sexta-feira, 2 de maio de 2014

Era uma vez na América

2014. Há pouco perdemos Luciano do Valle. E a Morte parece ter retornado de sua hibernação disposta a ceifar mais algumas vidas pelos campos da América Latina. Como vimos, Lanús x Bolívar já estavam certos nas quartas-de-final. Mas ainda restavam pelejas a serem disputadas América Latina adentro.

Sem Boca, sem River, mas 3 argentinos nas quartas. Apenas 2 campeões dentre os 8 classificados, as quatro melhores campanhas da primeira fase já eliminadas, somente um brasileiro. Não tem jeito: essa Libertadores é a mais imprevisível e surreal dos últimos anos.

VÉLEZ SARSFIELD 2 x 2 NACIONAL - Debutante na segunda fase da Libertadores, o Nacional Querido plagiou La Puente Negra e protagonizou a maior zebra dessa edição. A magra vitória conquistada no Paraguai permitia que o Nacional jogasse pelo empate em solo hermano. E assim foi. O Vélez pressionou de todas as formas, mas esbarrou no bem postado time paraguaio. Defendia com garra e buscava prender a bola no ataque para gastar o precioso tempo. Nos quinze minutos finais o jogo pegou fogo. Os argentinos abrem o placar aos 29. Quatro minutos depois, o Nacional iguala de pênalti. Com um jogador a menos, o Vélez anota o segundo e ainda precisava de outro para avançar. Porém, no último lance, com outro atleta expulso e o goleiro no ataque para buscar o gol da classificação, os argentinos sofrem um contra-ataque letal que culminou no empate paraguaio e em mais uma eliminação precoce e, de certo modo, vexatória.


UNIÓN ESPAÑOLA 0 x 1 ARSENAL DE SARANDÍ - Unión Española e Arsenal fizeram um jogo bastante parelho. Um duelo muito interessante, principalmente pelos treinadores envolvidos. Sierra montou um time bem chato pelo lado chileno, só que não soube superar a própria bipolaridade tampouco explorar dignamente o fator casa. Já os argentinos esbanjaram raça e disposição, ou seja, o mínimo que se espera de uma equipe que tenha Martín Palermo na casamata. Braghieri, aos 21 da segunda etapa, fez um gol à feição dos bons tempos de seu treinador e garantiu a classificação argentina às quartas.


ATLÉTICO MINEIRO 1 x 1 ATLÉTICO NACIONAL - No confronto mais atrativo dessa fase em nossa análise, o Galo caiu no próprio Horto. Precisou de apenas 20 minutos para Fernandinho abrir o placar. Havia tempo de sobra para buscar reverter o marcador. Entretanto, faltou sorte e tranquilidade para superar os cafeteros que assustaram e obrigaram Victor a intervenções importantes novamente. Quando tudo parecia levar aos pênaltis ou ao segundo gol do Galo, no 43º minuto do segundo tempo, Cardona cruzou, Victor espalmou mal, para o meio, e deixou a bola na medida para Duque chegar empurrando para as redes e encerrar o sonho do bicampeonato. Tardelli, substituído, reclamou bastante de ter sido substituído. Levir sacou Fernandinho quando este fazia uma partida aceitável. Bom, parece claro que o técnico já inicia seu trabalho no Galo em crise e sob a desconfiança geral após tal atrito e eliminação.


DEFENSOR 2 x 0 THE STRONGEST - nos pênaltis: 4 a 2 para o Defensor. - A dupla De Arrascaeta e Gedoz segue impossível e ganhou um aliado na expedição pela América: Oliveira. Tinham uma missão ingrata de reverter a derrota por dois gols na altitude boliviana. Foi na segunda etapa que tudo aconteceu. De Arrascaeta recebeu, invadiu a área, driblou o goleiro e mandou para as redes. Menos de 5 minutos depois, Oliveira acertou belo chute de fora da área e igualou o placar agregado. Nas penalidades, 4 a 2 para os uruguaios e fim do sonho boliviano de ter outro representante nas quartas-de-final.


