domingo, 8 de julho de 2012

O mito do Aranha

Invicto no UFC. Definitivamente o maior lutador peso por peso da história do MMA. Rápido, ágil, frio, preciso, perfeito. Há muitos outros adjetivos capazes de descrever Anderson Silva, "The Spider". Aos 37 anos, o Aranha consolida sua condição de ídolo nacional após vencer o duelo que parou Brasil e Estados Unidos. Em jogo? O orgulho.

Até a noite de ontem eram 14 vitórias seguidas com direito a 9 defesas de cinturão. No cartel, 9 nocautes, 3 finalizações, 2 vitórias por decisão unânime. Impecável. Esse é o cartão de visitas de Anderson Silva. Nem mesmo tal currículo foi capaz de impedir Chael Sonnen de destilar ácidas declarações contra Spider, sua família, e, sobretudo, o Brasil.

No evento UFC 117, em agosto de 2010, Sonnen chegou perto de quebrar a hegemonia de Spider. Foram 4 rounds e meio de luta no chão, Sonnen em cima, batendo, batendo e batendo enquanto Anderson Silva se defendia como dava. Até que encaixou um triângulo no final da luta e ganhou. Coisa de filme mesmo. O camarada apanhou, apanhou e no final foi e venceu com um golpe extremamente técnico e preciso.

Detalhe: o Aranha lutou com uma lesão na costela. E Sonnen caiu no anti-doping que acusou elevado índice de testosterona em seu corpo. Ou seja, Anderson não estava 100%, provavelmente Sonnen se apresentava acima do seu limite e nem assim conseguiu vencer. Pior, tampouco a humilhante derrota pôde ensinar Chael a ser minimamente humilde em suas palavras.

Não importa se o que Sonnen disse reflete seus reais pensamentos. Sequer dá para ter absoluta certeza de que o jogo de provocações acima do tolerável não foi fruto do marketing sobre a marca UFC. Fato é que a forma escolhida para promoção desta a luta ultrapassou todos os limites. A intimação pública entre os lutadores é aceitável. Taí o TUF BR que não me deixa mentir. A troca de farpas entre Wanderlei Silva e Vitor Belfort, ao meu ver, jamais descambou para ofensas gratuitas.

Aí um caboclo que foi finalizado no momento mais crítico de uma luta bate no peito e se diz melhor que o campeão só por ter dominado a maior parte do combate é de chorar de rir. Desmerecer todos os feitos de Anderson Silva, ofender sua família e fazer críticas pesadas ao Brasil fizeram a alegria de Dana White. Sim, os brasileiros compraram a briga e o pay-per-view. Agora é pessoal.

Só que a expressão "Luta do Século" está cada vez mais banalizada quando se trata de Anderson Silva. Foi assim ano passado contra Vitor Belfort. Um chute resolveu a parada. Sem susto, sem emoção. O nível que Spider alcançou - mesmo com idade relativamente alta - é insano.

Disposto a mudar o curso da história, Sonnen teve 5 minutos de fama. Levou a luta para o chão, tentou imobilizar Anderson buscou surrar o campeão mas esbarrou na frieza e consistência de sua defesa.

Já no segundo round, o vacilo no primeiro não se repetiria. Embora Sonnen buscasse a todo tempo derrubar Anderson, inexplicavelmente Spider recuava. Não só queria a luta em pé como nem se preocupava em subir a guarda.

Prestando bem atenção é como se Anderson Silva estivesse pouco se lixando se seria atingido. A confiança em sua apurada esquiva o permitia ficar atento somente nas tentativas de queda. Dito e feito. Sonnen caiu na armadilha.

Do nada, Sonnen arrisca uma cotovelada giratória (especialistas, há um nome técnico para isso?!) para esquiva perfeita de Spider. Abaixou o corpo e, numa fração de segundo, teve um tiquinho de sorte. Sonnen perde o equilíbrio e cai a polegadas de distância do mito. O Aranha se aproxima e desfere uma joelhada. Começa o castigo do campeão.

Sonnen tenta se defender e logo cai novamente. E tome surra. Cada soco desferido por Spider era dado com gosto, falando por toda uma nação apaixonada e ridicularizada perante o mundo. Não houve quem não  se imaginou ali, na pessoa de Anderson Silva, dando uma lição de respeito. Logo o sabor da vingança seria saboreado. Nocaute, fim de luta e orgulho restabelecido. Quem falar do Brasil já sabe o que vai ter.

Com o microfone em mãos, Spider deu outra surra em Chael, visivelmente humilhado e constrangido. Pediu aplausos para o norte-americano, botou panos quentes em todas as asneiras ditas e convidou Sonnen para um churrasco. Não era bem isso que os brasileiros queriam. Spider poderia ter repetido a má noite em que esnobou de Demian Maia e ter tirado uma com a cara de Sonnen. Mas tudo bem. O nocaute já estava de bom tamanho.

Sei lá quantas lutas mais Anderson Silva fará. Suponho que mais uma ou duas para encerrar sua carreira no auge e ostentar para sempre a condição de mito. No entanto, depois desse duelo, muito mais do que ter orgulho em ser brasileiro, definitivamente recebemos Anderson "The Spider" Silva em nosso rol de atletas amados incondicionalmente.

Um comentário:

  1. Ótimo texto, parabéns!

    Chupa Sonnen! Aqui é Corinthians...kkk

    ResponderExcluir