segunda-feira, 19 de março de 2012

Análise de Elenco - Cruzeiro

O 7º clube na mesa d'O Boteco Esportivo é o Cruzeiro. O lado azul de Minas Gerais foi campeão da Taça Brasil em 66, campeão do primeiro Brasileirão sob a fórmula dos pontos corridos em 2003 e fez um campanha desastrosa ano passado.

Escapou da degola somente na última rodada do Brasileirão em grande estilo e em grande polêmica. Após um segundo turno pífio, massacrou o rival Atlético-MG por nada mais nada menos que 6 a 1. A goleada renderam os 3 misericordiosos pontos que salvaram a Raposa da guilhotina. No entanto, muito se fofoca a respeito de um suposto acerto das equipes, algo que envolveria a ação do patrocinador de ambos. Enfim, não sei. Quem sabe?

Vejamos o que a Raposa traz para que 2012 seja melhor e menos torturante:


GOLEIROS - Fabio, Rafael, Axel - Fabio é ótimo. Alto, firme na saída de gol, líder, reflexos apurados, é um dos melhores em atividade no país. Apesar de sua indiscutível qualidade, vejo com ressalvas quem defende sua integração ao trio de goleiros da Seleção Brasileira. Porém, sem alongar a questão, fato é que o gol celeste está bem protegido. O problema está na ausência de Fabio. Rafael não inspira a mesma confiança e, quando jogou, não fez nada de extraordinário. Axel, garoto da base, compõe o elenco, nada além disso. Sem constar no site oficial, Gabriel, destaque das categorias de base da Seleção parece muito mais goleiro que os reservas imediatos.

ZAGUEIROS - Victorino, Léo, Cribari, Thiago Carvalho, Mateus - Bons nomes. O uruguaio Victorino é nome certo em muitas convocações de sua seleção. Bastante técnico e rápido para um zagueiro, não demorou a se firmar na equipe. A briga pela vaga ao lado de Victorino, no momento, é de Léo. Léo foi bem no Grêmio, passagem mediana pelo Palmeiras e está em boa forma no Cruzeiro. Uma lesão aqui, outra ali, mas sempre atuando com muita raça e disposição. Posicionamento e cabeceio também em bom nível. Mateus fez uma boa temporada 2011 na zaga da Barcelusa. Resta acompanhar eventuais chances e checar se pode manter o nível na Série A. Thiago Carvalho, ex-Boa Esporte, também terá que superar a desconfiança de ter atuado somente em equipes menores. Cribari chegou ano passado com status de ótima contratação. No entanto, demorou a pegar ritmo de jogo, não se adaptou bem e gerou desconfiança. Mas é experiente e fez carreira no futebol italiano, então, deve ter um 2012 melhor.

LATERAIS - Diego Renan, Gilson, Marcos, Jackson - Assusta. À exceção de Diego Renan, lateral-esquerdo rápido, habilidoso e de boa chegada no ataque, os demais não inspiram confiança. Gilson, seu reserva, passou apagado pelo Grêmio e sem muito destaque pelo América-MG. Do lado direito, Marcos, que surgiu no próprio Cruzeiro, não fez uma má temporada pelo Bahia ano passado. Porém não fez nada de encher os olhos. Enquanto Jackson é cria do São Paulo e não chegou a ser efetivamente aproveitado no elenco profissional. Colecionou empréstimos por clubes paulistas, jogou no Dallas FC até desembarcar no Cruzeiro. A princípio, não vai resolver eventual carência na posição.

VOLANTES - Leandro Guerreiro, Diego Arias, Everton, Amaral, Rudnei, Marcelo Oliveira - Gosto do Leandro Guerreiro. Como o apelido aduz, é incansável na marcação e compõe muito bem defensivamente. Diego Arias foi outro que chegou cheio de pompa mas ainda tem muito a provar. Fazer parte da Seleção Colombiana não quer dizer muito hoje em dia. Amaral fez um bom Brasileirão-11 no América-MG, apesar do rebaixamento. Mostrou bom condicionamento físico e muita força na marcação. Everton, rápido, faz bem a transição entre a defesa e o ataque, mas deixa a desejar na contenção. Pode jogar mais adiantado ou ser improvisado na lateral-esquerda. Marcelo Oliveira cresceu no Corinthians e viveu o título de 2005 e o rebaixamento em 2007. Capacidade técnica bastante duvidosa, até porque nunca chegou a ser unanimidade no Timão. 

MEIAS - Roger, Montillo, Elber - Poucos articuladores. Vamos aos principais: Montillo é o cara. Habilidoso, decisivo, bola parada perigosa, rápido, visão de jogo apurada. É um dos melhores meias-armadores do Brasil disparado. Roger "chinelinho" alterna grandes jogos com grandes hibernações. No geral, não tem feito mau trabalho no Cruzeiro. Distribui e cadencia bem o jogo, além de ser outro talento na bola parada. Ao meu ver, parece muito com o Douglas. Talentoso mas meio relapso. 

ATACANTES - Wellington Paulista, Anselmo Ramon, Keirrison, Bobô, Wallyson, Fabio Lopes, Walter - O melhor e o pior do time. Pelos nomes, boas opções. Contudo, o rendimento invariavelmente fica abaixo do esperado. Wellington Paulista é aquilo que todos já viram no Juventus, no Santos, no Palmeiras e agora no Cruzeiro. Pouca mobilidade, pivôzão, tabelas curtas e referência na área. Gol aqui, perde outro ali, dá nos nervos acolá. Bobô saiu pela porta dos fundos do Corinthians. Virou ídolo na Turquia e até agora nada. Outro centroavante limitado mas que, na teoria, deveria fazer o feijão-com-arroz na área. Walter apareceu bem no Inter, foi para o Porto, deu uma sumida, e busca retomar o rumo da carreira em Minas. Dos centroavantes é o mais lúcido, em que pese ser jovem e não ter ido tão bem em Portugal. Wallyson e Anselmo Ramon são os responsáveis por dar velocidade ao ataque e o fazem muito bem. Além disso, finalizam com qualidade, melhor que muito segundo-atacante por ai. Por fim, Keirrison. Eu particularmente ainda acredito nele. Mesmo com tantos fracassos, com um pouquinho de esforço, se ele se dedicar um tiquinho mais pode até figurar mais vezes no time principal. Se o Adriano que é o Adriano tem tantas chances, por que não tentar mais uma vez com Keirrison? 

TÉCNICO - Vagner Mancini - Fraco. Apareceu no Paulista de Jundiaí em 2005 ao conquistar a Copa do Brasil sobre o Fluminense. No mesmo ano, fez a final do Paulistão contra o São Caetano. Perdeu. Então a carreira promissora começou a degringolar. Uma média de dois clubes por ano desde 2009 mostra que o trabalho do treinador é irregular. Demora a dar um padrão tático estável. Não transmite pulso firme, segurança aos jogadores e, sobretudo, à torcida. Salvou o Cruzeiro do rebaixamento ano passado sabe-se-lá-como, põe essa na conta dos deuses do futebol. Em suma: fraco.

ANÁLISE GERAL - O elenco do Cruzeiro é bom. Mas o time já foi visto com mais respeito. A zaga é boa, mas as laterais são deficientes, meio capengas. Montillo não tem um reserva à altura. Os atacantes renomados custam a render o que a projeção dos seus nomes supostamente indicam. Para que possa crescer é necessário o dedo de um treinador mais vivido e com vocação ofensiva. Mancini deixa muito a desejar na organização da equipe e acaba comprometendo o desempenho como um todo.

RESULTADO - Não imagino outro sufoco para a torcida celeste. Porém, também não vejo um Cruzeiro forte a ponto de brigar pelo título. Pode até sonhar com Libertadores mas, ao meu ver, o destino celeste nesta temporada é novamente ficar pela zona intermediária.

13 comentários:

  1. Bom dia!

    Primeiramente, no histórico 6x1 não houve acerto nenhum. Antes, o maior de Minas, já havia sapecado duas de cinco no seu maior freguês. Contra o Cruzeiro, seja lá qual for a situação..eles já entram com as pernas bamba.

    Sobre o elenco:

    a)Estamos bem de goleiros e zagueiros.

    b)Precisamos de um lateral direito.

    c)Estamos bem de volantes e Charles está voltando.

    d)Precisamos de mais dois meias..só temos o Montillo. Roger, vive mais no DM que dentro de campo e Elber ainda é uma promessa.

    c)No ataque estamos bem..mas, mais um atacante velocista viria a calhar.

    d) Mancini: Excelente treinador, não foi a toa que ganhou uma copa do Brasil..pelo Paulista de Jundiaí. Confio muito no seu trabalho.

    Sdçs!

