quinta-feira, 15 de março de 2012

5 vitórias consecutivas, 1 gol sofrido e 1 dívida.

Vencer o Independente do Pará é obrigação para qualquer time das Séries A e B. OBRIGAÇÃO, nada mais que isso. Quando o São Paulo derrotou a equipe em questão semana passada lá no Norte por simbólicos 1 a 0, cumpriu seu papel. Mal, mas cumpriu.

Nesta quarta-feira, ao golear o mesmo Independente no Morumbi, o único destaque que realmente merece tal denominação é Luís Fabiano, autor dos 4 gols do triunfo tricolor. E vamos combinar que, tirando aquele no qual Fabuloso recebe, dribla o goleiro e manda para as redes, os outros 3 gols foram verdadeiras bizarrices da tosca zaga do atual campeão paraense. Sim, acredite se quiser, eu disse "campeão".

Após empatar com o Palmeiras na 10ª rodada, o São Paulo acumula 5 vitórias: Independente (2x), Guaratinguetá, XV de Piracicaba e Portuguesa. Sofreu um gol apenas. Justamente para a equipe melhorzinha, a Lusa. E, mesmo diante deste favorável histórico recente, não consigo aceitar numa boa a ideia de que houve uma baita evolução no plano de jogo tricolor.

Apesar de ter sido vazado somente uma vez em 5 partidas, o meio-campo ainda não inspira confiança. Tanto que o gol sofrido foi logo para um time atualmente mediano. Fosse a Barcelusa-11 e eu queria ver como terminaria aquele jogo. Há muitos buracos, muito espaço para o adversário chegar. O sistema defensivo sobrevive graças à muita reza e secadas da arquibancada. Já do meio para frente, tudo maravilha. Poxa, ilusão é achar que o futebol se limita a fazer gols. Evitá-los também faz parte do jogo, caramba! Se é para defender, que defenda direito!


Ao meu ver, acompanhar um jogo do São Paulo hoje é alternar da euforia à raiva em poucos instantes. Enquanto o ataque faz seu papel, o sistema defensivo prega susto atrás de susto. Aquele lado direito com Piris e Paulo Miranda é de chorar de desespero. Improvisar um volante da base não vai tranquilizar. A ausência de um camisa 5 à frente da zaga com cara de mau para distribuir uns pontapés, roubar a bola e proteger efetivamente o time contribui para a falta de credibilidade/combatividade da meia-cancha tricolor.


Entretanto, o que mais falta a este São Paulo é uma grande partida. Por mais que os números soem animadores, falta aquele jogo que traga o torcedor para perto, que o faça vibrar, ter orgulho, que o faça acreditar. Poderia ser contra o Corinthians, mas perdeu. Contra o Palmeiras, um jogaço, mas empatou. Contra o Santos, no domingo? Só se vierem com os titulares. Do contrário, nem de parâmetro deve servir.

Em vez de cobrar publicamente seus jogadores, Leão deveria conscientizar cada atleta do seu elenco disso. "Estamos devendo, não necessariamente evoluindo". Afinal, nos jogos que "realmente valiam" o São Paulo deixou a desejar, fato. 

Infelizmente, num Paulistão repleto de times abaixo da crítica, sobram os clássicos para medir a equipe. No mais, a Copa do Brasil faria esse papel, porém, nesta primeira fase não colocou o potencial do time à prova. Resta esperar para acompanhar o desempenho nos mata-matas do Estadual.

Parece fácil receber tudo isso que acabo de despejar acima como uma simples cornetada. Só que é muito mais difícil reconhecer uma dívida.


6 comentários:

  1. Não acho que os três gols foram só por causa da zaga do timinho, mas acho que tem mérito do fabuloso sim, assim como representou no jogo fazendo um gol necessário contra a Luzinha.. mas o que se tem que comentar é o FDP do piris.. aquele mlko é HORRÍVEL.. coloca o rodrigo caio na pior das hipóteses na direita e sei la ve o que da.. ou corre atrás de alguém, porque a zaga não ta se encontra MAIS OS JOGADORES NÃO SÃO RUINS ( NA MINHA OPINIÃO ).. mas o lateral direito pelo amor de deus, aquele sim, me da medo só de ouvir o nome da fera.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com quase tudo Gabriel, menos quando você diz que três dos quatro gols do Luis Fabiano foram fáceis. Ele é matador, forte e não desiste das jogadas, embora plasticamente seus gols não são bonitos.

    Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que o tricolor não ganha um clássico de dar gosto... A zaga ta de chorar! Tem que trazer o Lugano de volta! O Cortês e não sabe marcar e o Piris não sabe nem marcar, nem passar, nem cruzar, nem correr e respirar ao mesmo tempo... Oremos ao Senhor para que a diretoria se coçe e traga mais reforços...

    ResponderExcluir
  4. Acho que nosso time tem um ótimo elenco. As vezes temos que parar com nossa prepotência, pois tem outros times com elencos iguais ao nosso. Estamos passando por problemas na zaga por ser a área mais fraca que temos, mas acredito que a melhora só virá com o tempo, com a organização e com a doação do resto do time, pois todos já vimos que ali somos limitados.
    Estamos começando um novo trabalho e gosto de como o Leão está trabalhando, temos que lembrar que nossa zaga começou a jogar junto este ano! os únicos que vem do ano passado é Rodolfo e Piriz(mas este é café com leite...rsrsrs) o resto é novo (Denis / Paulo Miranda / Edson Silva / Cortes / e até o prórpio improvisado Rodrigo Caio)
    Realmente tenho fé no nosso tricolor. Espero que os da antiga lembrem que eramos o time da fé!

    ResponderExcluir
  5. A zaga ticolor, realmente esta passando por uma fase de pouca gloria. Quem viu lugano e fabao, xerifes da libertadores e mundial, depois viu miranda, alex silva, andre dias, breno, dentro outros grandes defensores, fica desanimado, enfurecido, se melhor descrever, ao ver essa defesina iprovisada com piris, que nao sabe exercer a funcao, por nao ser essa sua funcao, e o tal do paulo miranda. Realmente, bate no peito de qualaquer saopaulino aquele saudosismo dos meados da decada passada ate o fim da decada... Alias, creio essa ter sido a ultima vez que vi ataque, meio e defesa equiparados (meados da decada passada, 2005 a 2007)

    ResponderExcluir
  6. Biel,

    Desse assunto só coloco um ponto pra vc pensar quanto ao 1x0...
    Copa do Brasil, 1x0 = jogo de volta, ingresso barato e goleada...
    entendeu? ;)
    abç e parabéns!

    ResponderExcluir