sexta-feira, 9 de maio de 2014

Libertadores Vorazes

Venho falar da Libertadores. Das batalhas travadas pelos campos espalhados pela América do Sul não se tira nenhuma conclusão após o término desses primeiros 90 minutos, senão uma: é uma Libertadores especial.

Já havíamos alertado quanto à edição sui generis desse ano, todavia, é certo que depois dos jogos de ida desta semana aumenta-se a expectativa em relação a termos uma semi-final com representantes de países que há muito não lembram o que é erguer La Copa.

Há, sim, certa efervescência sobre a concreta possibilidade de paraguaios, uruguaios e até bolivianos conquistarem o título.

Observem:


NACIONAL 1 x 0 ARSENAL DE SARANDÍ - O Nacional Querido ficou todo assanhado com a primeira participação nos mata-matas da Libertadores! Em casa, bateu o Arsenal, também debutante nessa guerra campal pós-grupos por 1 a 0, gol de Orué. Um placar magro para ambos. Os paraguaios mereciam melhor sorte, uma vitória mais elástica. Criaram um bom punhado de oportunidades tendo inclusive desperdiçado um pênalti. Pelo lado argentino houve também um bocado de investidas nos contra-ataques que poderiam ter culminado no providencial empate. A partida de volta na Argentina será outra prova de fogo ao copeirismo de ambos. Enquanto o Nacional Querido resguarda-se na vantagem do empate, Martín Palermo terá de ministrar uma aula magna de Libertadores para que seu Arsenal siga vivo na Copa e não seja outra vítima paraguaia, né, Vélez?


ATLÉTICO NACIONAL 0 x 2 DEFENSOR - O jogo mais alucinante e atraente das quartas-de-final teve um resultado improvável. Mais que improvável, implacável. A Libertadores tem dessas coisas. Em uma partida que o Atlético Nacional atacou impiedosamente, foi vitimado por dois contra-ataques mortais que podem ter que custado a eliminação. Era sabido que são dois times leves, com dois-três jogadores de frente que tratam a redonda com o devido respeito. Pelo lado cafetero, Cárdenas, Cardona e Duque espezinharam o quanto puderam a defesa uruguaia. Fechadinho, o ferrolho uruguaio só ameaçou no primeiro tempo em dois tiros perigosos do brasileiro Gedoz. De Arrascaeta não estava em um dia inspirado. Já a segunda etapa foi toda colombiana. A trave foi sua maior traiçoeira impedindo dois tentos. E em duas escapadas, o ataque violeta foi letal. Pais, de cabeça, e Olivera (depois de receber, tropeçar, cair, levantar e chutar) deram ao Defensor o privilégio de até perder o jogo de volta em casa por um gol de diferença.


SAN LORENZO 1 x 0 CRUZEIRO - Na conta do chá, Los de Papa venceram o Cruzeiro por 1 a 0. Novamente é possível colocar o triunfo na conta da benção papal ou no fator casa, pois o ataque propriamente dito não merece predicados de destaque. Apesar de controlarem boa parte do jogo, pouco ameaçaram Fábio. Nas três grandes chances, uma entrou e as outras duas pararam no arqueiro da Raposa. Bipolar como de praxe, o Cruzeiro dá outra dose cavalar de sopa para o azar. Pouco incisivo e alterando os seguidos erros em cada contra-ataque com alguma frouxidão na marcação. O placar é reversível. Contudo, cautela. Assim também era para o Grêmio.


LANÚS 1 x 1 BOLÍVAR - Catarse na Bolívia. O Lanús, sob a batuta de Schelotto, começou em cima dos visitantes ciente de que teria que vencer para não ter que passar por maiores infortúnios na altitude de La Paz. Abriram o placar logo aos 7 minutos com Benítez, mas pararam por aí. O Bolívar foi se soltando e novamente mostrou qualidade no desenrolar do jogo. Sofreu alguma pressão, porém administrou com a sabedoria de quem sabe que pode reverter o prejuízo em sua casa, alguns milhões de pés acima do nível do mar. Lá pelos quarenta e acréscimos, sabe-se-lá-o-que passou pela cabeça do meia Ferreira. Pegou a bola e, provavelmente com intuito de isolá-la longe o bastante para que o árbitro encerrasse logo a peleja depois do tiro de meta, mandou um canudo de longe. O tirambaço foi certeiro no gol. Marchesín, bom goleiro, ainda chega a tocá-la sem nada interferir seu destino. Sim, amigos, a Bolívia está perto de emplacar um dos seus entre os 4 melhores do continente.


Pelo panorama apresentado, o Brasil (leia-se Cruzeiro) não merece levar o título mais uma vez, ainda que isso custe um feito inédito na história da competição. Nosso representante sequer merece persistir na competição pelo que se prontificou a jogar ao longo do torneio. 

A invasão argentina nas quartas, com 3 times, tem entre eles o San Lorenzo. Seria bacana ver banda do Papa libertadora da América. Porém, foram os hermanos os últimos a erguerem o trofeu antes da hegemonia brasileira (Estudiantes, 2009).

Os últimos triunfos de Paraguai e Uruguai vieram, respectivamente, com o Olímpia em 2002 e Nacional no longínquo ano de 1988. Colombianos ainda se recordam do feito do Once Caldas em 2004. Bolivianos? Zero conquistas.

Finalmente uma Libertadores realmente imprevisível!

Semana que vem saem os semifinalistas. Depois disso, parada para a Copa do Mundo. Que pena.

- Curtam a página no Facebook: www.facebook.com/obotecoesportivo
- Siga o blog no twitter: @botecoesportivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário