sexta-feira, 14 de março de 2014

A América pulsa

Finda a 3ª rodada da Libertadores e o panorama que se apresenta não é nada alentador a brasileiros, exceção feita a Atlético Mineiro.

Pelo bem da competição a maioria dos grupos buscaram manter uma organização semelhante à de uma suruba no escuro. Tentemos visualizar como a balbúrdia se apresenta no momento:


GRUPO 1 - 3 times repartem a liderança com 6 pontos. Bullying desumano sobre o Universitario, único time da Libertadores a não conseguir somar um maldito ponto sequer. Em primeiro, o The Strongest com 2 gols pró e somente mais um jogo na altitude de La Paz (justamente o último contra o Atlético Paranaense). Nesta rodada, enfiou 2 a 0 no segundo colocado, o sempre perigoso Vélez, que contabiliza 1 gol na conta e 2 jogos pendentes em sua cancha. E na espreita está o Furacão. Saldo zerado graças à vitória por 1 a 0 sobre o Universitario lá no Peru. Porém, terá os dois próximos jogos em casa. Si se puede.  

GRUPO 2 - O Botafogo foi apresentado à derrota pelo Independiente del Valle, no Equador. Por essas coisas que só acontecem ao Botafogo, a derrota por 2 a 1 não tirou a ponta do grupo dos cariocas. Porém, agora tem dupla companhia: os mesmos 4 pontos são contabilizados por equatorianos e pelo abençoado San Lorenzo, que empatou em casa contra a Unión Española e desperdiçou a chance de tomar a liderança do grupo. O caos está instaurado pois os lanternas chilenos somam 3 pontos. Para o Fogão só interessa vencer os dois próximos duelos consecutivos em casa para chegar confortável para a última rodada contra os argentinos em território hermano.

GRUPO 3 - Bater o olho na tábua de classificação do grupo 3 é achar curioso o Lanús ostentar a lanterna com 1 ponto conquistado. Não é surpreendente o Deportivo Cali ter imposto a segunda derrota seguida aos argentinos e assumido a liderança soberana com 6 pontos. Em segundo lugar vem o chileno O'Higgins que vacilou feio esta rodada. Vencia o famigerado Cerro Porteño por 2 a 0 mas permitiu o empate paraguaio. Agora, os chilenos tem 5 e paraguaios 4 pontos. 

GRUPO 4 - Nadando de braçada, o Atlético Mineiro lidera com 7 pontos e está seguro na primeira posição. É infinitamente superior aos rivais e já está virtualmente classificado. Trouxe do Paraguai um ponto contra o Nacional Querido e abriu 4 de vantagem para os últimos do grupo. O dito empate elevou o Nacional ao segundo lugar (4 pontos) superando o Independiente Santa Fé, que foi derrotado pelo Zamora e trouxe os venezuelanos de volta à Libertadores. Essa briga pela segunda vaga há de ser bem interessante.

GRUPO 5 - Para alegria do Galo, o Cruzeiro está em maus lençóis e corre risco de ficar fora. Por mais que tenha dois duelos em casa dos três restantes, importante considerar que, hoje, a Raposa estaria eliminada. Eis aqui um grupo no qual a classificação provavelmente virá pela análise do saldo de gols. Defensor e Universidad de Chile dividem a liderança com 6 pontos. Uruguaios em vantagem com 4 gols pró de saldo. A goleada sofrida ante o Cruzeiro deixa La U com preocupantes -2 gols em conta. Na rabeira, mineiros (+1) e Real Garcilaso (-3) com 3 pontos.

GRUPO 6 - O Grêmio só não está tão bem quanto o Atlético Mineiro posto habitar o grupo de morte e as circunstâncias o obrigarem a dormir com um olho fechado e outro bem aberto. Empatou em casa com o Newell's consolidando-se na ponta com 7 pontos. Nada mau. Só que os argentinos estão em segundo com 4 pontos e 3 gols na carteira. E o engraçadinho Atlético Nacional também tem 4 pontos embora esteja devendo dois gols. Eis que o Grêmio terá agora 2 jogos fora justamente contra os famintos rivais que distam protocolares 3 pontos ou, como preferirem, uma vitória. E o Nacional jogou fora dois pontos e a chance de iniciar uma revolução no grupo. Vencia os cafeteros lá na Colômbia por 2 a 0. Os mandantes jogaram toda a partida com um jogador a menos - graças a uma expulsão relâmpago - mas reagiram e Bocanegra fez os dois tentos que valeram o suado empate.

GRUPO 7 - O Flamengo parece ser o brasileiro em situação mais delicada. Empatou com o Bolívar no Maracanã. Lá, já havia vencido o Emelec. Portanto, 4 pontos em dois jogos em casa. Resta apenas um em três, logo, vai ter que buscar pontos América afora. (Ah, isso significa ter que capinar pontos na altitude). No mais, aquela derrota pouco pesou ao Emelec porque os equatorianos fizeram a lição de casa duas vezes e lideram com 6 pontos. Com os mesmos 4 pontos do Flamengo vem o León. No entanto, os mexicanos terão 2 duelos em casa dos três a serem feitos. E o Bolívar conquista seu 2º ponto sustentando a utopia de conseguir uma vaga.

GRUPO 8 - Por fim, o grupo mais chato da Libertadores. Santos Laguna lidera com 7 pontos. O Arsenal de Sarandí na cola com 6 pontos. Anos-luz atrás, Deportivo Anzoátegui tem 2 pontos e, pausa. O Nacional estar comendo o pão que o diabo amassou desde o sorteio pode ser consideravelmente aceitável. Entretanto, o Peñarol em um grupo desse ter somado apenas um ponto é a grande decepção da competição.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário