quinta-feira, 24 de julho de 2014

La Copa de todas las Copas

Tão indefectível quanto meu portunhol é o fato desta Libertadores ser a mais surreal desde, pelo menos, 1992, tendo-se em conta a ampla pesquisa realizada pelo renomado Centro de Pesquisa e Estatística do Impedimento.

Embora ausentes a Rede OM Brasil, o Criciúma e Marcelo Bielsa, a Libertadores-2014 cativa por oferecer seus louros a um campeão inédito já em sede de semifinal. Vale dizer que nenhuma das quatro equipes havia chegado tão longe de modo que o vice terá um novo marco histórico a superar. 

Essas semifinais seguiram a política democrática da Conmebol em angariar novos sócios para seu clube de campeões. Com isso em mente, sentam-se à mesa de Justus a altitude boliviana, o Nacional Querido, o Papa e um uruguaio que não é nem Nacional, nem Peñarol. 

Confesso que nunca imaginei estar diante de uma competição na qual gostaria de ver os quatro campeões.

Bom, chega de papo furado. Terça e quarta foram disputados os jogos de ida. Se liguem no que rolou:


NACIONAL QUERIDO 2 x 0 DEFENSOR - Nada pode ser mais querido que o Nacional. Desde que debutou no mata-mata os paraguaios sorveram-se fartamente na fonte da copeirice. Tanto, mas tanto, que podem sonhar alto com o título. Nem mesmo a parada para a Copa foi capaz de abalar o excelente momento da defesa nacionalófila. Azar dos Violetas, pois o Nacional, como se não bastasse o busão Foz-Ciudad del Este estar devidamente estacionado em frente a área, soube ajustar seus ponteiros lá na frente. Prova disso é a vitória por 2 a 0 ter custado barato ao Defensor. Apesar da penca de gols perdidos, essa vantagem pode ser suficiente para levar o Nacional à final. 

Contudo, do outro lado tem uma equipe que já deu aula magna de artes cênicas ao fingir-se de morta e enganar o coveiro diante do The Strongest. Naquela ocasião deu-se exatamente o mesmo. Derrota lá por dois gols, devolução do resultado em casa, com a tomada da vaga nos pênaltis. O bom ataque violeta deu tilt nesta partida. De Arrascaeta esteve um pouco abaixo. Gedoz, o mais lúcido da equipe, carimbou a trave mas não teve forças para carregar outros 10 companheiros. Nem o talismã Nico Oliveira diminuiu a contagem. 

Não mudo meu palpite (Defensor), mas a consistência defensiva nacionalófila me fazem crer que já errei.


SAN LORENZO 5 x 0 BOLÍVAR - É possível afirmar com alguma segurança que a última equipe que abriu 5 ou mais gols na semifinal acabou campeã do torneio então em disputa. Em termos de Libertadores não dá para se cravar tal prognóstico, no entanto, podemos descer do muro com certo conforto e dizer o que salta aos olhos: O Papa está na final. 

Na busca de explicações para o atropelamento, fico com a versão extra-oficial emitida pela assessoria de imprensa do Sumo Pontífice a qual sugere que Seo Chico realizou uma novena excepcional ao longo daqueles 90 minutos, aparentemente com evidentes segundas intenções.

Goleadas, principalmente a essa altura do campeonato, ao meu ver, devem ser analisadas isoladamente uma vez que não se trata de praxe corriqueira. Todavia, não tem como não olhar para esse resultado, checar os demais convidados para esta festa VIP e ponderar que pode ter sido um sinal divino de atendimento aos pedidos de Francisco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário