sábado, 10 de março de 2012

Análise de Elenco - Corinthians

Dando seguimento ao raio-x dos elencos que disputarão o Brasileirão-12, vamos ao atual campeão Corinthians. 

Para defender o título e reforçar o elenco campeão nacional poucos reforços chegaram. Ainda assim, é um elenco muito competitivo. Prova disso é a liderança isolada do Paulistão e a campanha segura, até o momento, na Libertadores. As recentes apresentações apáticas, de vitórias magras, pouco animadoras não parecem tirar o sono de Tite, preocupado em montar um time frio, calculista e com uma defesa intransponível. No Paulistão são 13 jogos e apenas 5 gols sofridos.

Vamos checar o que o Timão tem para assustar tanto os adversários.


GOLEIROS - Julio Cesar, Cássio, Danilo Fernandes - Julio Cesar é o titular. Fruto do "Terrão", o camisa 1 não é unanimidade. Está longe de ser um mau goleiro. No entanto, também não é espetacular. Alterna bons jogos com falhas grotescas em jogos de relativa importância. Os números da defesa são mais decorrentes do sistema defensivo como um todo do que de suas intervenções sob as traves. Cássio veio do PSV esta temporada. Com passagem pelo Grêmio e convocado para a Seleção, ainda não foi efetivamente testado. Pela experiência internacional, presume-se ter qualidade. Só que se não consegue barrar nem quem não é unânime sua técnica passa a ser alvo de questionamento. Danilo Fernandes, outro jovem da base, alterna o banco com Cássio.

LATERAIS - Alessandro, Fabio Santos, Ramon, Welder, Denner - O veterano Alessandro é o titular do lado direito. É regular. Faz o feijão-com-arroz. Ocasionalmente, prega sustos defensivos. Welder, reserva imediato, é rápido e voluntarioso. Razoável. Já do lado esquerdo reina Fabio Santos. Reina porque não tem sombra. Limitado, tem uma boa bola parada e participa bem das tramas ofensivas. Contudo, também costuma abrir avenidas para os adversários no seu setor. Ramon, que veio do Vasco, jogava tão bem lá que não dá para entender como ele não ganhou a titularidade. Ou melhor, como caiu tanto de rendimento. Veloz, ótimo apoio...Verdade seja dita, Ramon é mais um sem vocação defensiva. E com Tite no banco, ai de quem não marcar.

ZAGUEIROS - Chicão, Leandro Castán, Paulo André, Wallace, Marquinhos, Antonio Carlos, Felipe - Setor seguro. Aos poucos, Chicão retoma a boa fase na zaga. Técnico, bola parada apurada. Porém, meio lento. Castán incorporou bem o "estilo Corinthians". Muita raça, muita disposição, alto, bom no jogo aéreo, sem medo de dar bicuda. Paulo André faz o estilo Chicão, e considero muito bom jogador. Sempre que entra costuma ir bem. Até faz um golzinho aqui outro ali. Wallace é mais limitado, mas não chega a comprometer. Marquinhos e Antonio Carlos, garotos da base, começam a vivenciar o elenco profissional e mostraram potencial. Fiquemos de olho! 

VOLANTES - Gomes, Paulinho, Ralf, Edenílson, Ramirez, Willian Arão - Ralf e Paulinho são a melhor dupla de volantes do Brasil. Ralf é um marcador implacável, além de ser alto e muito forte. Paulinho alia marcação à velocidade e boa chegada ao ataque. Faz muito bem a transição defesa-ataque. Edenílson é o primeiro reserva. Falta entrosar um pouco mais, ser um pouco menos afobado, mas é outro que não chega a comprometer. O peruano Ramirez lembra bastante a forma como Paulinho joga. Ao meu ver, quando entrou deu conta do recado. Arrisca com perigo da entrada da área. Gomes e Arão, ambos do "Terrão", completam o elenco. Não devem ser muito utilizados em razão da polivalência de outros atletas de meio-campo.

