quinta-feira, 22 de março de 2012

Um sonho possível.

"Corinthians na Libertadores é igual o programa Chaves: todo mundo já sabe o que vai acontecer, mas sempre assiste novamente porque é engraçado". "Raspadinha do Corinthians: Se aparecer 'Libertadores' você vai à padaria e troca por um sonho". Piadinhas não faltam sobre o calcanhar de aquiles do Timão, único grande de São Paulo a não ter em sua galeria a taça continental. Contudo, após a vitória sobre o Cruz Azul nesta quarta por 1 a 0, fica cada vez mais clara a impressão de que a gozação pode estar com os dias contados.

Enquanto a imprensa desce a lenha no time que vence mas não encanta, pouco se repara na forma como o Corinthians tem construído suas vitórias. É um time sólido, compacto e, o mais importante, entrosado. A manutenção da base campeã brasileira em 2011 aliada à chegada de reforços pontuais para compor o grupo foi a saída mais viável que Tite encontrou para desbravar a América.

O pragmatismo do treinador tem tudo para dar certo. A campanha no Paulistão é muito boa mesmo escalando uma equipe mista na maioria dos jogos. Entretanto, o que mais impulsiona a caminhada rumo ao sonhado título é a surreal consistência defensiva. Ao todo são 18 jogos (14 pelo Paulistão e 4 pela Libertadores), 23 gols marcados e somente 10 sofridos. Se o ataque não enche os olhos, a defesa ofusca o continente.

Recentemente fiz a análise do elenco do Timão para o Brasileirão (clique aqui) e, além de constatar o óbvio ululante que o time seria postulante ao bicampeonato, ressaltei que o time conta com muitas opções. Ter muitos atacantes deveria pressupor um aproveitamento ofensivo maior. No entanto, contraditoriamente o que mais aparece é o dedo de Tite ao trancar o time e saborear as vitórias sob doses homeopáticas.

Na partida desta quarta-feira, o Corinthians mandou do começo ao fim. Um lance aqui outro ali dos mexicanos e só. Controle, posse de bola, tramas ofensivas, chutes, volume de jogo, marcação...foi mis um banho tático do Timão sobre o Cruz Azul. O magro resultado não traduziu a superioridade do time na partida. Sem entrar no mérito de que "o que conta mesmo é o gol", jogo a jogo o Corinthians se mostra cada vez mais e mais favorito.

Crucificar a produção ofensiva e criticar o eficientíssimo sistema defensivo, pilar das seguras atuações, para mim, é não querer reconhecer a força evidente de quem entrou na Libertadores para enfim disputá-la como se deve. 

A participação contínua do torneio traz a malícia. O empata fora-ganha em casa está sendo seguido à risca. Sem encantar, sem comprometer, no melhor estilo Libertadores. Os sustos deram lugar à segurança. O medo transformou-se em esperança. Por mais que se fale nas qualidades de Fluminense, Santos e Inter, nenhum deles encarou um sistema defensivo como o do Corinthians*. E, em uma Libertadores, a defesa pode ser o principal trunfo rumo ao título. Taí o Once Caldas-2004 que não me deixa mentir.


*Vale lembrar que na 12ª rodada do Paulistão, o Santos venceu o Corinthians por 1 a 0, na Vila Belmiro. Nesta oportunidade, o Timão poupou alguns titulares. 

14 comentários:

