segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Real Madrid Campeão Espanhol 11-12 com 16 rodadas de antecedência.

Estamos na 22ª rodada do Campeonato Espanhol. No sábado, o Barcelona perdeu para o Osasuna por 3 a 2. Resultado anormal, lógico. O mando de campo é irrelevante quando se trata de Barcelona. No domingo, no Santiago Bernabéu, o Real Madrid derrotou o Levante por 4 a 2. Grande coisa, né? Não. A 'grande coisa' está na tabela. Restando 16 rodadas para o final do campeonato, o Real Madrid abre 10 pontos de diferença para o vice-líder Barcelona. Ou seja, é o virtual campeão.

Pode parecer temerária tal afirmação mas, em se tratando de Campeonato Espanhol, não é. Qualquer um sabe que na Espanha o torneio é disputado por Real e Barça ano a ano. Ora se alternam, ora vencem alguns consecutivos. Um ano aqui outro ali vai ter um time Zé Graça para quebrar o protocolo (hoje, leia-se e entenda-se Valencia).

Uma breve pesquisa no Google-Wikipédia demonstra este fato. O último título de um time que não era Real ou Barça foi em 03-04 com o Valencia, ou seja, 8 anos/temporadas atrás. Aliás, o Valencia venceu também na temporada 01-02. O La Coruña aprontou na temporada 99-00. Antes disso, o Atletico de Madrid levou a taça na temporada 95-96. Estão vendo os lapsos temporais? Até este título do Atletico, a última equipe a levar a Liga foi o Athletic Bilbao em 83-84!

Outro ponto: o nível dos inimigos mortais. Merengues e catalães possuem duas das melhores equipes do Mundo. Eu disse MUNDO. Embora o Barcelona tenha um time, um conjunto melhor, vejo o Real com um elenco mais interessante, com mais peças de reposição de alto nível. Se dá o luxo de ter Kaká na reserva "absoluta", Benzema e Higuaín se revesando na titularidade, Coentrão e Marcelo para a lateral-esquerda. Enfim, é uma discussão eterna na qual a única conclusão é: ambos tem times fantásticos.

Enquanto isso, os adversários estão uma escada abaixo de ambos.

Villarreal, Sevilla, Atlético de Madrid e Valencia, os "melhorzinhos" não conseguem impor resistência. Em outras palavras, quatro ou cinco tropeços dos Merengues são improváveis mesmo diante dos times menos piores. Sem contar que o Barcelona teria que contar com rodadas perfeitas, vencendo praticamente todas as suas partidas até o final do campeonato.

Aliás, os times espanhóis pequenos e médios são verdadeiras lástimas. Aqui, Portuguesa, Sport, Coritiba não devem nada para Levante, Osasuna, Mallorca. Isso só comprova quão difícil é o Brasileirão. Sempre um Atlético Goianiense da vida tira pontos preciosos de Flamengo, Cruzeiro, Palmeiras...

E atesta a falta de atrativo no Campeonato Espanhol. Vale a pena somente para ver Cristiano Ronaldo e Messi darem seus shows em equipes que parecem terem saído direto da várzea. Não há equilíbrio. As surpresas são raras. Exceção da exceção é essa série de tropeços surreais do Barça que fulminaram o sonho do tetra consecutivo.

Diante de adversários que mal funcionam como sparrings, os dez pontos de vantagem dão ao Real Madrid uma margem segura para direcionar esforços na conquista da Champions League. Por seu turno, resta ao Barcelona somente a defesa do título europeu. Afinal, a Inês espanhola já é morta.


3 comentários:

  1. O Barcelona joga muito bem contra as equipes gigantes, só que contra algumas pequenas fracassa, ai a zebra aparece.
    E parece que vai influênciar nesse Espanhol.

    http://fcgols.blogspot.com/2012/02/super-quiz-desafio-10-bonus.html

    ResponderExcluir
  2. Ah Casaqui, não desmerecendo o que é o time do Real Madrid, mas faltou um tempernho ai. Inclusive, os próprios jornais madridistas, como o "Marca" e o "As", já estamparam em suas capas, tanto virtuais como impressas, sobre o assunto: arbitragem.
    A Real Federación Española de Fútbol empreendeu desde a temporada passada uma caça para que o Real Madrid fosse campeão de qualquer coisa, para justificar os altos investimentos feitos por Florentino Perez & Cia. O "baixo custo" da formação das equipes blaugranas comparado às voluptuosas somas dispendidas pelos merengues é prejudicial ao campeonato espanhol, segundo analisam os próprios espanhois.
    Claro que ficar culpando a arbitragem é fácil, contudo, se observar os jogos de La Liga, poderá perceber que não é somente o Barcelona que está sendo alvo, como tb equipes pequenas. Levante, Bétis e Granada, por exemplo, foram equipes assaltadas a mão armada pela arbitragem em jogos contra o Real Madrid, enquanto que as equipes que podem bater de frente, como Atletic Bilbao (com El Loco Bielsa fazenda um ótimo trabalho), Valencia e Atlético de Madri, sofrem da msm forma jogando contra times pequenos, sendo prejudicados pelas péssimas atuações dos arbitros.
    Claro, não se pode negar que o Real Madrid está jogando um ótimo futebol. A UCL que o diga, quando passaram à próxima fase vencendo todos os jogos.
    Realmente, a vaca foi pro brejo esse ano...mas que venha a próxima temporada (talvez sem Pep no banco...)

    ResponderExcluir
  3. É, apesar dos tropeços, a partida deste dia 21/04, será uma verdadeira final! Se o Barça conseguir vencer, ficará apenas a 1 ponto do Real e dependendo do resultado de semana que vem na Champions, os merengues podem tremer nesta reta final... aos catalães, este jogo também pode representar muito... ou nada, já que uma derrota, decretará definitivamente o campeão espanhol e certamente irá influenciar o jogo de volta contra o Chelsea.

    ResponderExcluir