MEIAS - Alex, Danilo, Douglas, Vitor Junior, Giovanni, Matheus - Todos os meias canhotos do Brasil estão no Corinthians, não é possível. 3 ótimas opções para a meia-esquerda. Danilo, experiente, ótimo passe e participa muito bem em clássicos e jogos decisivos. Ultimamente tem chegado mais ao ataque, inclusive feito mais gols. Alex, para mim, é um dos melhores meias do país, em que pese não estar em boa fase. Ataca bem, compõe bem defensivamente, chute forte, cruzamento bom...os anos que jogou de lateral no Inter foram determinantes para sua qualidade no meio se destacar. Douglas é outro meia cerebral. Cadencia bem o jogo, organiza jogadas, chega para finalizar. Um autêntico "10". Foi o grande nome do Timão nas campanhas da Série B em 2008, Paulistão e Copa do Brasil, ambos em 2009. Vitor Junior chegou depois de boa temporada no Atlético-GO. Vai ficar no elenco e dificilmente vai jogar. Isso porque também há extrema versatilidade em alguns atacantes, como abordaremos agora.

ATACANTES - Adriano, Bill, Emerson, Jorge Henrique, Willian, Gilsinho, Liedson, Elton, Zizao - No papel, ótimas opções. Algumas, na prática, nem tanto. Adriano pouco jogou, não se compromete em aprimorar a forma física, não se ajuda. De expressivo, fez aquele gol memorável contra o Atlético-MG ano passado. Nesta temporada, fez uma boa partida contra o Botafogo, anotando o tento da vitória. É notório que sua técnica ficou seriamente abalada. Hoje, não é peça fundamental do elenco e dificilmente ajudará efetivamente em eventuais decisões. Esqueçam a velha máxima "em forma e focado, Adriano é Imperador". Ela não voltará mais. Sheik é ótimo atacante. Passa bem a bola, é frio nas conclusões, protege bem, sabe tabelar, realmente um ótimo atacante. Liédson, o Levezinho, é um matador nato. Outro que mescla velocidade e qualidade no chute como poucos. Élton fez uma boa temporada no Vasco, oscilou, voltou e parou no Timão. É bom centroavante. Ao contrário de Liédson, Élton "tem um que" de Washington. Faz pivô, referência na área. Embora não finalize como Liédson, é boa opção ao longo da temporada. Willian e Jorge Henrique fazem o "trabalho sujo". Mais recuados, auxiliam o meio-campo na marcação e são os alvos  para os rápidos contra-ataques. Não são tão habilidosos, mas a velocidade contribui para que suas funções ganhem destaque no campo. Para encerrar, nada a declarar sobre o chinês.

TÉCNICO - Tite - Bom treinador. Pode-se até enquadrar no ótimo, mas seria temerário demais. Arma equipes de forma brilhante. Projeta seu time em campo para marcar. Marca muito! Defende incrivelmente bem. Põe até os atacantes para colaborar. Não está errado. Errado é pautar seu jogo somente nisso. Para a Libertadores - quem sabe - pode até vingar. Contudo, quando precisa sair mais para o jogo, a equipe não parece responder. Vai mais no embalo da arquibancada que pela engenharia técnica do treinador. É provável que o Corinthians tenha muitos atacantes justamente para compensar esse excesso de "defensividade" do time. Apertou? Há quem possa mudar a característica do jogo. Outro ponto que vejo positivo em Tite: não demonstra medo em substituir. Jogo tá ruim? Põe um meia mais incisivo ou um atacante veloz/hábil. Precisa segurar? Tira o centroavante e põe mais um goleiro. Coisas assim. Ano passado quando o time viveu uma fase levemente turbulenta, não vislumbrava um mínimo de "culpabilidade" em Tite. Sempre tentou adequar a equipe às circunstâncias. Enfim, bom treinador.

