terça-feira, 15 de maio de 2012

Análise de Elenco - São Paulo

Semana decisiva em nosso espaço "Análise de Elenco"! Faltam apenas 3 equipes e 5 dias para o início do tão aguardado Campeonato Brasileiro.

Hoje temos pela frente o São Paulo Futebol Clube, seis vezes campeão nacional. Sob a batuta de Leão, a equipe fez uma boa primeira fase do Paulistão e caiu diante do poderoso Santos. Na Copa do Brasil, segue vivo, e encara o Goiás nas quartas-de-final do torneio. Embora tenha passado por bons apuros na fase anterior contra a Ponte Preta.

Ultimamente, viveu algumas polêmicas no elenco com o afastamento de Paulo Miranda, e tem sofrido com o departamento médico um tanto congestionado. No entanto, crise é palavra proibida pelos lados do Morumbi. Na busca pelo hepta e pelo título inédito da Copa do Brasil, vamos tentar medir a força do elenco tricolor para 2012:


GOLEIROS - Rogério Ceni, Denis, Leo, Leonardo - Lesionado, o líder, capitão, goleiro e artilheiro Rogério Ceni desfalca a equipe até julho/agosto, ou seja, meia temporada longe da meta Tricolor. Mesmo às vésperas da aposentadoria, Rogério ainda esbanja qualidade. A experiência sob as traves ainda é crucial em seu posicionamento e segurança. Sua qualidade com os pés também é notória. Não somente pelos gols, mas pela reposição rápida e precisa da bola. Invariavelmente contra-ataques saem de seus pés. Contudo, resta saber como voltará da grave lesão no ombro. Denis herdou a condição de titular respaldado por boas atuações quando exigido. Porém, alternou grandes intervenções com falhas grotescas. Não demonstra insegurança, mas deixou a torcida com um pé atrás, especialmente após a falha contra o Santos, na semi-final do Paulistão. Que fique claro que Denis não é mau goleiro. Há muito a evoluir e pode até vir a suceder Ceni. Entretanto, precisa ser mais regular e assustar menos.

LATERAIS - Douglas, Piris, Cortez, Henrique Miranda - O ponto fraco da equipe há alguns anos. Para esta temporada chegaram Douglas e Piris. O paraguaio veio com a pompa de ter feito atuações razoáveis pelo Cerro Porteño ao marcar Neymar. De fato, não é dos melhores apoiadores. Só que defensivamente também não é lá essas coisas. É esforçado e só. Deixa muitas brechas pelo setor e nem sempre é efetivo nos desarmes. Douglas, ex-Goiás, entrou na equipe recentemente e agradou. Rápido, tornou-se boa opção à frente. Atrás, também peca na marcação. Mas é mais útil que o rival de posição. O lado esquerdo tem dono: Cortez, ex-Botafogo, chegou e tomou conta do setor. Encheu os olhos da torcida com sua disposição física, chegada ao ataque e presença defensiva. É mais regular atrás, ainda que o ataque seja sua vocação. Ao meu ver, não é ainda aquele Cortez do Botafogo, falta produzir mais ofensivamente, criar chances mais claras de gol. Porém já fez a torcida tricolor esquecer a péssima passagem de Juan no clube. Obs: O garoto Henrique Miranda, promessa da base, é pouco aproveitado, vive cercado de convocações e deixa o São Paulo sem um bom reserva imediato, obrigando o time a improvisar.