    ResponderExcluir
  2. Complementando:

    Keirrison, não está mais no Cruzeiro. Graças a Deus.

    Sdçs!

    ResponderExcluir
  3. Dá pra acreditar em acerto com uma rivalidade tão grande entre Cruzeiro e Atlético, Grêmio e Inter, Flamengo e Vasco, Corinthians e Palmeiras e a chance única de mandar o rival passear na Série B?
    Rafael é um bom goleiro, serviu a Seleção sub-20 e não deixou a desejar quando entrou.
    Os zagueiros me preocupam, Léo e Vitorino, pois não tem feito atuações convincentes.
    O Árias não jogou até hoje e o ataque tem sobressaido sobre as fracas defesas do Mineiro. Pezinho atrás´pra começar o Brasileiro e salve Montillo.

    www.baudocruzeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Um bom dia a todos;
    Bem,vejo o Cruzeiro com limitações na defeza em todos os setores,exceto no gol(Fafio é o melhor goleiro do Brasil),nas laterais apenas o Marcos me inspira confiança,os outros três nem pra reserva servem,e na zaga os dois titulares de Mancini não seriam nem reservas aqui nas minhas peladas de fins de semana no interior das Minas Gerais,Vitorino é fraco e baixo e Leo é abaixo de qualquer critica de tão fraco,Thiago e Mateus pra titulares já,o meio campo é bom e o ataque é muito bom,quanto ao técnico,bom assim como o Leo,abaixo da critica,abs e Saudações Celestes.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o su comentário mas faço uma alteração.
    Não aguentamos o DIEGO RENAN ele é fraco sempre é vaiado nos jogos.O tecnico que deveriamos estar é o Vanderley luxemburgo mas a direção não fez esforço para contratar. Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  6. DISCORDO QUANTO AOS LATERAIS.DIEGO RENAM( A IMPRENSA ATLETICANA FAZ ONDA CONTRA ELE) E MARCOS SÃO MUITO BONS.

    ResponderExcluir
  7. O cruzeiro precisa de laterais,zagueiros e um tecnico que entenda de futebol.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião o Cruzeiro está bem servido de goleiros, Fábio sem comentários, Rafael por muito tempo foi convocado para a seleção e teve boa atuação nas partidas que entrou.

    Os zagueiros, vejo Léo falhando bastante ainda. E Victorino é o cherifão da zaga.
    Nas laterais, Deigo Renan pode até ser um bom lateral ofensivo, mas sempre que volta para ajudar na defesa ele falha, aí vem a birra da torcida. Lateral direita falta sim alguém de nome e experiente, desde a saída de Jonathan não encontramos alguém a altura.

    Quanto aos volantes, estamos bem servidos sim, temos o Guerreiro, o Charles voltando, o Everton, Rudnei e Amaral que chegaram e mostraram bom futebol nos ultimos jogos.

    É claro que precisamos de mais um meia, mas não acho que seja tão dificil assim, temos bons jogadores na categoria de base o que falta é um melhor aproveitamento da equipe.

    O ataque sem sombra de duvidas está melhor esse ano, no ano que passou o cruzeiro passou várias rodadas de nenhum gol de atacantes, e hoje eles são responsáveis pela maioria dos gols, Wellington melhorou muito, e Anselmo Ramon apresentou uma evolução indiscutível.

    Em relação ao Mancini eu tenho que concordar, não gosto do estilo de jogo dele, e nem acho que ele passa confiança ao time.

    ResponderExcluir
  9. Mauricio Lizardo USA20 de março de 2012 às 16:13

    Legal a analise deste blog, ficou bem perto do que realmente eh nosso Cruzeiro.
    Soh diria que o lateral Gilson fez uma otima campanha pelo America-MG no ano passado, e gostaria de ve-lo no lugar do Diego Renan que ja esta no time uns 3 a 4 anos, e nunca mostrou nada de futebol, ele ja teve mais de 1000 chances de mostrar alguma coisa e ate hj nada. Nao me convence.

    Quanto ao Diego Arias, esse veio como uma contratacao de peso, jogador de selecao e tudo mais, mas, parece que o Mancine nao gosta dele.
    Gostaria e muito que nosso tecnico desse uma oportunidade pra esse jogador.

    E ainda tem o Amaral, Fabio Lopes e Jackson para estrearem...
    Acho que esse time vai dar liga.

    E palmas para a diretoria que finalmente vai dar oportunidades para os garotos da base, isso foi decidido em uma reuniao entre Mancine e diretoria de base do time Celeste. Parabens ao Alexandre Mattos, novo diretor do Cruzeiro pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Mauricio Lizardo USA20 de março de 2012 às 16:18

    Para o SEVERINO DO POPOTE...
    Estou sentindo sua falta la no blog do Zirlei.
    Vai la dar seus pitacos...
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  11. Mauricio Lizardo USA20 de março de 2012 às 16:20

    Para o SEVERINO DO POPOTE...
    Estou sentindo sua falta lah no blog do Zirlei.
    Vai lah dar seus pitacos.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  12. Caros cruzeirenses,

    Agradeço imensamente a participação de vocês na colaboração e comentários deste post.

    Realmente, não esperava que teria tamanha repercussão positiva.

    Caso tenham interesse, ao lado, na marcação "Análise de Elenco" vocês podem conferir as demais equipes que já postei até aqui.

    Dentre elas está vosso maior rival Atlético-MG. (que, ao meu ver, também ficará no "chove-não-molha").

    Mais uma vez obrigado e sejam sempre bem-vindos!

    Abraços.

    Gabriel Casaqui

    ResponderExcluir
  13. Amigo, bom dia.
    Vamos aos meus pitacos sobre o texto:

    Não concordo com o que disse sobre o decisivo e famoso placar dos 6x1 quando fala que "no entanto, muito se fofoca a respeito de um suposto acerto das equipes, algo que envolveria a ação do patrocinador de ambos. Enfim, não sei. Quem sabe?" Que imbecil iria aceitar um "acordo" para ser HISTORICAMENTE HUMILHADO? Ainda se tivesse sido um 1x0 ou um 2x1 va lá, até dava para sustentar essa tese né?

    Sobre Fábio, se houvesse justiça e não houvesse as várias pressões na escalação da seleção não haveria como Fábio ficar de fora. Eu acho ÓTIMO para o Cruzeiro que ele não seja convocado, mas ao mesmo tempo é SUPER INJUSTO isso não ocorrer. Sobre os outros goleiros assino embaixo do que disse.

    Sobre a ZAGA só Victorino para mim é titular absoluto, mesmo assim temos que assinalar que após a contusão que sofreu na Copa América ANDA DEVENDO muito.

    Sobre as LATERAIS também discordo. D.Renam ainda pode surpreender. Tem potencial e é jovem, precisa ser mais bem orientado e acompanhado de perto. Gilson é sim uma boa aposta, tem gente em Minas que diz que ele vai arrebentar e Marcos também acredito possa crescer, então reputo como boas as chances de acertarmos nas laterais.

    VOLANTES - Marcelo Oliveira chegou a me animar nos 1ºs jogos, hoje ta mais pra decepção. Leandro Guerreiro é aquilo alí. Disposição e vontade somente, precisa de companheiros mais técnicos para compor o setor. Minhas apostas seriam Rudnei e Amaral, mas realmente é um setor que acredito precisávamos de mais contratações.

    ARMADORES - MONTILLO dispensa comentários e análises, ACIMA DA MÉDIA, BEM ACIMA. Roger é isso, contusões e cansaço lhe embaçam o futebol vistoso que pratica. Elber não tem ainda força para se firmar, precisa de tempo.

    ATAQUE - Concordo com o que disse. Análise perfeita.

    TÉCNICO - Não acho correto ir logo sentenciando que ele é fraco, mas concordo quando diz "Demora a dar um padrão tático estável. Não transmite pulso firme, segurança aos jogadores e, sobretudo, à torcida." Acho que ele precisava de uma chance como essa, um trabalho mais longo em um grande time. Ainda acredito que ele possa fazer um bom trabalho no Cruzeiro, mas realmente não posso dizer que estou tranquilo nesse quesito.

    GERAL - O time do Cruzeiro é mediano, sem grande brilho. Precisa de um esforço maior para se firmar e "o time já foi visto com mais respeito". A zaga não é totalmente confiável e as laterais podem surpreender, ou não! O ataque no momento é o setor mais produtivo do time, mas ainda não é totalmente satisfatório. Mancini tem mesmo deixado a desejar na organização do time, mas o elenco é muito restritivo também.

    RESULTADO - Concordo. Talvez com um pouco de sorte nossa tradição pese mais e possamos ser felizes na Copa do Brasil.

    Abraços e
    Sds Celestes

    ResponderExcluir