ANÁLISE GERAL - Impressiona a qualidade do sistema defensivo, que não fica limitado somente à Ralf-Paulinho e os zagueiros. A equipe atua para defender e, quando ataca, não se afoba. Trabalha bem a bola, roda bem o jogo, não fica adstrita somente a um tipo de jogada, tem atletas capazes de mudar a partida  individualmente. Ressalte-se ainda a tranquilidade mesmo sob placares adversos. Enfim, é uma das equipes mais maduras do futebol brasileiro. 

RESULTADO - Por ter uma das maiores e mais apaixonadas torcidas do país e um elenco rico como este é impossível não credenciar o Corinthians à renovação do título nacional. Ao contrário de outros times, com bons elencos e rendimentos abaixo da crítica, o Timão de Tite é regular e entra forte no Brasileirão. Briga pelo título.




5 comentários:

  1. PARTE 1:
    GOLEIROS - J. Cesar é um bom goleiro, nada +, nada - do q isso, como qq outro de sua posição comete falhas e toma frangos de vez em qdo. Gosto dele mas gostaria de ver esse Danilo Fernandes tendo uma sequência de jogos, nas vezes que entrou foi muito bem, passando segurança. Nunca vi o Cássio jogar, mas se sua "beleza" servir para assustar os atacantes... olha, ele será um dos menos vazados...kkkk (comentário + analítico e criterioso impossível...rs)

    LATERAIS - Alessandro é bom, mas do ano passado pra cá parece q a idade tá pesando e as lesões tão atrapalhando bastante. Welder é bom reserva, q tá ganhando experiência para posteriormente (qdo o Alessandro se aposentar ou sair) assumir a titularidade. O F. Santos me surpreendeu positivamente, defende bem e tb contribui no ataque, mas peca nas finalizações; só acho q, como ele tem bom cruzamento e boa bola parada, deveria investir mais nessas jogadas. Nunca tinha acompanhado o Ramon, mas costumava ouvir falar bem dele; porém, no Timão, fico preocupado qdo ele joga, até q se esforça, corre bastante, mas o q tem nas costas não é nem uma avenida, é a Marginal Tietê mesmo..rs Pra mim, ele é o Moradei da lateral, com ele em campo vc já fica preparado para o pior, qdo joga razoável, a surpresa e o alívio são grandes. De modo geral, se os laterais realizarem 2 cruzamentos num jogo, eles já cumpriram sua cota... acho q são os do Brasil q menos cruzam.

    ZAGUEIROS - Chicão voltou a jogar bem, mas ainda dá pra melhorar. Os chutões e as tentativas excessivas de lançamentos me irritam muito. Tem dificuldades na bola aérea; mas não o acho lento. O Castán foi uma ótima surpresa, hj é sem dúvidas o melhor zagueiro do Timão (o q esse cara jogou no BR-11 não foi brincadeira).
    Achava o P. André estabanado, mas no BR-11 mostrou ser um jogador técnico, q dificilmante dá chutões ou carrinhos, bom no jogo aéreo; enfim, acho seu estilo + parecido com o do ex-Capitão William, inclusive tem a lentidão em comum. Por isso, seu estilo casa bem com o dos demais zagueiros q são mais raçudos, mais velozes e menos técnicos. Wallace, Marquinhos e Antonio Carlos - concordo com o texto.

    VOLANTES - Ralf, Paulinho, Gomes – concordo com o texto. Correção: o W. Arão veio da base do São Paulo. Edenílson é forte, veloz, e tem uma certa habilidade, além de ser mto versátil, já jogou, e não decepcionou, de 1º e 2º volante, meia, lateral direito e até de atacante pelas pontas; ótimo reserva, tipo de jogador q todo time gostaria de ter em seu elenco. Ramirez – concordo com o texto; tem menos poder de marcação q o Paulinho, tem boa técnica e sabe proteger mto bem a bola.

