sexta-feira, 16 de março de 2012

Análise de Elenco - Coritiba

O próximo elenco a entrar no raio-x do blog é o Coritiba. Na temporada passada, foi uma das sensações do primeiro semestre por ter sido campeão paranaense invicto (aliás, em 2012, até o momento ainda não perdeu) e chegou às finais da Copa do Brasil quando sucumbiu perante o Vasco. 

Ao meu ver, o Coritiba ilustra bem o divisor de águas que significa disputar o Estadual muito bem e dar algumas patinadas no Brasileirão. Ano passado, não fez feio, embora tenha ficado na zona intermediária. Os 57 pontos conquistados renderam uma honrosa 8ª colocação. Faltaram somente 3-4 pontos para entrar na zona da Libertadores. 

Vejamos se o torcedor coxa-branca terá condições de chegar mais longe em 2012:


GOLEIROS - Vanderlei, Edson Bastos, Rafael Martins, Victor Brasil - Vanderlei fez um bom Brasileirão-11 e ostenta a titularidade. Fez grandes jogos na temporada passada demonstrando ótimos reflexos e segurança. Edson Bastos também não faz feio sob as traves. Já foi titular do Coxa, inclusive conquistando alguns títulos. É uma posição que não preocupa. Os demais garotos são da base e devem aparecer no banco em caso de lesão de Vanderlei ou Edson. 

ZAGUEIROS - Diego, Demerson, Emerson, Pereira, Cleiton, Luccas Claro - Os nomes que tiveram mais destaque e são mais conhecidos são Pereira, ex-Santos e Grêmio, e Emerson, titular absoluto ano passado. Pereira é bem limitado mas parece que encontrou seu melhor futebol no Paraná. Emerson é bom zagueiro, forte no jogo aéreo e bastante técnico. Demerson, Cleiton e Luccas são as opções mais imediatas mas que não passam tanta segurança ao torcedor e a quem vê de fora. Setor instável.

LATERAIS - Bernardo, Jackson, Jonas, Timbó, Eltinho, Lucas Mendes - Bem servido, principalmente do lado esquerdo. Jonas, lateral-direito, foi alvo de Santos e Palmeiras. Para os padrões brasileiros, não é mau lateral. Participa bem tanto defensivamente quanto ofensivamente. Contudo, os grandes trunfos do Coxa estão na outra lateral. Lucas Mendes e Eltinho duelam pela camisa 6. No momento, Lucas Mendes sai na frente. Jovem promessa, é nome praticamente certo para ir aos Jogos Olímpicos. Eltinho teve uma boa passagem pelo Avaí. Rápido e habilidoso, atua melhor como ala no auxílio do ataque. 

VOLANTES - Artur, Junior Urso, Lima, Gil, Djair, Willian - Sem Léo Gago e Leandro Donizete que foram negociados, a parte defensiva do meio-campo do Coritiba está bastante fragilizada. Junior Urso até marca razoavelmente bem. No entanto, deixa a desejar na distribuição do jogo. Willian é outro que se destaca. Porém, também não iguala a qualidade dos antigos titulares. Gil teve passagens discretas pelo interior de São Paulo. O jovem Djair foi bem no Figueirense e passou Inter, sem muito sucesso. É uma posição que preocupa bastante.

MEIAS - Lincoln, Emerson Santos, Renan Oliveira, Rafinha, Tcheco, Everton Ribeiro, Rafael Silva - De longe, as melhores opções para o time. Os veteranos Lincoln e Tcheco organizam bem o jogo, possuem uma bola parada de qualidade e sempre rondam a área adversária com perigo. Rafinha, ex-São Paulo, é veloz e muito habilidoso. Invariavelmente dita o ritmo do time na partida com suas arrancadas para o gol. Renan Oliveira é cria do Atlético-MG com boas passagens pelas categorias de base da Seleção. Muito já se falou deste jovem talento. Bom articulador e finalizador, Renan Oliveira não viveu boa fase no Galo e agora busca retomar o bom futebol no Coritiba. Será muito útil, certamente. Everton Ribeiro lembra o estilo de Rafinha. Boa opção para a segunda etapa ou para puxar contra-ataques.

ATACANTES - Roberto, Geraldo, Anderson Aquino, Marcel, Caio Vinicius, Everton Costa - Roberto, recém-chegado, mal estreou e já é apontado como esperança do Coxa na temporada. Apareceu bem no Figueirense, há dois anos. Marcel é o mesmo que defendeu São Paulo, Santos e Grêmio. Centroavante de qualidade discutível. Mal comparando, tem um quê de Washington (Coração Valente). Faz pivô, é referência na área, mas faz tudo sem esbanjar muita categoria. Anderson Aquino também merece destaque. Com a camisa do Coxa, não deixou a desejar e costuma ir às redes com frequência. Geraldo e Everton Costa correm por fora na disputa por uma vaga ainda que no banco de reservas. Enfim, há opções interessantes.

TÉCNICO - Marcelo Oliveira - É um técnico médio. Teve experiências pelo Atlético-MG e pelo Paraná, por exemplo. O único destaque que se faz com a devida justiça foi a temporada passada. O Coritiba jogou um futebol alegre, ofensivo, venceu o Estadual de maneira invicta e calhou de perder a final da Copa do Brasil para o Vasco. Ainda assim, conseguiu levar o time à 8ª colocação a frente de equipes como Santos, Grêmio, Cruzeiro e Palmeiras. Dentro das limitações do elenco, creio que Marcelo Oliveira consegue fazer um bom trabalho no comando do Coritiba.

ANÁLISE GERAL - Os meias de criação e os atacantes de velocidade são os trunfos do Coxa. Tem que explorar o potencial ofensivo de Tcheco, Lincoln, Rafinha, Aquino, Renan Oliveira. Nos pés deles reside o trunfo para as vitórias. Só assim Roberto e Marcel serão bem servidos e terão reais condições de marcar. No entanto, a falta de opções de qualidade para a zaga e, sobretudo, para o meio defensivo (volantes) desequilibram a balança para o lado da preocupação.

RESULTADO - Não creio que o Coritiba fará uma temporada tão boa quanto a do ano passado, até em razão das carências em seu elenco. Porém, não vou exagerar e dizer que o time briga para não cair. Como dito, no ataque, é uma equipe perigosa. Portanto, zona intermediária para o Coxa.


5 comentários:

  1. Bom dia Gabriel.
    Sua análise está bem próxima da realidade. O time do Coritiba esse ano infelizmente vai brigar pelas últimas posições. A atual diretoria fez campanha ano passado para se eleger, porém até agora só fez coisa errada. Desmontou o time, fez contratações fracas e não traz nenhuma esperança de reforços dignos do clube MAIS VITORIOSO DO MUNDO. Logo nossa torcida vai cobrar e forte da diretoria, ai só nos resta saber se eles vão respeitar nós torcedores e sócios e não deixar que a imagem vitoriosa do ano passado seja manchada.
    Parabéns pelo blog e sucesso.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua análise, peno em dizer que tambem não acho que o meu CORITIBA fará uma temporada tão boa quanto ano passado. Só não concordo em relação aos laterais, na minha opnião são fracos e limitados.
    Beijos, CORITIBA * ETERNAMENTE

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o time do Coritiba ainda está desentrosado e imprevisível: Uma partida eles jogam bem, a outra já nem tanto. Isso pode custar caro no Brasileirão, pois vamos enfrentar equipes fortes, e por enquanto estamos empatando com o Rio Branco de Paranaguá em casa...
    Jogadores importantes deixaram o clube, e os que foram contratados no lugar ainda estão deixando a desejar. Mas apesar de tudo, o Coritiba é um grande time e tem um bom elenco sim; jogadores que são amigos e que se dão muito bem, isso também faz diferença dentro de campo.
    Acredito no Tricampeonato Paranaense em 2012, e bons rendimentos nos campeonatos nacionais.
    SAV

    ResponderExcluir
  4. Primeiramente, parabéns pelo excelente blog!
    Em relação a zaga, o Coxa tem o jovem Luccas Claro, zagueiro forte e veloz, cria da casa que, após sua convocação para a Seleção Brasileira Sub-20 ano passado, estranhamente, não está sendo mais aproveitado pelo M.O.
    Na meiúca defensiva, o Willian, cria da base Coxa-Branca, é um excelente jogador, vem de recuperação de uma lesão qeu o tirou de alguns jogos deste início de temporada, mas irá se condicionar melhor e será uma grata surpresa aos torcedores de todo o país que gostam de um volante que marca muito bem, desarma e tem bom passe e ainda chega bem à frente no ataque. Lembremos, para corroborar, o golaço que fez na final da Copa do Brasil contra o Vasco, onde o Coxa VENCEU O JOGO POR 3x2, mas, na comobinação dos resultados, os gols fora de casa ajudaram o Vasco a erguer a taça de campeão.
    Já em relação ao Djair, outro piá da base Coxa-Branca, ainda está se adaptando ao time principal. Subiu ao profissional ainda no ano passado após a conquista do Título da Taça BH de Futebol JR. Estava no DM por conta de uma lesão no púbis (como todos sabem, uma lesão muito difícil de ser curada), mas está voltando aos poucos e será mais uma grata surpresa aos torcedores de todo o país por conta de sua extrema simplicidade em jogar.
    Ao contrário do que relatou aqui, nosso ponto fraco são as laterais, onde, apenas o Lucas Mendes, zagueiro de ofício revelado pela base Coxa-Branca e convocado na pré lista para as Olimpíadas de Londres, tem regularidade, mas é apenas mediano no setor ofensivo, sendo mais eficaz no setor defensivo.
    No meio de criação e ataque, a Nação coxa-Branca ainda aguarda o desejado entrosamento e encaixe das peças, pois, por mais que sejamos o ataque mais positivo do estadual, a maioria dos gols alviverdes, tem saído dos pés (cabeça) dos zagueiros e meio campo.
    A nossa pedra no sapato foi ter negociado o excelente LEÃOdro Donizete (como ele era chamado pela Nação Coxa-Branca)e o meio campo Davi para o futebol Chinês. Peças importantíssimas naquele timaço do ano passado que faziam a bola ser roubada rapidamente, levada também rapidamente ao meio campo e chegar ao ataque com precisão!
    Desculpe-me por tantas correções, mas tenha certeza de que o que faz no teu blog, é exemplo para a imprensa nacional que só enxerga os clubes do eixo RJ-SP!
    Abraxxx e SAV!!!
    Att.
    Diego "Negrão Coxa-Branca"

    ResponderExcluir
  5. Caro Gabriel,

    Parabéns pela análise e pelo blog!

    No entanto gostaria de compartilhar uma impressão ao comparar nossa equipe atual com a de 2011. Pode parecer besteira, mas acho que o time de hoje apresenta mais regularidade. Quero dizer: vencendo partidas em campo (como tem feito via de regra, decepções nossas à parte), e mais no "meia-boca" que no "jogou tudo", o Coritiba é um time que vai acumulando seus pontos sem fazer barulho.
    Também me preocupa, como torcedor, a carência de volantes "duros na queda". Mas não me surpreenderia se visse a equipe atual pouco a pouco mais entrosada, fazendo seu café-com-leite no Alto da Glória e, pra fazer a diferença, jogando com mais teimosia (e menos euforia) suas partidas fora de casa. Aí, todo coxa-branca sabe o que poderá acontecer.

    ResponderExcluir