quinta-feira, 29 de março de 2012

Análise de Elenco - Flamengo

Agora na mesa d'O Boteco chegou a vez de apreciarmos o time brasileiro com maior torcida. O clube da massa, do amor, das crises, das confusões, de vexames, de viradas, de glórias, de tudo um muito. Exagero, afinal, "isso é Mengão!"

Flamengo é Flamengo. A força da torcida é capaz de embalar o time de maneira pouco vista, dando poder descomunal inclusive a equipes médias. Ultimamente, o amor e o ódio convivem. A chegada de Love, a Libertadores e a esperança em contar com Adriano em breve mobilizam a torcida favoravelmente. Porém, a instabilidade de Ronaldinho, os vacilos em casa, um meio-campo fragilizado e uma zaga ainda capenga frustram a apaixonada torcida.

Até o momento, o Flamengo foi derrotado nas semi-finais da Taça Guanabara mas está na briga por uma vaga nas finais da Taça Rio. O Botafogo lidera seu grupo com 13 pontos seguido de perto pelo rubro-negro e pelo Macaé, com 12 pontos. Campanha regular assim dizendo. Já na Libertadores, o Mengo segue bem vivo na luta pelo bi. Seu grupo está embolado mas há grandes chances de classificação.

Chega de lenga-lenga, vamos ver o que o Flamengo traz para o Brasileirão:


GOLEIROS - Felipe, Paulo Victor, César e Marcelo Carné - Bons goleiros. Felipe, polêmico e um tanto circense em suas defesas, protege bem o gol rubro-negro. Transmite segurança, catimba bem o jogo e, apesar de colecionar alguns rebaixamentos, firmou-se como um dos melhores goleiros do país. Paulo Victor  não é um mau reserva. Mas também não faz nada de extraordinário. Contudo, o garoto César tem futuro. Por coincidência, assisti à final da Copa São Paulo ano passado entre Flamengo e Bahia, com vitória rubro-negra por 2 a 1 e César encheu meus olhos. Mostrou um talento impressionante sob as traves. Olho nele! 

ZAGUEIROS - David Braz, Welinton, Frauches, Gustavo, González, Marllon - A zaga é boa, mas as pixotadas recentes, especialmente contra o Olímpia, no Engenhão, quando abriu 3 a 0 e permitiu a reação dos visitantes deixam o torcedor com uma pulga atrás da orelha. David Braz e Welinton foram uma dupla alta, vigorosa e forte na bola aérea. González, da Seleção Chilena, chegou para dar mais experiência e estabilidade ao setor composto por muitos jovens. Outro bom zagueiro. Os demais compõem o elenco sem a qualidade dos titulares, além de serem bem mais jovens. Por mais promissores que sejam, há juventude demais no miolo de zaga.

LATERAIS - Léo Moura, Galhardo, Digão, João Felipe, Junior Cesar, Magal, Rodrigo Alvim - Outro setor de qualidade. Léo Moura pela direita e Junior Cesar na esquerda são velozes e apoiam muito bem. Deixam a desejar um pouco na marcação e ocasionalmente abrem algumas avenidas, mas compensam pela disposição e presença ofensiva. Galhardo e Magal, respectivos reservas, são úteis. Entretanto, quebram um galho somente a curto prazo, ou seja, não comprometem enquanto durar uma suspensão por cartão, por exemplo. 

VOLANTES - Airton, Maldonado, Luiz Antonio, Muralha, Lorran, Rômulo, Williams - Todos inteiros são ótimos. Airton na proteção da zaga é um monstro. Alto, forte e pegador. Exagera na força em alguns momentos, é verdade. Williams, o carrapato. Desarma demais e sai para o jogo com simplicidade. Carrega o piano na meia-cancha. Maldonado já viveu melhor fase. Mais velho, vive no estaleiro e joga pouco. Muralha e Luiz Antonio, garotos, vão se acostumando a figurar no time principal e evoluem passo a passo. 

MEIAS - Renato Abreu, Adryan, Bottinelli, Camacho, Kleberson, Thomás - A versatilidade de meias e volantes que ora podem atuar mais recuados, ora mais avançados não esconde a dependência da equipe dos lampejos de Ronaldinho, que tem atuado mais à frente. Renato Abreu ajuda tanto na marcação quanto na distribuição do jogo, sem contar a qualidade na bola parada e nos arremates de fora da área. Bottinelli se esforça, contudo não é um meia cerebral. Conduz bem e chega bem no ataque mas é um tanto instável. Adryan e Thomás, promessas da base, são dois meias talentosos. Só que não tem suporte suficiente para assumir uma responsabilidade na qual ainda não é o momento adequado de aguentarem. Entradas esporádicas na equipe podem engrandecer os garotos e melhorar o rendimento da equipe. Kleberson vive situação parecida com a de Maldonado, todavia, tem mais estrela. Quando está em condições, rende bem e colabora positivamente para a equipe. Mostra que ainda tem lenha para queimar.

ATACANTES - Deivid, Diego Maurício, Negueba, Lucas, Ronaldinho, Vagner Love - Apesar dos altos e baixos de Ronaldinho e Deivid, não merecem ser subestimados. Ronaldinho, que já foi melhor do Mundo duas vezes, é craque. Embora seja um tanto desleixado, meio relapso dando a impressão de que joga quando quer, é diferenciado. O futebol brasileiro permite que seu talento desequilibre qualquer partida. Deivid, centroavante, é um matador em mau momento. Conhece bem da área, finaliza com qualidade, mas também desperdiça gols com frequência. O último vacilo do atacante até rendeu post especial (clique aqui). Ao contrário do que a torcida flamenguista canta e enaltece, o Flamengo não está na figura de Adriano. Está em Vagner Love. Sempre envolto a uma bela farra e uma polemicazinha o Artilheiro do Amor nunca deixou a desejar no campo. No Flamengo, vira protagonista de praticamente todas as tramas ofensivas, seja convertendo gols ou preparando jogadas. Atua bem tanto como segundo atacante quanto mais centralizado na área. Ótimo jogador. Negueba e Diego Maurício também equivalem à Adryan e Thomás. Promessas que  aos poucos são lançados no time titular, jogam nos mistões para poupar titulares, enfim. Contudo, ao meu ver, são bem limitados.

TÉCNICO - Joel Santana - Considero Joel um bom treinador. Sua mágica prancheta e seu jeitão de paizão falam bem com o elenco. Dificilmente Joel perde o controle do grupo. Entende muito de futebol. O problema é seu estilo. Mal comparando, é uma versão carioca do Tite. Trava o time e não consegue explorar o máximo do potencial ofensivo dos jogadores à disposição. Isso o sabotou no Cruzeiro, por exemplo. Além disso, a falta de títulos expressivos também pesa contra o treinador.

ANÁLISE GERAL - A base do Flamengo está em meia-cancha bem servida que alia experiência, força e qualidade na criação. O meio-campo equilibrado dá suporte ao ataque que conta com dois craques. As laterais também fazem a diferença. Contudo, o sistema defensivo deixa um pouco a desejar embora conte com boas peças. 

RESULTADO - O conjunto do Flamengo é forte e merece respeito. Mesmo instável, se embalar no Brasileirão, a torcida se encarrega de manter o time no topo. Há de se ressaltar o bom momento do futebol carioca com 3 representantes na Libertadores após terem ficado entre os 5 primeiros no Brasileirão. Pelo equilíbrio do elenco e pela evolução nos últimos campeonatos nacionais, não vejo o Flamengo fora da briga pelo título.

Seu time já passou pelo Boteco? Confira aqui as outras análises já feitas e que venha o Brasileirão!

2 comentários:

  1. Elenco mediano para razoável, porém quem tem boas peças tem que saber como usá-las. No meu sentir Joel tem falado que quer jogar pra frente... Mas não adianta falar.... atos valem mais que palavras..... Jogar pra frente com 3 volantes?! Francamente..... Pior que os volantes estão exercendo muito mal a função!!!! Mas também não acho que os moleques (Luiz Antônio e Muralha) não sejam ruins não! O problema está exatamente na função que o Joel manda eles exercerem. Os volantes saem para o ataque e fica uma avenida nas laterais, especialmente nas costas do Léo Moura. É pra corrigir... O Léo é o lateral e quando ele sai pro ataque alguém tem que cobrir o espaço... Aí cabe aos volantes ficarem ali na cobertura (principalmente quando se joga com três volantes).

    Pra piorar: O que Willians tá fazendo em campo??? Jogou péssimo contra o Volta Redonda.... Nada contra o Olímpia... Já não joga nada há anos.... Tá, já foi o maior ladrão de bolas e blá blá blá.... Mas a realidade hoje é outra.... Tá ultrapassado!!! É um homem a menos em campo.... não tem técnica, não tem habilidade e a única coisa que sabia fazer já está há muito tempo decadente (dar combate e recuperar bola).... Na mesma situação está Renato Abreu que é um dos únicos que se arriscam a chutar ao gol... Mas se for pra arriscar que entre a partir dos 20 min do 2º tempo e quando precisar. Airton já era.... nada joga e não faz bem função de volante. Jogava melhor como zagueiro sob os comandos de Andrade em 2009. Maldonado tá fora também... lento, pesado e violento! faz pênaltis infantis.

    Ronaldinho: ou joga com vontade ou pede pra sair... ninguém quer "pop-star" queremos gols! Viver de fama no Flamengo não! Sem desculpas, tem que mostrar mais empenho.

    Deivid: Não tão técnico, porém raçudo! Acho que tem que ser mantido no elenco para atuar como segundo atacante (tal como Diego Maurício).

    Negueba: Sem técnica e com velocidade. Não sei pq entra como salvação da lavoura!

    Mais um: Felipe, desde que iniciou 2012, não tem agarrado como fizera ano passado.... gols que ele poderia evitar... ele sempre tá dando rebote... a bola sempre respinga e ele tá indo atrasado nas bolas..... Tira ele e dá oportunidade ao Paulo Vitor.

    Precisamos de reforços: pelo menos dois meia de ofício e um zagueiro.

    Esquema tático: 4-4-2 com dois volantes mais no campo de defesa e dois meia-ofensivos abertos pelas alas (um pela direita e outro pela esquerda), com Ronaldinho como atacante recuado (pelo centro) e Vágner Love mais solto pra receber a bola!!!

    Na verdade já tô de saco cheio disso... Vamos ficar falando à toa... Ninguém do Flamengo vai ler mesmo e nem dar atenção ao que falamos.... Estou com os camaradas mais radicais.... Vamos parar de ir aos estádios e comprar produtos do time.... Revolução Pacífica)!!!!

    ResponderExcluir
  2. brigar pelo titulo? com esse timinho? salvando-se felipe, leo moura e vagner love o resto do time é composto de jogadores ridiculos ou que estão jogando um futebol ridiculo a anos (deivid e ronaldinho)

    ResponderExcluir