  1. CONCORDO COM SEU PONTO DE VISTA EM 90%, ENTRETANTO ACHO QUE PARA O CORINTHIANS FALTA UMA COISA SIMPLES QUE CADA DIA QUE PASSA VAI SE PERDENDO NO FUTEBOL (COM EXCEÇÃO AO BARCELONA - ESP): "AUDÁCIA". POUCOS TIMES JOGAM UM FUTEBOL MAIS LEVE, TAL QUAL O TIME DE MESSI. NÃO ESTOU DIZENDO QUE O PADRÃO E ESQUEMA TÁTICO DO CORINTHIANS SÃO INÚTEIS, EU ATÉ GOSTO DE SABER QUE O TIME DO MEU CORAÇÃO TOMA POUCOS GOLS, SEMPRE DOMINA AS PARTES E TAL, MAS AS VEZES OS JOGADORES CORINTHIANOS "COMPLICAM" JOGADAS QUE APARENTEMENTE PARECEM TÃO SIMPLES DE SE CONCLUIR. TRIANGULAÇÃO AO INVÉS DE CRUZAMENTOS COM APENAS 1 JOGADOR NA ÁREA. DRIBLE AO INVES DE VOLTAR A BOLA PARA TRÁZ, AINDA MAIS SE ESTIVER NO "MANO-A-MANO". O TÉCNICO TITE TAMBÉM DEMORA MUUUUITO PARA MEXER NO TIME. POSSUI PEÇAS INTERESSANTES NO BANCO PORÉM NÃO AS UTILIZA. O RODIZIO TAMBÉM TEM SEU LADO NEGATIVO: O TIME TITULAR ESTÁ ENTROSADO MAS SÓ JOGA JUNTO PARTIDAS COMPLICADAS EM QUE NÃO PODE PERDER. O LIÉDSON VIVE UM JEJUM DE 11 JOGOS. PORQUE NÃO COLOCÁ-LO 30 OU 45 MINUTOS DE UMA PARTIDA CONTRA UM ADVERSÁRIO MAIS FRACO. PORQEU DEIXÁ-LO 70, 80 MINUTOS EM CAMPO EM UM JOGO EM QUE A MARCAÇÃO ESTÁ DURA E A FASE NÃO ESTÁ DAS MELHORES. SE O TIME NÃO PERCEBER QUE ESSES PEQUENOS DETALHES, EM UM JOGO MATA-MATA CONTAM E MUUUUITO... NÃO SEI SE O SONHO DESTA VEZ SERÁ MESMO POSSÍVEL.

    juniordizzy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você vai ter que continuar indo a padaria para trocar o bilhete pelo sonho.

      Excluir
    2. Gostei muito do post do Casaqui, mas quando li o teu comentario mudei completamente de ideia. Tem muito mais razao juniordizzy@yahoo.com.br. Parabens pelo comentario. deninho@live.it

      Excluir
    3. Acho que o Corinthians está aprendendo a jogar a libertadores sim...em quatro jogos só sofreu um gol e contra ainda..como diz o ditado é de grão em grão que a galinha enche o papo se ganhar todos os jogos por 1x0 sera campeão de tudo q disputar...fato

      Excluir
  2. Parabéns pelo post, gostei dos seus comentários.
    Concordo com tudo que foi dito, acredito muito nesse elenco e percebo que o Tite tem o time nas mãos. Acho que esse ano a gente levanta esse caneco!

    murilojbueno@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. comcordo com vc mas acredito que falta qualidade e ousadia de alguns jogadores para contrui jogadas mas concretas , o time vem muito bem sim o tite fez com q o time tenha volume de jogo que sempre esteja no ataque porem sempre acaba com cruzamentos e fazendo gols d cabeça ta faltando o ultimo passe açucarado que ao meu ver seria de douglas , o time ta entrosado com uma proposta de jogo excelente com a entreda de um camida 10 de oficio as jogadas acabaria com mas chances d gols

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com este post.

    Pela primeira vez na vida estou vendo o Corinthians jogar a Libertadores como se deve, isso ficou bem claro nas partidas contra o Cruz Azul, em especial na realizada no México.

    O time cozinhou o adversário e atacou nas horas certas.

    A defesa é fruto de todo um trabalho do Tite que recuperou o bom Chicão e fez de Cástan um zagueiro que faz o famigerado feijão com arroz como poucos no futebol brasileiro. Por sua vez o meio campo solido de uma dupla de volantes que se completa e tem dado ao torcedor alvinegro muita satisfação de sua eficiência. Os armadores Danilo e Alex tem dado conta do recado, o primeiro é lento e fica sumido a maior parte do jogo, mas da a estocada final e fatal, assim tem sido nas decisões do ano, por sua vez Alex finalmente fez ontem uma partida digna de elogios, arriscando mais e com muita vontade. Na parte do ataque o time esta devendo, o Levezinho está em uma maré ruim, mas deve melhorar muito quando desencantar, JH é muito aplicado e importante quando esta bem, e o Sheik está num momento muito bom, como sempre desde que engrenou na reta final do Brasileiro do ano passado. Este ultimo deve ser testado como titular no clássico de domingo.