ZAGUEIROS - Rhodolfo, Paulo Miranda, Edson Silva, João Filipe, Luiz Eduardo - Setor regular. Rhodolfo está anos-luz acima dos companheiros. Alto, rápido, firme no desarme e no jogo aéreo e um dos líderes do time. É o pilar da zaga. O problema é encontrar um parceiro. Edson Silva, ex-Figueirense, começou a temporada, mostrou segurança, seriedade e bom posicionamento inclusive ofensivo. É mais troncudo, menos ágil, rebatedor. Perdeu espaço para Paulo Miranda, que se mostrou um desastre. Estabanado, posiciona-se mal consequentemente marca mal e acaba cometendo faltas e pênaltis desnecessários. Cartões infantis também vão no pacote. Foi afastado, reintegrado e deve voltar a assombrar a torcida. João Filipe caiu em desgraça com Leão após o fraco desempenho no clássico com o Corinthians. Na minha opinião, opção razoável. Alto e rápido, poderia ser mais útil não fossem as trapalhadas no posicionamento e na saída de jogo. 

VOLANTES - Wellington, Fabrício, Denílson, Rodrigo Caio, Casemiro - Wellington começou bem a temporada e era um dos mais regulares do time. Contudo, sofreu uma séria lesão no joelho e é baixa certa para o decorrer da temporada. Um leão na marcação, precisa aprimorar a saída de jogo, principalmente o passe. Denílson está de malas prontas para voltar ao Arsenal. Não teve um bom 2011 mas nesta temporada subiu de produção e supriu a ausência de Wellington com competência. Fabrício chegou e praticamente não jogou. Constantemente lesionado, era para ser sinônimo de raça e liderança no meio-campo tricolor, carente de pegada. Rodrigo Caio é jovem e mostrou ter qualidade na marcação. Entretanto, precisa ganhar mais massa e experiência para se tornar um verdadeiro coadjuvante no elenco. Casemiro vive uma relação de amor e ódio com a torcida. Qualidade indiscutível com a bola nos pés e disposição discutível em campo. Visão de jogo apurada, lançamentos precisos e alguma displicência na marcação e na composição defensiva. Se jogasse com um pouco mais de garra, teria condições de ser tornar ídolo.

MEIAS - Lucas, Cícero, Cañete, Maicon, Jadson - Lucas dispensa apresentações. O status de segunda grande promessa do futebol brasileiro é justa. Habilidoso, rápido, voluntarioso. Abusado. A bem da verdade Lucas também tem abusado da habilidade e muitas vezes passa por fominha. Por jogar na direita entrando em diagonal pelo meio, precisa aprimorar a perna esquerda, que lhe deixa na mão em algumas tramas ofensivas. Cícero foi a grata surpresa da temporada. Ora mais avançado ora mais recuado, Cícero é o ponto de equilíbrio do meio-campo. Bom no apoio e na marcação, eficiente na distribuição do jogo e opção para bolas paradas. Maicon, ex-Figueirense, pouco apareceu. Deveria fazer função parecida com a de Cícero pela direita mas por não ter a mesma qualidade, perdeu espaço e virou opção. Cañete é outro que está no estaleiro desde quando chegou em 2011 e não se sabe como voltará. A julgar pelo que mostrou no Boca, pode ser útil e boa opção a Lucas, pois também faz o estilo rápido-habilidoso na articulação do ataque. Por fim, Jadson. Contratado para ser o sonhado meia que a torcida há anos aguardava, Jadson ainda busca ritmo de jogo. Na base das bolas paradas, já é o principal assistente do time. Entretanto, não conseguiu justificar o alto investimento. Com atuações regulares, Jadson parece tímido na armação das jogadas. Ainda não acertou o ponto certo entre cadenciar e acelerar o jogo. Sem seu toque refinado, o São Paulo sobrecarrega Lucas e Cícero, além de exagerar nas investidas em velocidade de Fernandinho. Ou seja, Jadson precisa adaptar-se o quanto antes ao time pois veio para ser o cérebro do ataque tricolor.

