terça-feira, 9 de outubro de 2012

A conta vai fechar?

Faltam exatamente 10 rodadas para acabar o Brasileirão e a apreensão já toma conta da turma da degola. Se para Figueirense e Atlético Goianiense tudo indica que só um milagre pode livrar as equipes da rebaixamento, torcedores do Sport e do Palmeiras pegam calculadoras e renovam as esperanças para seguir na divisão principal do Brasileirão.

O Coritiba (32 pontos) está 5 pontos acima do Sport e 6 de vantagem sobre o Palmeiras. Ou seja, duas rodadas perfeitas podem livrar tanto o Leão como o Verdão. No entanto, para quem teve um desempenho bastante insatisfatório ao longo do campeonato torna-se uma missão impossível alcançar alguma regularidade em alto nível na reta final do torneio. 

De fato, 5-6 pontos dentro de 30 a serem disputados não parecem tanto. Porém, sempre bom lembrar que todos os times, principalmente a galera ameaçada, irão oscilar. Resumo da ópera, quem hoje olha a tabela e sonha com duas rodadas perfeitas, amanhã corre o risco de acordar e ter que torcer para duas ou três combinações favoráveis restando bem menos campeonato pela frente.

Claro que o fantasma do rebaixamento pode trazer companhia. Como a Ponte Preta, por exemplo, apenas 2 pontos a mais que o Coxa. Ou até a Lusa, hoje com 36 pontos. Mas para deixar a postagem mais enxuta, vou focar no trio e julgar que apenas um escapará. 

Abaixo, simulei minha reta final desses três times:


CORITIBA - perde do Palmeiras (fora), ganha do Bahia (casa), ganha do Náutico (casa), perde do Grêmio (fora), perde do Fluminense (fora), empata com o Atlético-MG (casa), perde do Corinthians (fora), empata com o Vasco (casa), perde do Cruzeiro (fora), ganha do Figueirense (casa). TOTAL: 11 pontos em 10 jogos.

SPORT - empata com Grêmio (casa), perde do Atlético-MG (fora), ganha da Ponte Preta (casa), empata com o Atlético-GO (fora), empata com o São Paulo (casa), perde do Vasco (fora), perde do Figueirense (fora), empata com o Botafogo (casa), perde do Fluminense (casa), perde do Náutico (fora). TOTAL: 7 pontos em 10 jogos.

PALMEIRAS - ganha do Coritiba (casa), empata com Náutico (fora), empata com Bahia (fora), empata com Cruzeiro (casa), perde do Inter (fora), ganha do Botafogo (casa), perde do Fluminense (casa), empata com Flamengo (fora), ganha do Atlético-GO (casa), perde do Santos (fora). TOTAL: 13 pontos em 10 jogos.


Assim, meu final de Brasileirão teria Coritiba com 43 pontos, Sport com 34 pontos e Palmeiras com 39 pontos.

Pelo menos futebol não é conta exata. Como sua conta fecha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário