvo da cobiça do Timão. Fez uma ótima temporada 2011, assim como toda a equipe. Bem na marcação e no apoio, tem boa presença física e distribui bem o jogo.

MEIAS - Henrique, Maylson, Jean Mota, Michael, Diego Souza - Três atletas estão dentre os afastados. Diego Souza, aquele ex-Palmeiras; Michael, também ex-Palmeiras e Santos, que pode atuar na lateral inclusive; e Maylson, meia promissor ex-Grêmio. Contesto a qualidade e o rendimento de Diego Souza. Agora, Michael pela polivalência e Maylson pela habilidade e velocidade poderiam trazer mais-valia ao grupo. Dos efetivamente aproveitáveis sobrou Henrique. Cria da própria base de Lusa, é um meia interessante. Rápido, habilidoso e bastante participativo. Boa arma para abrir brechas na defesa adversária.

ATACANTE - Vandinho, Rodriguinho, Ananias, Ricardo Jesus, Wilson Junior - Vandinho está entre os afastados. No currículo, empréstimos apagados por São Paulo e Flamengo. A fama de matador fica escondida diante de tantos clubes que já visitou. Ao que parece, ou tem problemas de adaptação ou é ruim mesmo. Ananias é o motorzinho do ataque. Pode atuar mais recuado e jogar como Henrique. Ricardo Jesus foi o 3º artilheiro da Série-B em 2011 pela Ponte Preta. Contratado para ser o homem-gol da Lusa, o centroavante é um tanto irregular. É capaz de fazer dois gols no jogo e desperdiçar outras dezenas. Rodriguinho, segundo atacante e ex-Fluminense, fecha o setor.

TÉCNICO - Geninho - Campeão Brasileiro em 2001 com o Atlético-PR. Eis o feito da carreira do experiente treinador. Experiência. Isso é tudo que Geninho tem a oferecer para uma Lusa em crise. Médio. Não banca o 'Professor Pardal' mas está longe de ser um estrategista nato. Desde 2004 tem uma média de dirigir 2 clubes por ano. Nem sempre pelo bom trabalho. Invariavelmente por não mais conseguir bons resultados. Pelas circunstâncias, é possível que Geninho possa organizar a Portuguesa, porém, não há material humano que o faça traçar grandes planos. Ou seja, se não fizer milagre, está com a corda no pescoço.

ANÁLISE GERAL - É bem verdade que a Lusa 2012 mudou consideravelmente em relação à Barcelusa 2011. As saídas de Mateus, Marco Antonio e Edno aliadas à falta de planejamento da diretoria em trazer reforços de qualidade começaram a render prejuízos logo no primeiro semestre. O elenco tem alguns valores individuais, principalmente nas laterais, ao meu ver. Falta mais pegada no meio, mais um meia de criação e outro matador que seja opção a Ricardo Jesus. A chegada de Geninho às vésperas do Brasileirão não é de todo animador. O time será montado às pressas e a base de muita pressão.

RESULTADO - Se no Paulistão não foi capaz de ficar entre os 8 melhores, como esperar algo melhor na principal competição do país? A inesperada queda no estadual, a saída de Jorginho e as ameaças a Guilherme compõem o turbulento cenário que Candinho, novo diretor de futebol, e Geninho terão que contornar para manter a Lusa na Série-A. Ou seja, brigará feio para não cair.


Um comentário:

  1. Olá prezado Gabriel Casaqui.

    Li o seu comentário em meu Blog http://diario-lusitano.blogspot.com.br e vim conferir a analise da minha querida Rubro-verde.

    É bem isso mesmo. Destaco também um outro atacante que chega da base lusitana. Diego. O jogador é alto, e logo cabeceia muito bem.É sem dúvida uma aposta para o decorrer da temporada.

    Candinho é um homem sério e veem para restruturar a parte da academia de futebol. Acredito veementemente no seu trabalho e deposito minhas fichas nele.

    Outra alusão. Rodriguinho ainda não ganhou uma sequencia de jogos com a camisa rubro-Verde. Se destacou no viçe Campeonato Paulista pelo Santo André e foi ao Fluminense.

    Fez boas partidas na temporada 2011 e chegou para ocupar o lugar de Edno. Considero um ótimo jogador, pelas pontas cria jogadas e é empenhado na movimentação. Deveria ter mais chances.

    No mais. Parabenizo pela matéria e desde já agradeço pelo contacto. É sempre bom ver jornalistas entrando no mundo do Canindé. A Portuguesa merece isso!!!

    Abraços. Atenciosamente Pedro Teixeira.

    ResponderExcluir