terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Análise de Elenco - Atlético Goianiense

Caros amigos, daqui pouco mais de dois meses começará o Brasileirão. Sendo assim, nada mais justo que analisarmos cada uma das 20 equipes que disputaram o torneio nacional mais equilibrado do Mundo. Com sorte, farei duas postagens por semana sobre o tema que deverá encerrar na semana das finais dos Estaduais, um fim de semana antes do começo do Brasileirão.

Antes de mais nada, faço uma mea culpa. Dar pitaco sobre equipes coadjuvantes é complicado. Mais ainda quando o Estadual correspondente tem nível técnico baixo e as informações trazidas nem sempre são de todo satisfatórias.

Outra coisa, leitores que me perdoem, mas é a minha visão sobre a equipe face o seu prestígio em São Paulo, local onde resido, trabalho e acompanho o futebol da melhor forma que consigo. Levem isso em consideração antes de jogar pedras no comentário...

Por isso, pesquisarei os integrantes do elenco no site oficial do clube e, a partir daí, tecerei meus comentários. Claro que daqui dois meses podem chegar reforços. Porém, a entrada de um ou outro jogador não comprometerá minha opinião. Caso algum clube promova uma verdadeira reformulação entre o Estadual e o Brasileirão, bem, parece lógico que a análise perde parte de seu objeto, não? 

Enfim, para inaugurar a seção, vamos ao Atlético Goianiense:

GOLEIROS: Márcio, David, Rafael, Roberto e Weverton - O titular é o experiente Márcio, de 31 anos. Não é um mau goleiro. Mas está longe de ser um ícone da posição. Costuma praticar boas defesas, ainda que sua defesa não seja lá uma verdadeira muralha. Lidera o time e ainda se arrisca nas bolas paradas (possui 19 gols, segundo o site oficial). 

LATERAIS - Ernandes, Paulinho, Everton Silva e Rafael Cruz - Difícil analisar a qualidade dos laterais. Rafael Cruz estava no Atlético Mineiro. Considerando que era reserva lá, não se pode esperar muito, embora seja titular juntamente com Ernandes. Paulinho chegou do Atlético Paranaense e Everton Silva compõe o grupo.

ZAGUEIROS - Gabriel, Gilson, Paulo Henrique, Leonardo e Renato - Gabriel é reforço para 2012. Gilson, experiente, permanece na titularidade. Paulo Henrique e Renato são incógnitas. Leonardo tem 25 anos e estava no Shakhtar Donetsk. O retorno ao futebol brasileiro via time coadjuvante é um tanto suspeito, é provável que não seja lá essas coisas. Suspeitas à parte, pode ser um bom zagueiro, vai saber...

VOLANTES - Dodó, Fernando Bob, Francesco, Joilson, Mahatma, Marino e Pituca - Pituca é peça presente no time titular desde o ano passado. O rodado Joilson está no clube desde 2011 e não é titular, ou seja, não serve mais na lateral, não tem gás para comandar o meio-campo e é somente opção para o segundo tempo. Fernando Bob chegou do Fluminense e, no Rio, fez algumas partidas como titular sem cativar o torcedor. Sem contar que dificilmente o Fluminense se livraria de um jogador de qualidade...

MEIAS - Adriano Pimenta, Bida, Elias, Fabio Lima, Felipe Brizola, Thiaguinho - Certamente, os principais nomes são Bida e Elias. O primeiro teve passagem relâmpago pelo Santos, mas tem brilhado no Atlético. Pode jogar de segundo volante eventualmente. É rápido e chega bem no ataque. Elias é um bom meia. Organiza bem o jogo, é habilidoso e pega bem na bola. 

ATACANTES - Diogo Campos, Felipe, Juninho, Marcão e William - O melhor e mais perigoso setor do clube. Felipe, experiente, mostrou seu faro goleador no Goiás. Juninho e Marcão são boas opções e ora jogavam juntos, ora revesavam a titularidade ao lado de Anselmo. Aliás, com a saída de Anselmo, o Dragão fechou com William "Batoré", ex-Avaí. Ótima contratação. William tem faro de gol e pode ajudar o Atlético a conquistar pontos importantes.

TÉCNICO - Hélio dos Anjos - Treinador experiente, sério, mas de carreira mediana. Ganhou destaque após sua boa passagem pelo Goiás. Não é estrategista, mas sabe como trabalhar com equipes médias, limitadas. Tanto que não sofreu pressão para não cair e deu trabalho para grandes clubes do país.

ANÁLISE GERAL - É realmente complicado avaliar o elenco do Atlético diante da dificuldade em acompanhar o Campeonato Goiano. Contudo, de certos clubes não se pode esperar tanto. Claro que todo Brasileirão tem uma surpresinha aqui outra ali, mas não vislumbro céu azul para o Dragão.

RESULTADO - Briga para não cair.


7 comentários:

  1. Olá Gabriel.

    O seu blog tá show, cara!
    Vamos trocar links sim!
    Você tem algum banner para eu colocar como parceria lá no meu blog?