GRÊMIO 1 x 0 SAN LORENZO - nos pênaltis: 4 a 2 para o San Lorenzo - Só há um responsável pela classificação do San Lorenzo e esse alguém é Mario Bergoglio, vulgo Papa. O Grêmio foi muito superior, criou chances infinitas, pressionou, perdeu gols (Barcos, em noite terrível, perdeu duas grandes chances) e batia de frente na barreira invisível erguida pelo Sumo Pontífice alguns mil quilômetros pra lá do oceano. Em um momento de vacilo papal, Rodriguinho cruzou e a bola encontrou a cabeça de Dudu. Gol do Grêmio a pouco menos de 10 minutos do fim. Foi inevitável a decisão do destino de ambos parar na marca da cal. E aí, brilhou fé hermana. Barcos e Maxi Rodríguez pararam em Torrico, os argentinos converteram todos os tiros e avançam às quartas.

CERRO PORTEÑO 0 x 2 CRUZEIRO - Chiqui Arce flertou forte com as quartas. Muito forte. Uma pena que do outro lado estava o Cruzeiro. Ao longo da Libertadores, a Raposa se mostrou extremamente bipolar. Nessa fase não foi diferente. Não restava outra escolha ao Cruzeiro senão atacar. E ao Cerro, travar o jogo ao seu bel prazer. Lá pelos 32 do segundo tempo, os gandulas já gozando licença prêmio e tal, Bruno Rodrigo é expulso. Armou-se o cenário para mais um paraguaio nas quartas. Eis que a sorte resolve sorrir e solucionar o transtorno maldito que inexplicavelmente acomete o clube mineiro. Dedé, 3 minutos depois, acha um gol de cabeça e tumultua o final do jogo. O jogo de gato e rato havia se invertido a 10 minutos do fim. Então, devidamente atordoados e precisando do gol que levaria a disputa para os pênaltis, o Cerro se lançou ao ataque. Não apenas fracassou como viu Dagoberto dar o golpe de misericórdia aos 48 minutos e manter a Raposa no torneio.


QUARTAS DE FINAL:

DUELO: NACIONAL x ARSENAL DE SARANDÍ - O Nacional Querido surpreendeu pela luta e aplicação em campo. Defende-se com dedicação e o modo simplório como avança é revestido de alguma eficiência. O Arsenal é todo entrega e disposição. Longe de ser um time de primor técnico, aposta no principal ingrediente para triunfar na Copa: raça. 

PALPITE: ARSENAL

DUELO: ATLÉTICO NACIONAL x DEFENSOR - Disparado o melhor jogo dessas quartas-de-final. De um lado, Cardona e Cárdenas. Do outro, De Arrascaeta e o brasileiro Gedoz. Times que jogam para frente. Jogam e deixam jogar. Os meias trabalham bem, em que pese o ataque em si pecar constantemente nas finalizações. 

PALPITE: ATLÉTICO NACIONAL

DUELO: SAN LORENZO x CRUZEIRO - O instável e longe de ser confiável Cruzeiro sobrevive. Terá pela frente a dura parada de encarar um time literalmente abençoado. Óbvio que o time brasileiro é superior no elenco, na técnica, no papel, no tudo. Mas a Libertadores não admite tamanha bipolaridade com picos preocupantes de apatia. Se tiver aprendido a lição da fase de grupos e do susto das oitavas, avança. Não sei se será o bastante para brecar o poder da fé.

PALPITE: SAN LORENZO

DUELO: LANÚS x BOLÍVAR - Último boliviano vivo tem um time enjoado. Explora a altitude com competência e se mostra abusado fora dela. Foi líder do grupo do Flamengo, só pra lembrar. Tem pela frente o atual campeão da Sul-Americana que foi se encontrando no decorrer da competição. 

PALPITE: LANÚS

Nenhum comentário:

Postar um comentário