ATACANTES - Luis Fabiano, Fernandinho, Osvaldo, Willian José, Rafinha, Ademílson - Luis Fabiano. Recuperado das lesões, Luis Fabiano voltou! Continua o mesmo matador implacável que estamos acostumados. Com a mesma garra que o consagrou, Fabuloso assumiu a condição de capitão e segue infernizando as zagas com seus dribles curtos e finalizações precisas. Fernandinho é o homem da velocidade. Ao meu ver, rápido, habilidoso e pouco inteligente. É boa opção, mas muitas vezes corre demais, repete a velha jogada na linha de fundo e desperdiça bons contra-ataques. Osvaldo, reserva velocista, é um "Fernandinho destro". Willian José, embora mais limitado, fez um bom Paulistão no lugar de Luis Fabiano e anotou 11 gols. Pode não ser uma Brastemp mas mostrou ser bom reserva. Completam o grupo os garotos Rafinha e Ademilson. Aliás, Ademilson é tido como grande promessa para o ataque e em breve pode começar a ter mais chances no ataque tricolor.

TÉCNICO - Emerson Leão - Ultrapassado, obsoleto, motivador, teimoso. É possível encontrar infinitos adjetivos a Emerson Leão. Merece destaque que, mesmo após o grande período longe dos campos, foi novamente o grande responsável pelo resgate do São Paulo. Abalou o grupo e fez com que o time fosse novamente vibrante em campo. Conseguiu armar um São Paulo rápido e mortal no ataque. Contudo, precisa encaixar Jadson na equipe de um modo em que o meia consiga render o esperado. Outro ponto crítico em seu trabalho é o sistema defensivo. A zaga já não é lá essas coisas, sem um sistema de marcação no meio decente, a defesa mostra-se bastante vulnerável.

ANÁLISE GERAL - O elenco é bom. No entanto, o time é regular. É instável demais. Sem Jadson, a organização ofensiva fica capenga. Lucas e Fernandinho nas pontas dão velocidade, criam boas jogadas mas, algumas vezes, são individualistas demais. Como dito, o sistema defensivo é frouxo. É pouco pegador, talvez em razão das lesões que acometeram os principais marcadores do grupo. As laterais, pelas características de Cortez e Douglas, abrem pequenas avenidas para os adversários explorarem. Em linhas gerais, o ataque é ótimo, mas a defesa é bastante frágil.  

RESULTADO - Para ganhar o Campeonato Brasileiro é preciso um bom time e um bom elenco. A irregularidade do São Paulo pode minar suas pretensões como ocorreu nas temporadas anteriores. Todavia, com Leão no comando, se superar as limitações defensivas, pode esperar algo mais esta temporada. Ao meu ver, a falta de pegada no meio-campo vai sabotar o time. Por isso, arrisco dizer que a Libertadores é o destino tricolor em 2012.

2 comentários:

  1. Concordo....

    o SPFC....tem um dos melhores times do brasileirao no papel...mas falta aquela pitade de sal pra dar o toque final....acho que essa pitada é o Jadson se adaptando e a volta de alguns jogadores como o RC e Wellington....Mas ai vem o problema da zaga...coloco que o PILAR Rhodolfo pode ser negociado nessa janela...a Juve ja vem demonstrando interesse nele,entao acredito que a diretoria tera que mecher os dedinhos para ir atras de mais um zagueiro....completando eu vi em alguns lugares que o SPFC esta atras do volante Sandro Silva(nao sei se é bom)....concluindo...para ser campeão tem que mecher algumas coisas...

    ResponderExcluir
  2. Minha opinião pessoal sobre alguns pontos:

    Acho o elenco bom e com grandes chances de ficar entre os primeiros do Brasileirão 2012.

    Já que estamos com problemas para definir uma boa dupla de zaga e os laterais Cortez e Douglas (espero t...itular) são melhores no apoio ao ataque, seria uma boa opção voltar o vitorioso 3-5-2, pelo menos acho que não custa nada tentar.

    Também acho necessario aguardar, pois agora temos janela aberta para novas tranferencias e veremos a possibilidade de alguns jogadores ser negociados e outros chegar.

    VAMOS SÃO PAULO!!! VAMOS SÃO PAULO!!! VAMOS SER CAMPEÃO!!!!

    ResponderExcluir