    Me adiciona no facebook se vc puder e conversaremos por lá.
    http://www.facebook.com/golemgol

    Aguardo o retorno.
    Abs
    João Paulo
    Blog Gol em Gol
    http://golemgol.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Gabriel, permita-me acrescentar algumas informações sobre o Atlético. O goleiro Márcio é um ídolo do clube, não só pelas bom trabalho dentro de campo, mas também é um líder do grupo e tem muito respeito de todo o elenco. Debaixo do gol é ótimo, faz defesas difíceis, mas tem o ponto fraco na saída do gol, principalmente em bolas cruzadas.

    Apesar do Rafael Cruz não ter dado certo no Atlético-MG (até porque ninguém dá certo lá), ele foi eleito pelo troféu Armando Nogueira o melhor lateral direito do ano passado. Na lateral esquerda perdemos o Feltri para o Vasco e ainda estamos procurando um substituto à altura.

    A zaga está bem formada. A dupla de zaga do ano passado era Gilson e Anderson, que se transferiu para o Fluminense. Mas o primeiro reserva que sempre substituia bem era o Leonardo. Ele tem seus direitos federativos junto ao clube europeu, mas conseguiu voltar e ficar mais uma temporada no Atlético. É um jogador jovem e ótimo zagueiro. Chegou esse Gabriel que tem demonstrado qualidade, mas será reserva.

    Os volantes permaneceram ano passado. Destaque para o Marino (ex-Icasa), Pituca, Joilson e Bida. Nossa maior dificuldade é a meia de criação. Temos apenas o Elias e o Ernandes (que joga improvisado na lateral esquerda). Joilson e Bida às vezes joga adiantado fazendo a função.

    No ataque temos o Felipe, que está voltando a sua boa forma, e a dupla Juninho e Marcão, que nos tirou da Série C e nos colocou na Série A. Ainda temos o jovem Diogo Campos, revelado no Atlético, que decidiu vários jogos ano passado na Série A. A novidade é o William, que chega para ficar no lugar do Anselmo. Infelizmente foi uma troca que até agora não deu certo. O Batoré ainda não mostrou futebol. É esperar para ver.

    No geral a força do time continua sendo o grupo. Não tem nenhum grande nome, mas segue sendo um time organizado e que vai dar muito trabalho para os chamados grandes.

    Abraço

    Roberto Toledo - blog do torcedor do Globoesporte

    ResponderExcluir
  3. Não concordo com a analise.
    Pois o elenco tem uto a mostrar ainda..mas foi bem eaborada
    Atlético Go maior do centro oeste

    ResponderExcluir
  4. FUTEBOL NÃO É FEITO SÓ DE JOGADORES CAROS E DE NOMES, É FEITO TAMBEM DE ORGANIZAÇÃO E ISTO O ATLETICO NÃO PERDE PARA TIMES DO EIXO RIO E SÃO PAULO, SE BRINCAR A ESTRUTURA DO ATLETICO E MELHOR DO QUE MUITOS CLUBES DE SÃO PAULO QUE ESTAO NA SERIE A, ENTÃO, VC É APENAS MAIS UM DESINFORMADO DANDO OPINIÃO SOBRE O MEU DRAGÃO, E JA VAI FALANDO QUE BRIGAMOS PARA NÃO CAIR, E NESSA CONVERSA BOBA JÁ ESTAMOS AI NO TERCEIRO ANO CONTRARIANDO OS CIENTISTAS DO FUTEBOL, DO EIXO DO MAU E ATÉ DE ALGUNS JORNALISTAS BABACAS AQUI DE GOIAS... FOGO NELES DRAGÃO !!!!!

    ResponderExcluir
  5. Caro anônimo,

    Últimas campanhas do Dragão no Brasileirão:

    2010 - 16º colocado, 42 pontos. Mesma pontuação do Vitória, 17º e primeiro na zona de rebaixamento.

    2011 - 13º colocado, 48 pontos. Progrediu. Mas ficou a 7 pontos da zona do rebaixamento e 12 da zona da Libertadores.

    Ou seja, não é desmerecer o futebol do Atlético ou o goiano. Porém, é cediço que o Dragão hoje disputa o Brasileirão mais para permanecer na Série A do que pelo título ou zona de Libertadores.

    De fato, as informações que chegam aqui sobre o Campeonato Goiano são pobres e muito do que vi foi em portais que englobam sua cobertura.

    No entanto, para minha análise e expor minha opinião, atentei somente aos jogadores e projeção do clube no cenário nacional como um todo.


    Grato pelo comentário.

    Gabriel Casaqui

    ResponderExcluir
  6. entendo a opinião do autor, mas sou torcedor do dragão, vivo intensamente esse clube e posse te afirmar com toda certeza que esse elenco de 2012 é melhor que o de 2011 ... Isso sem levar em conta as contratações para o brasileirão que ainda serão feitas.!

    Abraço
    Lucas

    ResponderExcluir
  7. entendo a opiniao do autor,mas lamento dizer que o mesmo e apenas mais um hipocrita criado pela midia alem de totalmente estar alienado a ela e um mal informado.

    ResponderExcluir