terça-feira, 17 de abril de 2012

A final está traçada.

Nesta terça tivemos o primeiro duelo das semi-finais da Champions League 11-12. Bayern de Munique e Real Madrid se enfrentaram no palco da decisão e os mandantes se deram melhor: 2-1. 

Por certo é o placar ideal para alimentar todas as expectativas possíveis para o jogo da volta. Enquanto os alemães jogam pelo empate, os merengues fizeram um golzinho precioso fora de casa o que permite avançar caso vença por um simples 1 a 0. 

Mourinho optou por um time mais conservador. Marcelo, infinitamente melhor que Coentrão, ficou no banco e entrou no lugar de Özil. Não colocou Kaká. E só colocou Higuaín na troca por Benzema. Sofreu o gol da derrota nos instantes finais, após uma pane geral da marcação e da defesa. 

Já o Bayern apostou no que tem de melhor. O meio compacto e a velocidade infernal de Robben e Ribéry deixaram o espanhóis no lucro após o revés por somente um gol de diferença. 

Sem ficar no muro, aposto em Real Madrid na final. E mais: contra o Barcelona.

Ao meu ver, Mourinho superestimou o Bayern. Não que não mereçam respeito. Óbvio que se trata de um grande time e conta com destaques da Seleção Alemã. Entendo que escalou bem, mas equivocou-se nas alterações e deu azar ao sofrer o gol no final. Pelas circunstâncias da partida, dificilmente vai errar novamente nas trocas. A começar por Marcelo titular.

Há de ressaltar ainda o leque ofensivo que Mourinho tem às mãos: Benzema, Cristiano Ronaldo, Dí Maria, Higuaín, Kaká, Özil. Um gol vai sair. Dois gols também não são nenhum absurdo. Ou seja, o fator casa pode garantir a força do ataque. Um ajuste aqui, outro ali, um pouco mais de competência acolá e basta a defesa cumprir minimamente seu papel que a viagem à Munique está garantida.

Contudo, baseio meu palpite em algo maior. Uma força "extra campo" que, infelizmente, pode interferir na disputa dentro das quatro linhas: o peso de uma final Barcelona x Real Madrid. 

O apelo de se ter uma final entre Bayern, que atuaria em casa, contra Barça ou Chelsea não teria o mesmo peso do clássico espanhol. Essa rivalidade anda tão à flor da pele ultimamente que o mundo anseia por esta final. O embate supremo entre o extraordinário Barcelona contra os eternos galáticos do Real Madrid. Quem não quer ver este jogo?

Posso estar errado? Sim. O Bayern pode vir e bater no Real novamente? Claro. O Chelsea pode se vingar da eliminação nas semi-finais de 2009, ora. Porém, vejo os astros - e os bastidores - ao lado do Real. E do Barça também.


Nenhum comentário:

Postar um comentário