sexta-feira, 4 de abril de 2014

Salve-se quem puder.

Encerrada a 5ª rodada Libertadores. Conhecidos os primeiros classificados às oitavas-de-final, ratificou-se algumas decepções anunciadas. Agora, há apenas 3 pontos em jogo para cada equipe. O caos e o deus-nos-acuda ditarão as regras dos últimos 90 minutos de fase de grupos que assim ficaram:


GRUPO 1 - A rodada promoveu uma bela zoeira aqui que nem saberia por onde começar. Só sei que o The Strongest deu uma aula prática de copeirice e como se jogar uma Libertadores. Tudo começou com a vitória do Vélez sobre o Atlético Paranaense que garantiu os argentinos nas oitavas. O Furacão desperdiçou seu último jogo em casa e manteve 9 pontos. Daí os bolivianos foram enfrentar os morimbundos do Universitario. Surrealmente os peruanos abriram 3 a 1. Mas, mais surrealmente ainda, o The Strongest buscou o empate aos 44 do segundo tempo que lhe valeu o 7º ponto. Eis que na última rodada, o Furacão vai subir os milhões de metros de altitude precisando simplesmente não perder para o tinhoso Strongest de Escobar, aquele paraguaio que já perambulou pelo interior de São Paulo.


GRUPO 2 - Não há dúvida. Aqui o critério de desempate será as orações do Papa. A Morte saiu do grupo 6 para entregar seu cartão aos integrantes do bloco 2. Tudo começou pela via crucis do San Lorenzo ao purgatório. A sorte sorria aos argentinos até os acréscimos da partida contra o Independiente del Valle, no Equador. Venciam até o surgimento de um pênalti convertido pelos mandantes que tirou 2 preciosos pontos dos argentinos. O empate deixou ambas equipes com 5 pontos. Ah, o lanterna é justamente o San Lorenzo que, graças ao Botafogo, ainda pode sonhar com a classificação.

Aproximadamente 40 mil pessoas testemunharam a tragédia que se passou com o Botafogo na noite de quarta no Maracanã. Era receber o Unión Española, vencer, carimbar vaga para as oitavas e relaxar na última rodada. Todavia, o Fogão não conseguiu superar a retranca chilena, tampouco a limitação patológica de Henrique no comando de ataque, em que pese ter dominado 100% da partida. Para piorar, em uma das raras aparições no ataque, os visitantes acharam um pênalti que resultou no gol da classificação dos comandados de Sierra (Aquele). 

Na última rodada, os classificados chilenos receberão um esperançoso e também vivo Independiente. Por seu turno, o San Lorenzo receberá o Botafogo com a obrigação de vencer, além de rezar pelo Unión. Os brasileiros jogam pelo empate desde que o Independiente não vença por 3 gols de diferença. 


GRUPO 3 - Uma reviravolta espetacular que mantém os 4 integrantes com chances palpáveis de avançar. O Lanús, então lanterna até os idos da 3ª jornada, renasceu e além de vencer o Cerro Porteño, tomou-lhe a liderança com 7 pontos (saldo de gol +1), embora os paraguaios estejam em segundo com a mesma pontuação e zero gols de saldo. Deportivo Cali e O'Higgins ficaram no 1 a 1. Os cafeteros igualaram os 7 pontos dos líderes, mas tem saldo de 1 gol negativo. E os chilenos contam 6 pontos. Na derradeira rodada, O'Higgins recebe o Lanús, que só precisa empatar para seguir. E o Cerro recebe o Deportivo. Ambos precisam da vitória, óbvio. Mas os paraguaios podem avançar com um empate desde o Lanús faça sua parte.


GRUPO 4 - Esperava-se que o Atlético Mineiro sobrasse no grupo a ponto de ficar com uma das duas melhores campanhas gerais, no mínimo. Nem mesmo os altos e baixos do Galo o impediu de classificar-se antecipadamente. Segurou um suado empate contra o Independiente Santa Fé, na Colômbia, atingiu 9 pontos e novamente participará da roleta russa das oitavas-de-final. O Zamora derrotou o Nacional e ocupa o segundo lugar com 7 pontos. Paraguaios e colombianos ficam com 5 e sonham com a próxima fase.

