sábado, 25 de fevereiro de 2012

Análise de Elenco - Atlético Mineiro

A segunda equipe a ser destrinchada no nosso boteco é o "Galo mais querido do Mundo", como diria Milton Neves. Após um 2011 decepcionante quando só escapou da degola nas últimas rodadas, o Atlético mais uma vez vai atrás do título que levantou somente em 1971. Além de tentar reencontrar glórias que há muito não dão o ar da graça, terá a missão de apagar a vexatória despedida do Brasileirão passado. Goleado impiedosamente pelo Cruzeiro por 6 a 1, na fatídica partida que salvou a Raposa do que seria seu 1º rebaixamento no certame nacional.

Chega de papo furado. Aí vem o Galo:

GOLEIROS - Renan Ribeiro, Giovanni, Lee, Paulo Victor - Posição carente. Os goleiros são muito jovens. Renan Ribeiro, titular, tem 21 anos. Mostrou potencial, tem bons reflexos. Porém, sob as traves é preciso experiência e liderança. A má campanha no Brasileirão e o desempenho fraco da defesa no ano passado fez o Galo testar Renan e Giovanni, expondo demais os garotos. Depois da prova de fogo, melhor para Renan, que terminou titular e inicia a temporada com a camisa 1, mesmo sob desconfiança.  

ZAGUEIROS - Lima, Réver, Werley, Rafael Marques, Léo Silva e Luiz Eduardo - Bom setor. Réver está acima dos companheiros. É alto, rápido e técnico. Faz jus às chances que recebe na Seleção. Rafael Marques, Lima e Leonardo Silva estão praticamente no mesmo nível. Não são uma Brastemp, mas jogam com seriedade. Principalmente Rafael Marques, ex-Grêmio, que compensa sua falta de técnica com muita disposição, raça e força no jogo aéreo.

LATERAIS - Eron, Triguinho, Carlos César e Marcos Rocha - Pela direita, Carlos César fez um bom final de temporada 2011, perigoso no ataque e presente na defesa. Rápido e forte fisicamente, pode até compor a meia cancha com qualidade. Contudo, não começou 2012 no time titular, perdendo a vaga para o discutível Marcos Rocha, que até fez bom Brasileirão-11 pelo América-MG. Enquanto isso do lado esquerdo, o jovem Eron só deve aparecer no time no caso de lesões generalizadas. Triguinho já viveu fase melhor. A limitação da defesa esquerda e a forte concorrência no meio-campo faz Cuca improvisar Richarlyson na posição - ou seja, problemas sérios por ali.

VOLANTES - Pierre, Richarlyson, Dudu Cearense, Serginho, Leandro Donizete, Soutto - Bom no papel, regular no rendimento. Pierre é um leão na marcação. Leandro Donizete não é cabeça-de-área. Dudu Cearense não voltou jogando tão bem quanto vimos nas seleções de base e na Europa, além de se lesionar demais. Brigou no treino e seus dias no Galo podem estar contados. Serginho é bem limitado. Esforçado e só. Soutto é um jovem de muito potencial, ao lado de jogadores mais experientes certamente irá evoluir se transformar em peça chave no grupo. Por fim, o "x" do meio-campo: Richarlyson. O jogador que todo treinador quer e que toda torcida odeia. Richarlyson tem duas virtudes e inúmeros defeitos. Bom preparo físico e polivalência. Só. No mais, é estabanado, não passa bem, não cruza bem, faz faltas bobas, toma cartões demais. Hoje, ocupa a lateral. Amanhã, pode figurar no meio. Depois de amanhã, certamente, vai estampar jornal com avaliação abaixo da crítica seja na posição que for. Como diria minha vó: "Quem faz de tudo um pouco, não faz nada direito."

MEIAS - Bernard, Mancini, Escudero, Jackson, Yuri, Nikão e Leleu - Escudero, que veio do Grêmio, vai dar mais pegada ao meio e dar mais velocidade ao ataque. Mas não é o meia dos sonhos. Bernard é  outra jovem promessa, logo não pode carregar sozinho a responsabilidade de ditar o ritmo do time. Mancini alterna lesões com atuações discretas. Virou mera opção de banco. Os demais garotos vão se contentar em compor elenco.

ATACANTES - André, Danilinho, Neto Berola, Wesley, Paulo Henrique e Guilherme - Jovens muito bons. André, revelado no Santos, tem 21 anos e, particularmente, gosto muito do seu estilo. Sabe finalizar muito bem. Danilinho, ídolo, é rápido, articula bem as jogadas e pode ajudar a compor o meio-campo. Guilherme foi revelado no Cruzeiro como grande matador. Chegou ano passado a peso de ouro e ficou encostado muito tempo. Quando jogou, decepcionou. Contudo, é inegável sua qualidade ofensiva. Creio em sua volta por cima em 2012. No mais, meras opções de elenco.

TÉCNICO - Cuca - Fraco. Mantar boas equipes e não levantar canecos, ao meu ver, equivale a fracasso.  Está atrelado às campanhas que fez no Goiás e no São Paulo, há OITO anos, para dizer o mínimo. Suas relações interpessoais minam seu trabalho. Põe a culpa no juiz, no time, em Deus, no Diabo e se sabota sozinho. Não é de graça que recebeu a doce alcunha de "Chorão". No Flamengo viveu inúmeras polêmicas e atritos com o grupo. Extremamente emocional, passa toda a tensão da decisão para sua equipe que invariavelmente entra em colapso. Não é bom técnico e não acredito que faça milagre no Galo.

ANÁLISE GERAL - O grupo do Atlético é muito jovem, embora sejam rodados. Destaque-se que somente três jogadores tem mais de 30 anos: Léo Silva, Mancini e Triguinho. Não precisa ser um Milan, mas experiência pode fazer falta. Faltam também opções mais renomadas e de qualidade no meio-campo. Um atacante mais malandro, tarimbado, poderia agregar mais aos talentosos garotos da posição. O lado esquerdo da defesa vai dar dor de cabeça. Cuca precisa explorar a força da defesa e superar seu temperamento para conseguir triunfar.

RESULTADO - Não vejo o Atlético forte e organizado a ponto de brigar pelo título, especialmente quando se tem Cuca à beira do campo. Com muita sorte, belisca uma vaga na Libertadores. Entretanto, na minha opinião, a zona intermediária é o destino do Galo nesta temporada.


2 comentários:

  1. Gabriel,
    o elenco é fraco. Abaixo da média dos chamados grandes... e falando nisso, o galo precisa melhorar muito, em resultados, em títulos, por que jé tenho minhas duvidas se podemos considerar o galo como um dos 12 grandes... é polêmico, mas o resultados não são...
    O pior de tudo isso é que o galo tem dinheiro, CT, e mesmo assim não consegue emplacar.

    BLOG DO CLEBER SOARES
    www.clebersoares.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Desculpa descorda.....o atletico sempre vinha reformulando todo o elenco, com grandes nome e etc......E nunca dava certo, esse ano ele continuou com a base do ano passado fazendo contratações pontuais, estão errando mto menos q ano passado.Acredito que o atletico com esse time possa almejar coisas grandes, nao e de grandes estrelas q faz um time, mais um time q faz grandes estrelas.......e não a sombra de duvida q o atletico MG e um dos grandes, isso nao e polemica nenhuma....

    ResponderExcluir