    ResponderExcluir
  2. PARTE 2

    MEIAS – Giovanni e Matheus – provavelmente não jogarão. Vitor Jr. é um bom reserva, tem qualidade, mas precisa evitar expulsões ridículas para ganhar + a confiança de todos, enfim, precisa adquirir mais experiência; com o excessivo nº de atacantes e a qualidade dos demais meias, terá poucas oportunidades. Danilo – concordo com o texto; apesar de mtos não terem paciência devido sua lentidão, é um jogador inteligente, de grupo, q rende mto mais qdo joga uma vez por semana; acho q o Tite deveria atentar para isso e como tem um elenco numeroso e de qualidade, deveria poupá-lo mais vezes. Qto ao Alex, apesar de ser um jogador de mta qualidade e ter tido no BR-11 lampejos dos velhos tempos, infelizmente, ainda está longe de ser aquele dos tempos de Internacional. Ultimamente tem errado muitos passes e cruzamentos, suas cobranças de escanteio têm sido péssimas e, aparentemente, apresenta dificuldade para se entrosar com os colegas. Enfim, a perspectiva é de melhora no seu futebol ao longo do ano. Douglas, excelente jogador q ao ir embora deixou mtas saudades, até pq, após sua saída, ninguém dessa posição teve um desempenho melhor q o seu; o q perde em relação ao Danilo e Alex, é sua falta de disposição para ajudar na marcação. Na minha opinião, não pode faltar o seu lugar no time.

    ATACANTES - Adriano, Liedson e Elton – concordo com o texto. Sheik é veloz, habilidoso, sabe proteger a bola e cavar faltas, ou seja, é um ótimo atacante, q tb já mostrou qualidade para ajudar na armação das jogadas; contudo, às vezes erra feio nas finalizações e nos passes, bem como realiza alguns lances maldosos. Willian e Jorge Henrique – concordo com o texto; Willian costuma ser mais agudo q JH e finaliza melhor, enquanto JH tem mais habilidade e tem bom cruzamento. Gilsinho, apesar de ser baixo e franzino, demonstra raça e disposição e parece ter agradado o Tite, q em várias oportunidades já o colocou em campo; embora tenha se mostrado voluntarioso, como atacante mesmo ainda não mostrou mto. Bill – mesmo tendo boa passagem no Coritiba, no Timão não deve ter mtas chances em razão da concorrência. Qto ao Zizao, tem-se noticiado vontade e qualidade nos treinos, surpreendendo aos colegas e comissão técnica, mas, como se sabe, “treino é treino e jogo é jogo”.

    TÉCNICO - Tite – concordo com o texto

    ANÁLISE GERAL – Vai Corinthians!!!

    RESULTADO – rumo ao Hexa-brasileiro

    ResponderExcluir
  3. Uma análise bem feita do elenco campeão do Brasil 2011. Para renovar o título vai ter que mudar um pouco o estilo de jogo e buscar um ou dois reforços de qualidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pq mudar o q está dando certo? Os últimos campeões brasileiros jogavam futebol de resultado, vc tah indo na onda da imprensa. O time não joga bonito, mas para derrota-lo tem que jogar muita bola. Prefiro time jogando feio e ganhando caneco do que jogar bonito e morrer na praia!!!!!!

      Excluir
  4. Perfeito, cara. Na verdade, sensacional.

    Dois pontos a se destacar:

    Na minha opinião, pode ser necessaria a contratação de um volante para compor o elenco. 1-) Os meninos Arão e Gomes ainda estão verdes. Ramirez considero mais um meia, mas sim, pode fazer a de segundo volante. Edenilson hoje se efetivou como lateral (sei que isso foi posterior a seu post), por isso vejo essa necessidade. De qualquer não é algo de que tenho certeza. Tenho a impressão que Gomes, com o time titular em campo, não sentiria o peso da camisa.

    Acho que Elton não esta no nivel que requeremos e Liedson apesar da sua interminavel raça e força de vontade já não é o mesmo jogador decisivo de antes, especialmente por parte fisica. 2-) Seria necessario a contratação de um atacante veloz, mas camisa 9. Gostaria muito de ver Nilmar de novo com nossa camisa. Cairia como uma luva nesse time.

    Abs, VAI CORINTHIANS!

    ResponderExcluir