quinta-feira, 19 de abril de 2012

Esse deveria ser o Corinthians

Corinthians, Deportivo Táchira, Cruz Azul e Nacional (PAR). Desde o sorteio do grupo já se sabia que o Timão era nome certo nas oitavas-de-final da Libertadores. E, na despedida da primeira fase, o Corinthians surrou impiedosamente os venezuelanos do Táchira mostrando um futebol que destoou de tudo que apresentou neste primeiro semestre. O show encantou a torcida. Só espero que esta não tenha saído enganada.

6 a 0 são incontestáveis. Danilo abriu de cabeça escorando cruzamento sozinho da Silva na área. Paulinho e Liédson tabelaram todo o campo de ataque até o volante concluir como um autêntico centroavente. Jorge Henrique bateu cruzado e fez o 3º. Emerson fuzilou e anotou o 4º. Liedson perdeu pênalti, que aproveitou o rebote para aumentar para 5. E deu tempo para Douglas, em novo pênalti, fechar o placar. 

Uma goleada desse tamanho não exatamente demonstra como um time é forte. Ao meu ver, deixa muito mais claro como o adversário foi/é medíocre. No entanto, novamente os méritos de Tite e seus comandados estão reservados. Amplo domínio da partida, muita pegada, finalizações, variações, um espetáculo de partida. Realmente, a Libertadores é um sonho possível.

Contudo, esse comportamento agressivo no ataque bem como este aproveitamento absurdo não é a tônica do trabalho de Tite. Acostumado às magras, suadas, porém, seguras vitórias, a torcida viu hoje um Corinthians que há muito não via. É justamente por isso que o jogo de hoje não deve ser levado em conta para o mata-mata. 

Ganhou, valeu, 3 pontos, 2ª melhor campanha da primeira fase, uhu! Maravilha! Agora é esperar o adversário e voltar ao pragmatismo. Vai falar que vai ser diferente? Não estou defendendo a retranca, só que a natureza de Adenor não permitirá esta postura ousada. A equipe continuará firme no meio, sólida na defesa e comedida no ataque. Vai agredir no momento certo, sem exaltar-se ou sair em debandada sem planejamento. Tudo bonitinho, nos mínimos detalhes. Bola com fulano ali, que passa para o outro acolá e assim por diante.

O excesso de cautela pode ser o grande vilão de um mata-mata de Libertadores. Embora atue com segurança, sem sair da zona de conforto, o Timão de Tite sofre alguns preocupantes sustos. Na vitória contra o Cruz Azul a equipe vencia com tranquilidade os mexicanos por irrisórios 1 a 0 e quase levaram o empate aos 43 do segundo tempo. Percebem? 

É uma estabilidade esquizofrênica, pois a equipe domina o jogo todo e depois corre o risco de ter que chorar as mágoas no pós-jogo julgando-se azarada. Nas atuais circunstâncias, o Corinthians tem que sobrar nos quesitos competência e talento porque o aproveitamento da equipe não permite contar com o boi da sorte.

De uma vez por todas, ou o Corinthians adota postura semelhante a da partida de hoje para dominar o jogo e aproveitar as chances de gol ou então pode se preparar para voltar ao Playstation.



4 comentários:

  1. Eu concordo com o seu post em todos os pontos. O 6x0 foi incontestável? Foi. Não era mais do que obrigação em face de um time tão fraco e com um jogador a menos desde a metade do primeiro tempo.

    Entretanto esse jogo pode trazer um perigoso ingrediente que não tem rondado a equipe paulista: o famigerado "salto alto". O Táchira é muito fraco e o time teve problemas no jogo de ida. Nos dois confrontos com o Cruz Azul quase levou gol no fim da partida, e que se tivesse ocorrido a posição de líder do grupo se inverteria com a equipe mexicana.

    São 18 vitórias no ano e quase que 80% delas, ou mais, por diferença mínima e perigosa de 1 gol.

    O time deve se portar na defesa como tem feito, mas o ataque tem de dar mais resultado e tranquilidade ao elenco e também a torcida que pode ter se iludido com a partida de ontem.

    Este placar magro pode causar o ocorrido no ano de 2010: Derrota por 1x0 para o Flamengo no Rio e no jogo de ida; na volta vencia por 2x0 no primeiro tempo e sendo senhor do jogo, e um golzinho de Vagner Love derrubou o Corinthians.

    Em suma, é sim muito perigoso esse placar mínimo, no mata-mata muito mais. Que o Tite mantenha o ímpeto desta equipe e o moral elevados.

    ResponderExcluir
  2. A última vez que o Corinthians fez um resultado desses na "Era Tite", foi o 5 x 0 em cima do São Paulo, logo que o Campeonato Brasileiro de 2011 teve largada, se não me engano na 5ª ou 6ª rodada. Como disse o Casa, não é um resultado que reflita os demais, tanto que o Corinthians foi campeão desse msm Brasileirão vencendo a maioria de seus jogos por diferenças infímas de golos (isso pra não dizer que os placares foram sempre 1 x 0).

    O time do Tite está bonitinho, bem arrumado, com uma defesa sólida, um meio de campo bom e um ataque que, embora não tenha um desempenho espetacular todos os jogos, fraz golos e dá vitórias ao time. Tudo isso independente de quem jogue, titular ou reserva. O Tite conseguiu fazer algo mto bom no elenco do Corinthians e a disputa por posição está sendo algo tão saudável que até assusta (ontem quando o Emerson saiu de campo para a entrada do Willian, ambos deram um beijo no rosto um do outro. Pode ser a maio viadagem do mundo, mas mostra o amadurecimento e o nível que o time chegou).

    Quanto à Libertadores, vou ser sincero. Desde 2000, quando perdemos a semi para o Palmeiras, não vejo um time do Corinthians tão preparado e tão bem armado como este, o que não garante nada, evidentemente. Espero que leve, mas se não levar, o time continuará sendo forte e deve-se manter o trabalho do Tite, independente do que aconteça (viu só Casaqui, eu elogiando o Tite?!?! hahahaha).

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto... acrescento ainda que na primeira fase, ganhar com 1x0 ou 6x0 dá os mesmos 3 pontos. em mata-mata, a história muda... ir pra cima e abrir vantagem garante a classificação. Placares elásticos são quase impossíveis de reverter... o foco do time deve ser este.
    Márcio Souza

    ResponderExcluir
  4. Perfeita análise, realmente o Corinthians vem dando sustos ao vencer sempre por diferença minima, mas é preciso reconhecer que nos ultimos jogos, o time vem convertendo em gols as oportunidades criadas e isso é ótimo. Obviamente, a próxima fase é um outro campeonato, portanto, é necessário mudar a mentalidade. Achar sempre que um empate fora de casa é um ótimo resultado é errado. Fora de casa é sempre melhor fazer gols, mesmo que o time saia com derrota, fazendo gols, é o mais importante. Tomemos como exemplo a Liga dos Campeões: Bayern 2 x 1 Real e Chelsea 1 x 0 Barcelona.
    Na volta, o Real tem a tarefa mais "facil" que o Barcelona, já que um simples 1 x 0 basta para os merengues se classificarem ao passo que os catalães precisam vencer com dois gols de diferença para se classificarem sem depender da loteria que é a disputa de penaltis. Portanto, que o Timão mantenha essa pegada, mas sobretudo, aprimore a pontaria! VAI CORINTHIANS!

    ResponderExcluir