segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Análise de Elenco - Bahia

Continuando com a desmistificação dos clubes que disputarão o Brasileirão, chegou a vez do Esporte Clube Bahia, que flertou perigosamente com a zona do rebaixamento ano passado. Vamos ver se o torcedor pode esperar menos sustos em 2012.

GOLEIROS - Marcelo Lomba, Omar, Bruno e Renan - Lomba, pelo que fez no Flamengo e pela campanha no gol tricolor ano passado, é o melhor disparado. Omar, jovem, está em alta cota com a torcida por ter participado da campanha do acesso em 2010. São duas boas opções. Bruno e Renan, mais garotos, ficarão no elenco à espera de um chamado para o banco de reservas.

ZAGUEIROS - Danny Morais, Diego Jussani, Dudu, Rafael Donato, Titi - Os nomes mais conhecidos e de maior qualidade são Danny Morais e Titi, ambos da base do Internacional. Diego, Dudu e Rafael Donato são outros nomes a compor elenco, contudo, Donato tem figurado no time titular ultimamente sem comprometer. É um setor alto, porém jovem. Até mesmo o capitão Titi, campeão no Inter e no acesso do Vasco em 2010 tem apenas 23 anos.

LATERAIS - Ávine, Madson, Willian Matheus, Coelho, Boiadeiro, Gutiérrez - Tem opções interessantes. Ávine é um lateral-esquerdo bastante rápido e habilidoso. Gutiérrez, boliviano, é meio zagueiro, meio lateral-esquerdo.Sem maiores considerações a tecer. "Boliviano" sintetiza a incógnita que representa o atleta. (antes que me interpretem mal, por favor, me digam craques bolivianos para que eu realmente espere algo dele...). Já o lado direito conta com Coelho, ex-Corinthians, que, ao meu ver, é bom jogador. Bola parada muito boa, diga-se. E Boiadeiro, que fez bom Brasileirão-11 pelo Ceará.

VOLANTES - Fahel, Helder, Lenine, Diones, Fabinho, Filipe - Preocupam. O grande nome do setor é Fabinho, também ex-Corinthians. Experiente, bom marcador e passa bem a bola. Fahel é esforçado, carrapato de ofício, mas não enche os olhos. Helder e Diones são outras opções recorrentes, contudo, limitados.

MEIAS - Fabio Gama, Jéferson, Lulinha, Magno, Morais, Paulinho, Vander, Zé Roberto, Fábio - O Bahia conta com quatro bons e rápidos apoiadores. Podem, inclusive, fazer as vezes de segundo atacante. Lulinha, na minha opinião, não é a tranqueira que gostam de pintar. Embora não seja o craque das categorias de base que foi. Apesar da finalização não ser lá essas coisas e ter um corpo mais franzino, é veloz, habilidoso e participa bem ofensivamente. Vander é um garoto com bastante potencial e pode colaborar bem na organização de jogadas. Já vestiu o manto tricolor e acumulou passagem discreta pelo Flamengo. Zé Roberto chega após fazer sucesso no Vasco e uma passagem apagada no Inter. No Tricolor, certamente renderá mais. E Morais, mais um ex-Timão, no elenco também alia velocidade e habilidade. No entanto, nenhum dos citados são finalizadores natos.

ATACANTES - Ciro, Gabriel, Junior, Jones, Souza, Rafael - Boas peças. Ciro, promessa ex-Sport, passou pelo Fluminense sem sucesso e tenta reencontrar o bom futebol no Bahia. A menos que repita Keirrison, pode retomar o rumo das boas apresentações. Junior e Souza são dois bons centroavantes. Presença de área, protegem bem a bola e finalizam com naturalidade. Jones e Gabriel são as outras peças que figuram com frequência na equipe, sem a qualidade dos três primeiros, ao meu ver.

TÉCNICO - Falcão - Recém-chegado no Tricolor, Falcão assume o lugar de Joel Santana. Teve uma passagem fraca pelo Inter no ano passado mesmo tendo conquistado o Campeonato Gaúcho. Durou apenas 3 meses. Está no início de seu trabalho no Bahia, motivo pelo qual fica complicado ir a fundo em seu trabalho. Entretanto, seu semblante não me agrada. Tranquilo demais, teórico demais. O tempo no jornalismo esportivo contaminou um pouco a experiência prática, como se constata até o momento.

ANÁLISE GERAL - O Bahia não está às mil maravilhas. Mas não merece ser menosprezado. É um time essencialmente rápido. O jogo pelos flancos explora o melhor dos laterais, dos habilidosos meias e favorece o jogo aéreo e o oportunismo de Souza e Junior. Por outro lado, a zaga jovem e a falta de pegada no meio preocupam.

RESULTADO - Apesar dos pesares, creio em um 2012 sem novos sustos. Entretanto, não vejo motivos para otimismo exacerbado. Cravo meu palpite na Zona Intermediária.

4 comentários:

  1. Caro Gabriel Casaqui,

    Para quem não é torcedor do Bahia, sua análise pode ser considerada boa, mas, obviamente, não é perfeita.

    Ao meu ver, o seu maior erro foi não conhecer o seu xará, o jovem meia-atacante GABRIEL. O garoto é muito bom e já está se firmando no time titular (não se firmou antes pq René Simões e depois Joel Santana só o utilizavam improvisado na lateral).

    Inclusive, a CBF já está sondando o Bahia, pois GABRIEL é um dos nomes da lista de prováveis convocados para a seleção olímipica!!!

    No meio, temos jovens promessas que não devem ser desprezadas e deverão virar realidade em breve como Fábio Gama, Paulinho.

    No mais, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Também recomendo que analise com mais calma as últimas apresentações de Gabriel, tem evoluido bastante e no campeonato baiano, junto com Souza, tem sido uma das peças mais importantes do time.

    Titi é um bom zagueiro e, apesar de jovem,tem atuado de forma satisfatória e com regularidade. Além disso temos Philipe da base que é uma grande aposta...Saudações Tricolores (ST)

    BBMP

    Rosa

    ResponderExcluir
  3. Caros,

    Obrigado pelos comentários.

    Vou ficar atento ao meu xará.

    Boa sorte ao Bahia!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigo Gabriel,

    Sua analise foi corretissima. o elenco do bahia, apesar de ter mantido a base do ano passado, esta muito mais fortalecido em 2012. a chegada de falcao foi essencial para o crescimento do time que ganhou em ofensividade, personalidade e organizacao tatica.

    vale a pena destacar a fase avassaladora do meia gabriel (da base), e do atacante souza ( o atacante do brasil na temporada).

    acho que esse time do bahia tem tudo pra ficar entre os dez primeiros no campeonato brasileiro dse 2012.

    ResponderExcluir