sábado, 15 de fevereiro de 2014

Tensa tradição

Há quase cem anos é assim. A cidade para, o Estado todo volta sua atenção para o campo onde Corinthians e Palmeiras uma vez mais medirão forças e até o Brasil observa de soslaio o que vai sair daquele furdunço todo. É o que move o mundo. O futebol é feito desses grandes duelos entre rivais históricos. Amanhã não será diferente.

Parte da pimenta do primeiro dérbi de 2014, ano do centenário da ala verde do clássico, reside justamente na ascensão meteórica palestrina que escalou a Série B de bondinho e abre a temporada com 6 vitórias e 1 empate no Paulistão.

Verdade seja dita, o Palmeiras até agora só empurrou o bebum da ladeira. Até o Choque-Rei foi vencido com segurança digna de jogo treino. Mas é um time que prova a cada jogo que veio perturbar a paz dos rivais espalhados pelo território nacional.

Ainda sem contar com Bruno César, o Palmeiras vem com aqueles 11 rapazes que estão dando ao torcedor algum motivo para sorrir e sonhar. A fase é boa, a confiança está lá em cima e isso é completamente irrelevante quando a bola começar a rolar.

Principalmente porque do outro lado está o maior rival e, para piorar, em fase assumidamente desgraçada.

O Corinthians é a grande decepção do Paulistão até agora. Conseguiu a proeza de ostentar a última posição no seu grupo.O poderoso Botafogo de Ribeirão Preto perdeu dois jogos e lidera com honrosos 16 pontos. O Ituano chega em segundo com 12, enquanto XV de Piracicaba e o ousado Audax somam 10 pontos. Aí vem o Timão com SETE.

Não bastasse o terror no futebol, a torcida resolveu se organizar e ir ao CT fazer uma roda de oração e ministrar uma palestra de auto-ajuda. O resultado veio logo em seguida. Paulo André foi para a China e Pato trocado por Jadson. Sem contar Ibson que foi para a Itália e o Vasco que acolheu Douglas. Mas o bom futebol ainda não deu as caras.

São 5 jogos sem vitória. Sou daqueles que acreditam em ação dos astros às avessas. Creio naquelas máximas do tipo: "quanto mais se perde, mais próximo da vitória se está". É por isso que há uma razoável possibilidade de vitória alvinegra no dérbi.

É! Veja, Romarinho é carrasco do Palmeiras, Bruno Henrique e Jadson devem jogar. Guilherme vive bom momento, Ralf é um monstro na marcação. Até o Renato Augusto vai deixar o departamento médico por meia hora pra ajudar em campo! Si se puede! 

Bom, é amanhã. Possíveis consequências: 

- Um empate não vai manchar o bom retrospecto do Palmeiras, que será observado - e cobrado - bem de perto pelo universo inteiro esse ano. No mais, não deixará o Corinthians em estado pior ao que já se encontra.

- Vitória do Palmeiras: Palestrinos em êxtase embora cautelosos pois é só a primeira fase de um Paulistão momentaneamente modorrento, bando de loucos em desgraça.

- Vitória do Corinthians: Início da superação do Timão, bota a quinta marcha até o mata-mata e seja o que deus quiser. Palmeiras em retiro espiritual para contestar o que estava dando certo até 90 minutos antes.

Deve ser isso. Há uma grande expectativa de que tudo aconteça. Inclusive nada. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário