sexta-feira, 21 de março de 2014

Formigam as mãos

Finalizada a 4ª jornada da fase de grupos da Libertadores, muitas mãos iniciaram o processo de formigamento. Em breve virá a falta de ar e um certo desconforto no peito. Não, não é um ataque cardíaco. É a Libertadores a duas rodadas de definir seus classificados às oitavas-de-final.


GRUPO 1 - Atlético Paranaense e Vélez Sarfield assumiram a ponta com 9 pontos. Enquanto o Furacão deitou o porrete no Universitario novamente, os argentinos devolveram a derrota para os bolivianos e deixaram o The Strongest lá 3 pontos atrás. O Atlético não está garantido, mas a vantagem conforta. Bom que se lembre: agora recebe o Vélez e depois vai encarar a altitude. 

GRUPO 2 - Sofrimento e Botafogo, como separá-los? Impossível. A vitória apertada por 1 a 0 deixou os brasileiros na ponta com 7 pontos. Só que o Unión Española resolveu trollar o Sumo Pontífice. Os chilenos venceram o San Lorenzo por 1 a 0, subiram para segundo (6 pontos) e jogaram os argentinos para a lanterna fazendo certamente o Papa cometer alguns pecados verbais e outros tantos em pensamento. Tanto o San Lorenzo como o Independiente Del Valle somam 4 pontos e, sim, permanecem vivos. Obs: Se o Fogão derrotar os chilenos na próxima rodada carimba passaporte para as oitavas! Oremos.

GRUPO 3 - Qualquer coisa pode sair daqui. Em meio à confusão, o Cerro Porteño bateu o O'Higgins por 2 a 1, foi a 7 pontos e tomou a liderança. Já o Lanús lembrou que a Libertadores já havia começado e conquistou sua primeira vitória. Bateu o Deportivo Cali por 2 a 0 e ameaça postular uma vaga nas oitavas. Os colombianos permanecem na vice-liderança com 6, os chilenos ainda sustentam a terceira colocação com 5 e daí encostam os argentinos com 4. 

GRUPO 4 - O Atlético Mineiro segue tranquilo na liderança em que pese ter empatado em casa com o Nacional, do Paraguai. Os oito pontos dos mineiros contrastam os 5 dos paraguaios, que são vigiados de perto por Independiente Santa Fé e Zamora. Ambos empataram e foram a 4 pontos. 

GRUPO 5 - Aqui encontramos um brasileiro refém da Libertadores. Bom, inicia-se com a vitória da Universidad de Chile sobre o Real Garcilaso, lanterna com os mesmos 3 pontos desde a primeira rodada quando derrotou o Cruzeiro. O resultado fez os chilenos ostentarem 9 pontos e a liderança absoluta do bloco. Coube ao Defensor fazer as vezes de time uruguaio copeiro que se preze e botar a faca no pescoço dos brasileiros. Não bastasse a vitória na semana passada, os uruguaios assombraram o Mineirão na noite de ontem. Estava 2 a 0 para o Cruzeiro e tudo encaminhava para um término de jogo razoável para a Raposa. Mas o guri Gedoz e Zeballos, este no último suspiro de jogo, igualaram o marcador e deixou o Defensor com 3 preciosos pontos de vantagem. Defensor 7 x 4 Cruzeiro. O amargo empate sob vaias da torcida ao apito final pode sabotar a moral cruzeirense. Na próxima rodada, os mineiros vão visitar a La U, equipe goleada no Mineirão e certamente sedenta de vingança, enquanto os uruguaios vão até as alturas de Cusco. Vexame tupiniquim à vista.

GRUPO 6 - A morte parece estar planejando algum tipo de entrada triunfal na última rodada deste grupo. Isso porque o Tricolor Gaúcho achou um surreal empate na Argentina contra o Newell's aos 47 do segundo tempo e simplesmente tirou a ceifadora de cena neste momento. Contudo, como dito, ela virá cedo ou tarde. Os gaúchos, com 8 pontos, vão visitar o serelepe Atlético Nacional, vice-líder com 7 depois de impor mais uma derrota nas costas de um irreconhecível Nacional que soma um mísero ponto. O Newell's possui 5 pontos e respira. Uma vitória põe o Grêmio nas oitavas. Só uma hecatombe pode tirar o Grêmio das oitavas. É isso.

GRUPO 7 - Outro brasileiro sob risco. O Flamengo desgraçou-se. Semana passada jogou fora dois pontos contra o Bolívar. Agora, derrota para os bolivianos. Para piorar, os brasileiros assumiram a lanterna com 4 pontos e catapultaram o Bolívar para a terceira posição que acumula 5 pontos, além muita ambição. Lá em cima, o León devolveu a derrota para o Emelec e roubou a liderança dos equatorianos. 7 pontos para os mexicanos contra 6 do Emelec. Situação delicada do Mengão que terá que somar pontos fora de casa para continuar sonhando com o mata-mata.

GRUPO 8 - Enfim uma novidade! É verdade que o Santos Laguna atropelou o pobre Deportivo Anzoátegui por 3 a 0 consolidando-se como melhor time da Libertadores até o momento com (in)expressivos 10 pontos. Todavia, o Peñarol resolveu dar o ar da graça! Venceu o Arsenal, de virada, e soma 4 pontos sendo apenas 2 atrás dos argentinos vice-líderes. Se a camiseta mandou certo o recado, a morte deve passar por aqui também. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário