domingo, 7 de outubro de 2012

Messi 2 x 2 Cristiano Ronaldo

Barcelona e Real Madrid. Em qualquer lista de grandes times da atualidade, os eternos rivais sempre encabeçam qualquer início de resposta. Com relação aos melhores jogadores, algo semelhante ocorre. Messi, indiscutívelmente em primeiro, e logo depois Cristiano Ronaldo. Aí vem Xavi, Iniesta, Benzema, Di María e por aí vai. No clássico espanhol de hoje, ambos fizeram jus aos holofotes que recebem.

Nem sempre o equilíbrio prevalece nas partidas entre Barça e Real. A história recente mostra uma superioridade avassaladora dos catalães sobre os merengues. No entanto, nota-se que nos últimos duelos o Real Madrid tem conseguido ao menos equilibrar forças com o rival. 

Na partida de hoje, ficou provado porque se diz "o Barcelona de Messi" e o "Real Madrid de Cristiano Ronaldo". Ambos projetam seu futebol de uma forma esplêndida. No Camp Nou, empate por 2 a 2 com gols somente marcados pelos craques. 

São espetaculares. Provavelmente, Messi é o melhor jogador que já vi. Melhor que Ronaldo ou Romário. Ainda que eu defenda algum tipo de critério objetivo para determinar quem são os melhores de todos os tempos como se pudesse existir uma espécie de escala, Messi é incrível. Suas arrancadas, passes e arremates precisos seja com a bola rolando ou parada desafiam leis físicas e metafísicas.

Cristiano Ronaldo é veloz, habilidoso e, ao meu ver, tem um quê mais matador que o argentino. Gosto do seu estilo, embora não o veja melhor que a dupla brasileira mencionada. Por explorar demais sua imagem, ostentar alguma soberba, ganha a antipatia de alguns críticos. Mas é inegável que joga muita bola. Enquanto o português traduz seu talento em gols, gols e mais gols, eventualmente um passe aqui, uma jogada ali, Messi faz do conjunto da obra sua maior propaganda.

Não quero levantar aqui a bandeira em prol de um em detrimento de outro. Pode-se preferir um ao outro, sugerir que um esteja um patamar acima. Como eu mesmo acho que Messi realmente é "mais craque" que Cristiano Ronaldo. Contudo, amar um não implica em odiar o concorrente. 

Essa pressão da imprensa em idolatrar Messi e, invariavelmente, desmerecer o futebol do português sob um tosco argumento de que o gajo seria mais um "fruto do marketing" do que do futebol me parece um tanto injusta uma vez que Cristiano Ronaldo é o principal nome de uma das principais equipes do Mundo e justifica tal investimento.

Nesta tarde, o futebol me brindou com 90 minutos de uma rivalidade de excelente nível técnico. De equipes, de atletas e até de ideologias. Vi dois dos melhores jogadores que já acompanhei mostrarem do que são capazes. A única coisa que espero depois disso tudo é que continue assim e, se possível, com ambos em campo por muito tempo.

2 comentários:

  1. Gosto de ambos, assim como gosto de mtos jogadores do Real Madrid, embora não goste do time...Sérgio Ramos é um zagueiro (prefiro ele assim do que como lateral) fantástico. Xabi Alonso, em dupla com Busquets, são imbatíveis na seleção.
    Mas Messí é Messí. Melhor jogador que já vi jogar e o melhor do mundo de todos os tempos. Pelé que se foda. Neymala?! Nem chega perto.
    Vejo só uma diferença entre o Barcelona de Messí e o Real Madrid de Cristiano Ronaldo: o Barcelona não joga em função do Messí como o Real Madrid em função do Cristiano Ronaldo, mto embora depois da saída do Pep o Leo tenha ficado mais preso lá na frente (porém, como pudemos ver ontem, foi só ele começar a sair da área que o Barcelona começou a jogar e criar perigo).
    O que está sendo uma grande merda na Espanha é a arbitragem. Os critérios do juiz de ontem (que não expulsou Xabi Alonso e alguns minutos depois Sergio Busquets, que cometeram faltas idênticas para amarelo já tendo o primeiro e não receberam), assim como em outros jogos...saudades de Iturralde González e José Medina Cantalejo no apito...
    Ah, vale ressaltar tb o grito pela Independência aos 17m14s (referência ao ano de 1714, com o massacre catalão em 11 de setembro daquele ano)...foi fantástico, ainda mais logo depois daquele mosaico com a bandeira da Catalunya!!!

    ResponderExcluir
  2. Jogo muito bom com os dois melhores jogadores do mundo, sem dúvida. Cada um mostrando suas características, brindando os amantes do futebol.

    Ainda continuo com minha opinião: Cristiano Ronaldo é um craque completo, mas Messi é gênio.

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir