segunda-feira, 23 de abril de 2012

Quem perdeu mais, Corinthians ou Palmeiras?

A sova que Guarani e Ponte Preta aplicaram em Palmeiras e Corinthians, respectivamente, deixou a questão não tão óbvia no ar.

O Palmeiras viveu seus 20 e tantos jogos de invencibilidade. De repente, após a derrota para o rival na primeira fase, quando tomou 2 gols em três minutos, a equipe perdeu o chão. Tanto que terminou a primeira fase em 5º lugar.

Pior do que ser o único grande do Estado a não mandar seu confronto em casa, seu presidente votou a favor da divisão igual a mandantes e visitantes em detrimento da opção 60%-40% para o vencedor. Caiu mal para sua gestão. Preferiu receber mais 10% (que deve implicar numa verba mínima) em vez de sugerir um mínimo de apoio ao seu time.

A derrota por 3 a 2 para o Guarani colocou o trabalho de Felipão em xeque. Ao meu ver, embora o treinador tire leite de pedra, vencer o Bugre não deveria ser um bicho-de-sete-cabeças para o Palmeiras. O sistema defensivo foi muito mal, principalmente o lado esquerdo, que era a menina dos olhos do time. 

Teria Deola falhado no gol olímpico de Fumagalli? Sim. Bola na pequena área é do goleiro. Perdeu o tempo da bola, se atrapalhou, se distraiu, enfim, há um leque de opções a serem escolhidas. Mas que falhou, falhou. 

Essas pequenas coisinhas que se juntam formam uma bola de neve perigosa. Sistema defensivo ruim, técnico caro, falta de resultado, falha de Fulano, Beltrano, picuinhas políticas internas...o clima no Palmeiras é carregado por natureza. Agora, alcança um nível insuportável.

As crises internas refletem em campo de modo angustiante para qualquer um que acompanha o Palestra, infelizmente. O Palmeiras, nesta altura da temporada, creio que perde duas coisas: prestígio e respeito. Não deixa de ser um time grande, ainda que se esforce para não querer ser assim considerado. Contudo, não dá sinais de que luta para sair desta situação vexatória.

A Copa do Brasil ou uma boa campanha no Brasileirão podem apagar tal imagem? Não. Chega de boas campanhas, campanhas regulares ou aceitáveis. Mais do que nunca, o Palmeiras depende de títuloS. Plural. 

Já o Corinthians também caiu por 3 a 2. No entanto, foi derrotado em casa. Fez um irreconhecível primeiro tempo quando foi dominado pela Ponte Preta. A Macaca trouxe uma proposta óbvia e, por incrível que pareça, deu certo. 

Em que pese o mérito do clube campineiro ser louvável, ficou aquele gostinho de que o Timão só perdeu por (mais) uma tarde infeliz de seu goleiro. 

Reproduzirei alguns comentários que teci em outros blogs de jornalistas renomados: Goleiro médio não serve para time grande. A verdade é bem essa, Julio César é mediano. É elástico, tem bons reflexos, mas falha constantemente em lances bobos. Ora rebate chutes defensáveis, ora erra o tempo da bola, calcula mal o chute, o salto, a saída de gol.

Não importa se é ético, se é de grupo, se é terrão, se é Corinthians. Júlio César teve todas as chances do mundo no gol do Timão para provar que a camisa 1 está em boas mãos. Entretanto, não consegue nem se convencer que é o melhor para tal posto. 

Teve boas atuações no título brasileiro ano passado? Sim, com certeza. Mas o caneco deriva muito mais do ótimo sistema defensivo desenvolvido por Tite do que de suas intervenções. 

Às vésperas do início do mata-mata da Libertadores, a conclusão que chego é que, pelas circunstâncias, o Corinthians perdeu mais na derrota para a Ponte do que o Palmeiras contra o Guarani. Embora a derrota sirva de lição para as partidas em casa e tenha vindo "em boa hora", o Timão ganha uma imensa interrogação sob as traves num momento crucial do torneio.

Defendo a substituição para o bem ou para o mal. Goleiro em má fase é um risco constante. Para piorar, Júlio César não tem grife, tampouco está em alta cota com a torcida. O momento propicia uma troca sem traumas. O risco existe com ou sem a troca. A troca dá o benefício do pensamento positivo, do "pode dar certo".

Além disso, ao substituir o goleiro cria-se uma potencial justificativa para eventual fracasso. O mesmo risco que Júlio César corre de ser o bode expiatório, o substituto será cobrado para ser, no mínimo, superior ao antigo queridinho.

Barrar o goleiro que já está habituado à pressão que sofre desde quando assumiu a titularidade pode queimá-lo? Certamente. Entretanto, deve-se ter em mente que o que está em jogo é o CLUBE, o TIME, e NÃO O JOGADOR. Caráter não ganha jogo. Talento e capacidade, sim, fazem a diferença. Infelizmente, as falhas cruciais em partidas importantes pesam contra o atual titular.

Por fim, deixo um questionamento: Qual dos rivais vai conseguir reverter o prejuízo primeiro?

8 comentários:

  1. Já havia lido meu caro, logo que postou, como sempre, muito bem observados o pontos que permearam os jogos que eliminaram os dois grandes. Abs

    ResponderExcluir
  2. Belo texto meu caro Casa.
    To puto e ainda me sentindo do mesmo jeito que fiquei ao termino do jogo ontem: desolado com a bunda sentada no cimento do Brinco de Ouro q ficava cada vez mais gelado, pensando "vai começar tudo de novo..." ou melhor "isso nunca vai acabar???"
    Agora a gente fica tentando achar culpados baseados em babaquices ditas pelo nosso proprio idolo L.Felipe Scolari.Seria o Pacaembu o problema?Nao pq nos somos o maior vencedor ali dentro...Seriam os jogadores?Tbm acho que, na maioria, nao!Seria entao ele mesmo?Não, passaram 3 tecnicos de ponta em menos de 4 anos e levamos apenas um Paulista e passamos por diversos vexames q nao condizem cm a historia do Campeao do Seculo XX.
    As vezes penso q a culpa é entao MINHA, n sei pq, mas pelo menos tento assumir uma responsabilidade, como se pudesse mudar algo.
    E é exatamente isso q falta HA ANOS no Palmeiras.Falta vergonha na cara dos dirigentes de pelo menos tentarem assumir algo.Acabando essa temporada tem eleição, ou seja...vem coisa pior...
    Sobre o jogo posso apenas dizer que todos sabiam que o Marcão ia parar um dia, então queria xingar o filho da puta que deixou o Cavalieri sair!
    Agora ja eh quase 3ªfeira e será um novo dia em que sairei impondo a camisa AlviVerde pelas ruas, afinal 4ªfeira temos outra batalha e o maior patrimonio desse clube, NÓS, NUNCA deixaremos que vagabundos mal intencionados acabem com a nossa alegria!

    ResponderExcluir
  3. Falta organização e diretores com vergonha na cara, rodados e torcedores do clube,e que passam por vários setores do clube ,conhecendo o clube a fundo...sou colorado e o Inter havia parado no tempo com o seu tricampeonato de 75/76/79...perdeu títulos em 80/89 na Libertadores e 87/88 no brasileiro...ficamos parados no tempo e tachados de time perdedor...quase rebaixados em 99/02...eis QUE VEIO A VIRADA...com a direção de Carvalho/Piffero/Afattato/Luigi...CLUBE COM 100.000 SÓCIO QUE PAGAM MENSALIDADE E PAGAM INGRESSO TAMBÉM(tem preferencia na compra do ingresso em grandes jogos)...2005 /2009 com a gatunagem a favor de CURINTIA e flamengo NAO fomos campeões brasileiros...em 2009 perdemos a copa do Brasil pro CURINTIA numa gatunagem do juiz Herbert "careca"de Souza...MAS EM 10 ANOS ( uma década) GANHAMOS SETE REGIONAIS EM CIMA DO GRÊMIO,FOMOS CAMPEÕES MUNDIAIS EM CIMA DO BARCELONA,BI-CAMPEÕES DA LIBERTADORES, CAMPEÕES DA SUL-AMERICANA (único brasileiro campeão ) ,BI-CAMPEÕES DA RECOPA,CAMPEÕES DA COPA SURUGA NO JAPÃO( COMEBOL )e da DUBAI - CUP ( contra Inter de Milão...obs: NAO confunda com Abudabi ) e participamos da COPA AUDI NA ALEMANHA COMO CONVIDADOS DE BAYER,MILAN,BARCELONA...ficando em segundo... TUDO FRUTO DE ORGANIZAÇÃO E SERIEDADE...temos jogadores do nível de Dalessandro, Bolatti e Datolo ( todos da seleção Argentina ) do lateral KLEBER e de Dagoberto e Damião...TUDO ISTO EM UM ESTADO COM DEZ MILHÕES DE HABITANTES E SEM APOIO DA GRANDE MÍDIA DO CENTRO DO PAIS....OBS= o grêmio,nosso tradicional adversário,tem os mesmos títulos e divide a torcida conosco...esta fazendo um novo grande estádio com dinheiro próprio, assim como nosso beira-rio esta sendo lindamente reformado,com capacidade para 56000 pessoas....SOMO PEQUENOS MAS SOMOS MUITO GRANDES EM MATÉRIA DE SERIEDADE E ORGANIZAÇÃO...OS CLUBES DE RIO E SAO PAULO TEM A APRENDER CONOSCO...Sao maiores mas ficam menores pela desorganizaçao...abraços e saudações coloradas ( tenho ojeriza de curintiano e flamenguista...os reis no APITO )

    ResponderExcluir
  4. muito bom o texto man!
    fico triste por não ter acompanhado a época boa do Palmeiras, mais é como o Raphael disse, nunca deixarei que esses safados tirem a minha vontade de ser palmeirense! abração biel!:)

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a analise, só faltou dizer que o DEOLA, na verdade falhou nos 3 gols, impossivel não sentir saudades do SÃO MARCOS, espero que o mestre Felipones faça algo a respeito. Seria uma boa oportunidade de dar uma sequência maior ao goleiro Bruno, ou até mesmo o Alemão, que já treina com o grupo há um bom tempo...

    Blog Palmeiras Guerreiro
    http://palmeirasguerreiro.blogspot.com.br/
    @PalmeirasGuerre

    ResponderExcluir
  6. Porra Casa, fiquei mais fodido com a derrota do Barça para o Madrid no sábado do que com a eliminação do Corinthians no domingo...talvez se a ordem dos jogos fosse invertida (Corinthians primeiro e depois Barcelona), não seria assim...mas foi!!!

    Sei lá, às vezes aquelas coisas que o Tite diz em entrevistas coletivas parece balela, sobre a maturidade do time dentro e fora de campo. Na vitória é mto, mas mto fácil falar um negócio desses. Quero ver sustentar na derrota.

    Analisando o jogo, vejo que ele nem precisa mais sustentar e afirmar isso. Já se tornou natural. Não nos acostumarmos em perder, mas sim em ver na derrota algo diferente (começou ano passado com a eliminação para o Tolima). Parece que o torcedor como um todo está encarando a derrota de um jeito diferente, msm que em fase eliminatória.

    Não sei se o Corinthians foi o grande derrotado do fds. O Corinthians não tem mto o que provar nos últimos anos, seja com boas campanhas ou com títulos. Uma coisa é certa: não dá pra viver só de Libertadores, só pensar nela 24 horas por dia, o ano inteiro. Há outros campeonatos que o time participa e, embora não seja a obsessão de todos, devem ser disputados com igual empenho. Afinal, o clube não sobrevive de títulos msm, sobrevive de dinheiro, de caixa que faz durante um campeonato e, caso não ganhe o título, cada vez menos será o tutu no final das competições.

    ResponderExcluir
  7. Casaqui, meu caro, bem legal o seu texto...
    Sobre o corinthians, em primeiro lugar, acho que o formato do campeonato paulista precisa ser revisto com urgência. É no mínimo incoerente que um time que fez a melhor campanha em todo campeonato (19 jogos), seja eliminado perdendo apenas um jogo.
    Sobre o Julio Cesar, de fato, ele é um bom goleiro, mas falha em jogos importantes, e por isso, não serve para ser goleiro do corinthians e de nenhum outro time grande. O problema dele é psicológico, ele se abate demais com uma falha e isso para um goleiro é imperdoável. Foi o aconteceu domingo, ele falhou no primeiro gol, logo no começo, passou o resto do jogo abatido, e falhou de novo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Tirar leite de pedra? Elenco limitado? Eu acho que esses conceitos ficaram tão arraigados com o time do palmeiras nos últimos anos que as pessoas perdem a perspectiva! Pelo amor de deus. A zaga do Palmeiras é das melhores do Brasil, com Henrique, dos melhores zagueiros em atividade no futebol brasileiro, Thiago Heleno é bom zagueiro, Maurício Ramos é bom zagueiro. Os laterais: Cicinho muito bom lateral e Juninho pelo lado esquerdo muito bom também. Os dois volantes são excepcionais: Marcio Araujo e Marcos Assunção. Tem dois meias excelentes, tudo bem, o Valdivia sempre está machucado e o Daniel Carvalho ainda tá se readaptando, mas já está jogando bem, tem muita técnica e é decisivo. No ataque tem Barcos pra fazer gols, Maikon Leite, que é limitado mas é útil, veloz e não é mal jogador, tem Luan que, como pôde ser visto nesta partida, joga bem e é um jogador muito útil. Pena que o Wesley teve este problema da contusão se não seria mais uma peça ainda. O time titular do Palmeiras não é limitado nem a pau! E vocês todos já viram, como neste caso do Guarani mesmo, times de fato limitados e jogando bem, simplesmente por bom esquema tático e força de vontade. Ah sim, esqueci do João Vitor que anda jogando um bolão também. A imagem de time limitado fica pelos fracassos. Se tivesse ganhando, e não anda ganhando por detalhes, como este mal de alface imundo, não seria time limitado. O felipão sim, perdeu a mão totalmente. Virou um cara conservador ao extremo e não o que eu acho pior: Mal humorado, má vontade, nervosinho, tipo velho histérico. Isso não cria um clima bom, você vê que o clima do time não é bom. Desde o ano passado, ele ao invés de tentar ao máximo criar um bom ambiente o que ele fez? Criticou o time abertamente, falou mal de jogadores na cara deles e etc. Um dos maiores papéis de um treinador é conseguir criar um ambiente propício para o time se sentir bem para jogar, e ele não está conseguindo, todos vêem a imagem antipática que ele passa dia após dia. E dá pra ver também que não faz questão de continuar no time, só continua para não dizer "ah, desisti, saí...". Então é isso, analisem o time e podem ver que está com um elenco sim muito bom. Tirar leite de pedra? Prestar atenção hein...

    ResponderExcluir