    É esperar para ver onde o time pode chegar com essa força que o time tem demonstrado.

    ResponderExcluir
  5. Temos, na realidade, 2 Corinthians: o com e o sem a bola.

    Sem a bola, o time é perfeito, coeso, intenso, taticamente organizado, muito bem treinado. Ok. Beleza. Show de bola! É realmente impressionante o volume de jogo! É verdadeiramente um Timão!

    O problema é o outro Corinthians...com a bola, vira timinho...se perde...a impressão que dá é que não se treina jogadas de ataque! Não por acaso, quase todos os gols saem de bola parada! O time corre muito, mas só...não faz a bola correr, não troca passes, não cadencia o jogo, não faz movimentações na frente pra abrir a defesa, não infiltra, não abre pra passagem de laterais! Enfim, não tem chegada nem pelo meio nem pelas pontas! Além de viver apelando pra "ligação direta", vulgos "chutões", pra ver no que dá lá na frente, ou pros cruzamentos, os "chuveirinhos" dos europeus de 30 anos atrás! Não tem cabimento...

    A meu ver, o Tite (e eu gosto muito dele como técnico), que fala tanto em intensidade e disciplina tática, deveria fazer, com URGÊNCIA, um trabalho de jogadas de ataque no Corinthians! O time tem bons jogadores individualmente...mas falta alguma coisa.. Não sei se o nível de entrega defensiva atrapalha tanto na frente...talvez seja isso, não sei.

    Pra mim, além da questão das jogadas de ataque, que precisam ser trabalhadas, é necessária a entrada do Douglas, de um 10, pra cadenciar o jogo, pra ORGANIZAR a bagunça que se tornou o ataque corinthiano. Ele ficaria no centro da trinca, com Alex (Danilo) à esquerda, Sheik (Alex) à esquerda e Liedson (Sheik) no meio. Pra mim, desse jeito, daria Timão na Libertadores esse ano, mesmo contra Flu, Santos e Inter!

    ResponderExcluir
  6. Comentario perfeito.... o placar nao mostro oque foi o jogo, e sim o goleiro deles foi uns dos melhores em campo se nao foi o melhor.. e como a maioria falam o futebo hj é resultado e nao espetaculo e isso o corinthians de tite ta mostrando assim com o barsileiro de 2011

    ResponderExcluir
  7. Parabéééééééééééééééééééééns pelo post, 10. Mas parabéééééééééns pelo commentario di juniordizzy@yahoo.com.br veramente hanno detto tutto. deninho torcedor do timao na Italia.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkk que triste... o Corinthians está mesmo lhes enganando desta forma?

    Meu caros. Quando o Corinthians pegar o Fluminense, Internacional ou alguns 3 ou 4 times Sulamericanos vai tomar um sacode enorme.

    Vocês estão usando como medição um grupo FRAQUISSIMO como esse do Corinthians, onde o time mais perigoso é um mexicano de pouca grandeza.
    O Dep. Táchira sempre foi fregues de brasileiros e, ao contrário desse ano, sempre perdeu de goleada.

    Sinceramente, sem querer tirar uma com a cara de vocês. O Corinthians não passa das quartas-de-final.

    É só esperar. rs

    Chega a dar dó. Mas eu não tiro a razão da esperança de vocês não. São 102 anos. É foda mesmo.


    Até!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ate concordo contigo em relação do corinthians ainda nao te enfrentado um grande clube na libertadores... mas agora citar fluminense, internacional....hummm sei nao...esse 2 clubes tbm nao tem essa bola toda nao... o fluminese ganho de um boca que ja nao é o mesmo dos anos anterior eo inter ganho de quem???.. o unico que time que ele pego (santos), apanho feio... é aguarda pra veer...

      Excluir
    2. Respondeu muito educadamente a um imbecil desse porte.

      Excluir
  9. Muito bom o blog, cara!

    ResponderExcluir