A derradeira jornada reserva algumas possibilidades interessantes. Atlético x Zamora e Nacional x Independiente. Bem, um empate pode classificar o Zamora, desde que o vencedor do outro jogo seja o Nacional e que este não vença por mais de 3 gols de diferença. Aliás, os venezuelanos podem avançar até se perderem, caso paraguaios e colombianos empatem. No mais, vitória do Galo carimba o passaporte de quem vencer a outra partida.

GRUPO 5 - A Morte também aproveitou a rodada de passeio para fazer uma visitinha ao grupo 5 e resolveu dar sua contribuição maligna para o duelo final entre Defensor e La U, no Uruguai. Uruguaios lideram a patota com 10 pontos após a vitória sobre o Real Garcilaso lá na altitude peruana. A Universidad de Chile ainda sustenta bravamente a segunda colocação (9 pontos), mas entrou para o seleto grupo de risco da Libertadores, ou seja, aqueles times que precisam se coçar na última rodada se quiserem permanecer vivos na Copa.

Isso porque sucumbiu novamente diante do Cruzeiro. A traulitada tomada no Mineirão por 5 a 1 não foi tão traumática quanto os 2 a 0 sofridos no Estádio Nacional. Vendeu caro sua classificação antecipada e trouxe o Cruzeiro de volta à briga. Os mineiros foram a 7 pontos e, na última rodada, terão pela frente o já eliminado Real Garcilaso, no Mineirão. De se esperar a classificação da Raposa em virtude do clima de revanche vingança pelo incidente racista com Tinga e pela derrota logo na estreia do torneio, fatores que, aliados à qualidade cruzeirense e ao clima de decisão criam certa expectativa em torno de uma goleada sobre os peruanos. Porém, de bom tom ressaltar as combinações:

O negócio é o seguinte: Defensor (+6 gols de saldo) joga pelo empate. Caso o Defensor perca por um gol, o Cruzeiro (+3) terá que vencer por pelo menos 2 gols para igualar o saldo e eventualmente tomar-lhe a vaga. Se uruguaios e chilenos empatarem, La U só avança se o Cruzeiro não vencer pois tem 3 gols negativos na conta.


GRUPO 6 - O Grêmio foi encarar o Atlético Nacional sabendo que o Newell's havia dizimado o Nacional por 4 a 2 e alcançado a virtual liderança da chave com seus mesmos 8 pontos. Também sabia que os colombianos precisavam desesperadamente da vitória pois, além de ostentarem 7 pontos, terão o Newell's pela frente lá na Argentina. No entanto, o Tricolor Imortal mostrou que não veio nessa Libertadores a passeio. Mesmo fora de casa, venceu os cafeteros por 2 a 0 e garantiu presença nas oitavas, além de dar uma baita ajuda aos argentinos. Enquanto o Grêmio fará um duelo de compadres contra o finado Nacional, o Newell's joga em casa e com o direito de empatar com o Atlético Nacional. 


GRUPO 7 - Um tumulto muito interessante acá. De cara se percebe o nível de surrealidade do grupo quando nos deparamos com o Bolívar a capitanear o bloco com 8 pontos. Isso depois de, sabe-se-lá-como, vencer o León, lá no México. Os mexicanos caíram para segundo, estagnados nos 7 pontos. Mas eis que surge um companheiro para o León. O Flamengo derrotou o Emelec, no Equador, por 2 a 1. Alecsandro, de pênalti, abriu o placar. No segundo tempo, os mandantes igualaram. Então, Negueba recebe livre na esquerda e descola lançamento primoroso para Paulinho, aos 47 do segundo tempo, deixar o Mengão a uma vitória simples diante do León para seguir adiante na Liberta. Ainda que os brasileiros joguem em casa, são os mexicanos quem trazem a vantagem do empate. Na outra partida, cabe ao Emelec a missão ingrata de ter que derrubar o Bolívar do alto daqueles infinitos pés de altitude. Só a vitória pode classificar os equatorianos. 


GRUPO 8 - Eis o primeiro grupo que sabemos os dois classificados. O Santos Laguna tratou de por termo à primavera que o Peñarol ensaiava e, com um sonoro 4 a 1, assegurou a 1ª posição. Por sua vez, o Arsenal foi à Venezuela garantir sua classificação com um triunfo sobre o Deportivo Anzoátegui por 3 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário